Translate

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O que te organizaria por Dentro?

 


O QUE TE ORGANIZARIA POR DENTRO?

Por

Isidro Neto

“Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.”
Provérbios 31:27

     Ao longo de toda a história do homem com tudo o que o cerca e em especial de sua relação com Deus, vemos claramente Ele, Deus, orientando e até se envolvendo diretamente na organização do homem interior e de tudo a sua volta. “Deus não é um Deus de deserdem, mas de paz...” (1 Co. 14:33). Parece que esse texto faz conexão entre ordem e paz. Desordem com algum tipo guerra/desarmonia/instabilidade. “Tudo deve ser feito com decência e ordem.” (v. 40). A palavra de novo é ORDEM.

 ORGANIZAR é um verbo transitivo direto, que aponta para ações de dispor de forma ordenada, arrumar, ordenar. Ter bem claro em nossas mentes os nossos valores nos dará maior estrutura as nossas vidas e os acontecimentos serão vistos sob a ótica dessa estrutura mental de valores, assim como cada escolha a cada dia terá esse alicerce devidamente definido. Isso simplifica toda a nossa vida.

O QUE TE ORGANIZARIA POR DENTRO? Que tal parar um instante e respirar fundo e responder, escreva ou pense um pouco! Sua resposta, poderá ser seu guia para lhe dirigir em suas reflexões, planejamento e decisões que podem ser transformadores. Infelizmente, há muitas pessoas pensando que bagunçou tanto seu interior e as consequências por fora foram tais que não adianta mais tentar arrumar. Mas, eu sei que essa pessoa não é você que me lê agora. Não importa seu estado de desarmonia, há esperança e respostas em Deus.

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. (Jó 14:8,9)

 Pense na sensação quando arrumamos nossa casa. Banheiros limpos e cheirosos... Ufa, que trabalho! Mas, COMO É BOM VIVER EM UM AMBIENTE ORGANIZADO! Assim como conviver com uma mente e emoções em ordem. Clareie seu mundo interior; suas ideias, seus anseios. Se auto alimente de coragem, fé, alegria, esperança, dignidade, valores elevados que te honrem. Projete sua vida ideal. E já se veja nela, tenha ações que te levem nessa direção... "QUANTO MAIS VOCÊ SE ORGANIZA DO LADO DE DENTRO, MAS A VIDA SE ORGANIZA DO LADO DE FORA".

Voltando a pergunta, O QUE TE ORGANIZARIA POR DENTRO HOJE?

·         Desenvolva o hábito de elaborar uma agenda geral de compromissos diários?

·         Uma agenda de oração por seus sonhos e projetos futuros e intercessões de familiares e amigos?

·         Planejar sua vida, como quem de fato é responsável por ela?

 

Organize o seu mundo e não haverá limites para a realização dos seus sonhos. Não tenha medo de sonhar e planejar, lembre-se:

 “Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.”
Provérbios 31:27

Em seu coração
o homem planeja o seu caminho,
mas o Senhor determina
os seus passos.”
Provérbios 16:9

 

(Isidro Neto  -  #Prapensarereagir ; #confortoecrescimento)

 


https://www.youtube.com/watch?v=1i1673ILdVI
Seja Abençoado por esta linda canção, 
Click acima!

(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte https://www.picuki.com/tag/simplifik; texto bíblico da https://www.bibliaon.com/sabedoria/ ; Vídeo youtube)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Devocionais Em Levítico - Identificação (Lev. 1:1-9)

 


Devocionais em Levíticos 1:1-9

Tema: Identificação

Por

Willes José da Silva

Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:
"Diga o seguinte aos israelitas...”


Levítico 1:1,2

Leia Levítico 1.1,2

Hoje vamos iniciar uma jornada no livro de Levítico. Livro tão importante na história do povo judeu que teve a autoridade reconhecida por Jesus, mas que também tem a ver com a nossa prática de fé.

Embora seja dedicado aos Levitas, ele é um chamado à santidade de todos os crentes. Um Deus Santo requer do seu povo santidade para ter comunhão com Ele. Por isso, esse livro também trata da pecaminosidade humana, expiação dos pecados e tudo o que Deus providencia para que o homem pecador tenha acesso a Ele. Até mesmo a forma como nos relacionamos com Deus teve estar adequada à sua vontade. Em outras palavras, não é de qualquer Jeito.

Jesus veio ao mundo para que tivéssemos acesso ao Pai. Através do Seu sacrifício, Ele nos reconciliou e possibilitou a nossa comunhão com Deus. Como é preciosa essa comunhão! Você tem desfrutado dela? 

Leia Levítico 1.3-9

Além das orientações minuciosas sobre como a oferta deveria ser apresentada ao Senhor, encontramos duas verdades importantes neste texto.

A primeira, a necessidade do animal que seria sacrificado ser sem defeito. Um sacrifício para expiação dos pecados, ou seja, para que eles fossem apagados, exigia um animal perfeito. Sobre ele, seria lançada a culpa pelos pecados do ofertante. A partir daí entendemos a necessidade de Cristo ter vivido nesse mundo sem pecar. Sendo justo, o seu sacrifício na cruz para expiação dos nossos pecados tornou-se aceitável para Deus. Desde então, além do perdão dos pecados, a Sua justiça é dada para todo aquele que crê.

A segunda, a identificação do ofertante com o animal sacrificado. Ao colocar a mão sobre a cabeça do animal, a pessoa reconhecia que ele estava se tornando o seu substituto. A morte do animal simbolizava o penoso castigo que merecia. Quando cremos, passamos também a nos identificar com Cristo em sua morte. Ele tomou sobre si o castigo certo que viria sobre nós. A sua morte nos livrou do castigo eterno e nos reconciliou com Deus.

Você já se identificou com Cristo em sua morte crendo nele e confiando naquilo que ele fez na cruz? (Pr. Willes J. Silva)

(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte dpgaliza.com; texto bíblico da https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lv/1; Vídeo youtube)


https://www.youtube.com/watch?v=kZPBIDcOpdM
Click e ouça está linda canção!

domingo, 10 de janeiro de 2021

""Sua Paz Interior, Tem a Ver Com Você..."

 



“A Paz ou não em seu interior, não tem a ver com Deus, mas com você”

Por

Isidro Neto

“Lançando sobre Ele toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de Vós” (1 Pd. 5:7)

Deixe eu lhe conta um fato histórico, que aconteceu com um escravo, de um homem chamado epafrodito, que lhe quebrou uma perna, o cruel, era secretário do imperador Nero.  Epicteto, o tal escravo, passou sua vida tentando responder com seu comportamento e atitudes duas perguntas: “Como viver uma vida plena, uma vida feliz?   É, como ser uma pessoa com boas qualidades morais? Ele pode resumir sua perspectiva da vida e as consequências em suas emoções nas seguintes frases:

“Doente e ainda assim feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e ainda assim feliz, na desgraça e ainda assim feliz”

Essa frase nos parece familiar, não é verdade... (2 Co. 4:8-10). Ele, Epicteto, assim como o apostólo Paulo, são exemplos de alguém que embora tenha vivido uma vida difícil, podado em seus direitos universais de liberdade, vivendo sob a tirania, a humilhação e toda espécie de descaso. Mesmo assim, não se deixou amargar em seu espírito. Ele decidiu que suas emoções não seriam afetadas pelas circunstâncias. Essa auto blindagem emocional, somente pessoas que possuem uma percepção diferenciada de seu valor pessoal, que enxergam as expressões negativas de um mundo toxico como se nada fosse, pode reagir acima de confrontações danosas.  Meu conceito sobre mim, ninguém pode mudar, não me deixarei ser ofendido ou humilhado por ninguém, nem mesmo pelo que ocorre comigo ou ao meu redor. O que é isso? Maturidade?  Consciência de quem é? Ou sabedoria?  Se ele conseguiu, você e eu podemos.

Nosso conceito pessoal e prático de fé molda nossas reações e respostas emocionais e mentais. Quando ouço, Deus me dizer, que posso lançar sobre Ele todas as minhas ansiedades porque Ele tem cuidado de mim, minha crença nessa verdade vai determinar o meu estado interior. Realmente crêr no cuidado de Deus, é dizer como Davi, “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará...” (Sl. 23), nesse “nada me faltará” não cabe nenhuma guerra interior, mas uma abundante e permanente Paz que “excede todo entendimento” humano. (Fl.4:7)  Este, vive descansando a “sombra do todo poderoso” e pode dizer todos os instantes da vida com plena segurança e paz “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nEle confiarei.” (Sl. 91:1,2). Não vive na dependência de medicamentos antidepressivos, os famosos “”tarjas-pretas”, como Revotril, um dos medicamento mais vendido no Brasil, com efeitos colaterais, absurdos, como sonolência acentuada, depressão, insônia, sinusite, problemas respiratórios, coordenação motora anormal, fraqueza muscular e tantas outras.

A fé que move as nossas “montanhas” mesmo as mais altas e difíceis de escalar, é aquela que realmente nos faz descansar, e ter paz plena, ao apresentar nossas petições e ansiedades e angústias no altar do Pai que tem poder para “fazer infinitamente mais, além do que pedimos ou pensamos”.

 Afirme e reafirme diante dEle como Davi, se autoexaminando: “Por que estás abatida óh minh’alma, por que te perturbas dentro de mim. Espera em Deus...” (Sl. 42). embora tenhamos exemplos negativos de fé, como a de Pedro que negou o Senhor;  e da esposa de Jó que sugeriu que seu marido negasse também sua confiança em Deus e tantos outros. Também temos uma orientação clara do Senhor de confiarmos que ele estará sempre conosco e que cuidará de nós com certeza. Que tal exercer esse tipo de fé que nos torna inabaláveis e nos fortalece emocional e psicologicamente? 

“A Paz ou não em seu interior, não tem a ver com Deus, mas com você, com o tipo de fé e com o modo que você a exerce”. A fé que nos faz desfrutar a verdadeira e permanente paz, é aquela que nos capacita a nos concentrar em Deus quando oramos independente do local em que estivermos. É aquela que percebe quem Ele é e ao Seu amor por nós e isso nos bastará para confiarmos plenamente em Seu cuidado sobre o que está nos roubando a paz.

 Ore agora, nesse instante, com a doce certeza do cuidado e amor restaurador do Pai Celestial, já agradecendo por suas respostas que nos trará a paz que necessitamos!

Meu abraço,

Isidro Neto

(Escritor, Life Coaching, palestrante empresarial e motivacional, Bacharelando em Direito - #Prapensarereagir; #confortoecrescimento).



domingo, 3 de janeiro de 2021

Novos começos exigem novas atitudes!

Novos começos exigem novas atitudes

Por

Isidro Neto

“...as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Cor 5:17)

 E, Agora?

O novo pode ser ou não algo desejado, mas será sempre algo inevitável. Muitos tentam se manter como antes, não importando as novidades que possam surgir, porém não podemos deixar de pensar que mudanças podem ser bem vindas, mesmo que tenha haver com perdas e substituições. Do ponto de vista da relação individual e pessoal com o autor da vida, sempre que permitirmos, Ele nos reiniciará, e deveremos encarar a nova vida, com tudo o que ela representa. O Apóstolo Paulo entendia que poderia suportar todas mudanças de condições de vida, mesmo as mais difíceis e dolorosas, pois o Senhor era quem o fortalecia. (Fl. 4:13)

Um ano novo pode significar uma nova fase, um tempo com outras possibilidades. Apenas deveremos nos acalmar, refletir e pontuar a direção que queremos dar a nossas vidas. Já estamos mais sábios, a vida até então nos ensinou e pudemos ver um mundo em grandes mudanças e percebemos que também é inevitável que mudemos. 

Três ações indispensáveis:

I.       Mantenhamos a nossa essência, más estejamos dispostos as mudanças necessárias.

1.1     – Nossa essência é nossa identidade, como indivíduos e especialmente como cristão que é o que caracteriza a nova vida em Cristo, caraterizado no nosso texto em destaque incial: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas se passaram e, eis que tudo se fé novo.” O que somos de verdade, nosso jeitinho só nosso, moldado por nossa fé em Cristo, de entender a vida e de nos relacionar com o mundo. É o significado que damos a existência. Embora, devamos estar abertos aos possíveis aprimoramentos que entendamos necessários, não podemos deixar de valorizar nosso mundo de significado, pois é a partir dele que a roda da vida gira sob nossa perspectiva.

1.2     – Nossa essência são nossos absolutos; Como valores que nos dão a estabilidade emocional e psicológica e mental em todo o tempo. Pedro Biel, jornalista e escritor, nos ajudar ao refletir:  “Difícil não é ser alguém, difícil é ser quem somos.” Nessa dificuldade pessoal em nossa jornada, de nos encarar, pode ter tido seus altos e baixos, mas éramos eu e você tentando viver, e o nosso Deus esteve sempre conosco no fortalecendo e nos dirigindo em cada passo, cumprindo sua gentil e doce promessa: “... e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos...” (Mt. 28:20).

II.      Aceitemos com positividade o novo. Novos tempos nos desafiam a nos superar a nós mesmos, ir mais longe em nossa escalada a maturidade e as nossas conquistas desejadas. Quando dizemos: “No passado” ou  "no ano passado"? Quase suspiramos afirmando, nas entrelinhas de nossa respiração que já atravessamos aquele rio, deixando tudo na outra margem. O hoje, este novo dia, é um presente nos ofertado para que vivamos o que ainda não nos foi possível, a atitude certa nos fará perceber todas as oportunidade imediatas, nas palavras do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl. 90:12). 

III.     Acredite em você e se inspire nessa nova direção de Deus pra sua vida. Novos tempos trazem o frescor do novo, do renovo e isso deve nos estimular grandemente. “Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1.º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça.”. Aceitemos o não temas incialmente para o jovem guerreiro líder judeu Josué, e posteriormente a toda a nação judaica, como se Deus estivesse dizendo diretamente para você ou para mim: “Não temas porque Eu Sou contigo; não te assombres porque Eu Sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”(Js. 41:10).

Finalizo, citando Fernando Sabino, escritor e jornalista mineiro de Belo Horizonte, escreveu: “Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” Acrescento, viva sem ansiedade, apenas com “a alegria do Senhor que é a nossa força” e a confiança de quem está vivo, sendo mantido por um Deus vivo!  Seja feliz vivendo em constante comprometimento com a glória daquele que é digno, enquanto os ponteiros do relógio se mantem em seu permanente tic-tac!

Pra Pensar  e Reagir:

Responda com uma oração: 1. Nesse momento como você se sente e coloque tudo em seu poderoso e transformador altar!

I s i d r o   N e t o
(Life Coaching; Escritor, Palestrante motivacional; #Prapensarereagir #Confortoecrescimento)

 O Novo de Deus - Sarando a Terra Ferida #SarandoaSuaCasa