Translate

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Defeitos e Transformação



Defeitos e Transformação

Por

Adilson Routh

Leitura Gn 34 a 38
2. Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: "Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa.
3. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado". Gn 35.2 e 3

Após a reconciliação de Jacó com Esaú, os relatos registrados sobre a família de Jacó atestam que não basta à circuncisão, nem as promessas de Deus para mudar o coração dos que só ouviram falar de Deus, pois é necessário um encontro pessoal com Ele, um quebrantamento íntimo e uma decisão em segui-lo.
Esses relatos nos mostram os defeitos de uma família que estava em formação na sua busca de servir a Deus. Uma filha imprudente que resolve ir a uma cidade estranha e é violada; a tentativa de aparentamento de uma nação que não servia ao Senhor; o plano de exterminar toda uma cidade por meio da circuncisão; a morte e destruição de uma cidade toda pelo desejo de vingança; a presença de deuses estranhos entre os que deveriam servir somente ao Senhor; a tragédia da perda de Débora e Raquel; e o adultério entre uma concubina de Jacó e seu filho Rúbem; os filhos de Bila e Zilpa que eram constantemente denunciados por José a Jacó por mau comportamento; a inveja latente nos irmãos de José, pelos sonhos que tinha e por ser preferido de seu Pai; o plano perverso de mata-lo e joga-lo no poço; a mudança no plano em vendê-lo como escravo aos ismaelitas; a crueldade em esconder a verdade de Jacó fazendo-o sofrer amargamente; Judá que sai para morar com um pagão e toma de suas filhas para casar-se; seu filho Er que por ter um comportamento maligno é morto pelo Senhor; o irmão Onã que se recusa a suscitar a descendência de Er e também é morto; a quebra da promessa de Judá em cumprir o Levirado, não dando o filho mais novo, Selá,  para se casar com Tamar; a relação que Judá tem com Tamar pensado ser ela uma prostituta, gerou uma gravidez na própria nora.
Apesar de Israel ter aprendido a amar e a servir a Deus, seus filhos ainda tinham um coração distanciado dEle, e a história mostraria que eles também precisariam ser quebrantados até que o caráter e a fé de Abraão fossem parte da vida deles.Contudo percebemos a tolerância de Deus em aguardar que essa transformação acontecesse, assim continuava a proteger-lhes e a guia-los, pois havia um plano maior para eles, se transformarem nos mensageiros de graça e da glória de Deus a todas as nações. A transformação é um processo doloroso para o coração resistente, sendo necessária uma boa dose de sofrimento até que esse se renda, sofrimento esse causado pela própria dureza que está nele contida, mas Deus que é cheio de misericórdia e graça sabe a maneira e o tempo certos para tratá-lo, com um remédio intenso e profundo, seu amor que o constrange a segui-lo e  a ama-lo voluntariamente, rendendo-se a Ele.
Assim também é nossa jornada pela vida, nosso pacto na cruz com Deus nos habilita a trilharmos um longo caminho de transformação, onde nossos defeitos e reações humanas mancham nosso histórico até que Cristo seja formado em nós, e nos constrange constantemente a destruirmos os ídolos estranhos que carregamos conosco, assim a santificação é parte do processo de retomarmos nossa caminhada de transformação, pois se não o fizermos todo tipo de desgraças podem ocorrer conosco, do genocídio sanguinário ao adultério vergonhoso, mas se nos deixarmos ser tomados pela graça preciosa da cruz, podemos colher em nossa caminhada honra e glória para nosso Deus, nos tornando livros vivos que podem ser lidos por todo homem que tenha sede de Deus.
Considere:
1.     Uma autoanálise das atitudes incoerentes que possa existir em você.
2.  Um momento de entregar a Deus essas falhas de caráter para que haja transformação.

3. Ser paciente e ajudador dos que ainda não chegaram a transformação necessária.

2 comentários:

  1. Rico e precioso texto pastor, obrigado por nos presentear com reflexões tão enriquecedoras e transformadoras.

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor nos abençoe nessa caminhada rumo a transformação! Obrigado pelas palavras de incentivo!

    ResponderExcluir