Translate

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Série: Parábolas em Lucas - Lição de Gratidão (Os dois Devedores)


Série: Parábolas em Lucas  - Lição de Gratidão
(Os dois Devedores)

Por
Isidro Neto

“Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.” (
Lucas 7:41-43)

                        Gratidão é uma característica de quem é grato; e/ou ação de prestar reconhecimento a alguém ou reconhecer benefício recebido. Dar provas de gratidão. Jesus coloca uma questão para os seus discípulos, fazendo uma relação entre gratidão e amor. Quem amaria mais, quem devia mais e foi perdoado ou quem devia menos? A resposta de Simão foi obvia e o mestre disse que ele julgou corretamente.

                        Sim, em tese o maior devedor perdoado seria o que deveria amar mais por ter recebido benefício maior. No contexto Jesus vai levantar a questão de que ao entrar na casa de Simão e ele não demonstrou o mesmo cuidado com ele que uma mulher pecadora teve:

“E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” (
Lucas 7:44-47)
                       
                        Nosso Senhor está revelando o coração mesquinho do homem em suas atitudes e reações comedidas com os benefícios que tem recebido de outrem, até mesmo de Deus, embora ele mesmo soubesse que não deveria ser assim, foi seu criador, mas ao longo de sua historia os homens não tem tido a devida gratidão a ele. O Apóstolo Paulo escreveu:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” (Romanos 1:21)

                        Este tem sido o coração dos seres humanos diante do seu criador “...nem lhe deram graças”. Este é o seu e o meu coração natural. Paulo exortou os cristãos de Tessalônica, dizendo: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5:18). E aos irmãos de colossos disse: E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl. 3:17). E acrescentou a eles: ...e sede agradecidos. (Cl. 3:15). Ele mesmo dá exemplo aos Efesios, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

(Ef. 1:16). O escritor aos Hebreus da dispersão, escreveu: “Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; (
Hebreus 12:28).

                        Aprendemos muito com os salmistas sobre gratidão, que muito revela o desejo de Deus que tenhamos esse atributo abundantemente demonstrado diante dele:
Ø  Gratidão pelo que o Senhor fez e faz em nossas vidas: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl. 103:2)
Ø  Gratidão pelo dia que o Senhor nos deu para viver: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.”(Sl. 118:24).
Ø  Gratidão simplesmente porque o Senhor é bom para conosco: “Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.” (Sl. 136:1).
Ø  Gratidão como forma de glorificar ao Senhor: “Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.”
(
Salmos 50:23)
Ø  E o Salmo 100:1-5, traz grande celebração: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.

Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.”.

                        A ingratidão poder trazer ruina na vida de uma pessoa? Sim, A falta de sentimentos positivos como o é a gratidão como parte do viver prático cotidiano, pode arruinar a vida de pessoas, famílias e até nações. O empregado, que é ingrato, que não sabe demonstrar gratidão, o tornará vulnerável a reações que podem fazê-lo perder o emprego. Dizer obrigado ao chefe ou a um colega de trabalho por pequenas gentilezas, além de promover um ótimo ambiente de trabalho, pode fortalecer laços de amizades e afeto. Isso também pode acontecer no seio da família, na relação entre cônjuges, pais e filhos, e demais membros familiares. Igualmente a gratidão pode tirar uma pessoa de uma vida em ruinas, pelos mesmos motivos, reagindo positivamente a todo gesto de ajuda e cuidado.

                        Tenho visto atitudes e ouvido palavras de gratidão em nosso ministério com moradores de rua. Como jamais ouvi em décadas de ministério pastoral. Tem um morador em especial que nos dar muita alegria em fazer algo por ele, pois ele não se cansa de agradecer pelo pouco que fazemos, temos ido à procura deles pelas ruas de nossa cidade e os levamos de carro para tomarem um banho, colocarem roupas limpas que doamos e um bom café da manhã e em seguida lhes ministramos a palavra e os despedimos com uma oração. Este homem do norte do País no começo, não queria ir até nossa associação beneficente, mas na segunda vez que o abordamos ele aceitou e tem demonstrado muita gratidão, repetidas vezes todos da equipe pode ouvi-lo dizer: “Eu aceito e sou muito grato pelo que vocês estão fazendo pra mim, obrigado mesmo de coração”.

                        Um coração transformado por Cristo deverá aprender a ser grato, pelo muito e pelo pouco dos benefícios que recebem do Senhor ou por outros, com demonstrações de gratidão na mesma medida e sempre generosa.

                        Aquela mulher não passou despercebida por Jesus, mesmo que ninguém á tivesse notado, o Senhor não deixaria de ver tantos gestos de afeto e amor, pois ela muito o amou com suas ações e o Senhor soube agradece-la, e o fez proporcionando-lhe o perdão por seus pecados.

                        Palavras como obrigado (a), grato (a), agradecido (a) e frases como “por favor”;  “por gentileza” devemos usar abundantemente, mesmo por pequenos gestos que façam em nosso benefício, pois, estaremos alimentando, fortalecendo doçura e gratidão aos  nossos corações.

Ø  O quanto você tem demonstrado gratidão a Deus por tudo o que ele tem feito em sua vida?
Ø  Como tem sido sua gratidão a ele?
Ø  E as pessoas que estão a sua volta, na família, vizinhos, no trabalho você tem feitos feito gentilezas? 


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário