Translate

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Série: Parábolas em Lucas – O Semeador (Corações sensíveis a voz do Senhor)


Série: Parábolas em Lucas – O Semeador
(Corações sensíveis a voz do Senhor)

Por
Isidro Neto

“Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
(
Lucas 8:5-8)

  Lucas é bem econômico e resumido em descrever essa parábola proferida pelo Senhor, não trazendo as explicações que outros evangelhos descrevem. Mateus, por exemplo, trás a explicação:

“Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”
(
Mateus 13:18-23)

Como pregador do evangelho de Jesus Cristo, tenho falado do seu amor para muitas pessoas e em muitos lugares e em diversas circunstancias ao longo de minha vida como discípulo dele, e vi e ouvi os ouvintes reagirem de diferentes maneiras. Vi pessoas amassando os folhetos depois de entenderem do que se tratava; outros recusando sem fazer ideia do que eu estava falando; outros ainda demonstravam boa vontade em ouvir, mas lembravam de que tinham algo pra fazer e se despedia educadamente; e ainda houve os que receberam a palavra, creram nela, fizeram oração de arrependimento em plena praça pública e foram salvos pela graça e misericórdia do Senhor. É sobre essa realidade que trata essa parábola. Sobre os que recebem e os que recusam as palavras do Senhor - Receptividade.

Ao longo da historia de fé, Deus tem trabalhado para devolver o homem a sua comunhão e ele mesmo a este homem. O Escritor de Hebreus nos lembra:
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.”
(
Hebreus 1:1-4)
Jesus é o verbo, a palavra em ação de Deus, palavra que se se fez carne e humanizou o eterno entre nós. Para persuadir a você e a mim a restituir essa relação quebrada no Edém. Salomão descreve esse afastamento do homem com seu criador da seguinte maneira:
Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.”
(
Eclesiastes 7:29)
Essa astúcia tem sido para o mal e afastamento, mas Deus decidiu reconquistar-nos e enviou o seu filho com essa missão redentora: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”
(Lc. 19:10)

Qual a sua condição de receptividade (solo) as palavras (sementes) do Senhor nesse momento de sua vida? Não é sem causa que aja corações resistentes ao chamado de Jesus. Quais são suas barreiras? Suas inquietudes, suas prioridades contrarias, seus dissabores, seu luto, suas tristezas, seus pecados, e quais armadilhas do inimigo você tem caído?

“...o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”
(
Mateus 13:18-23)

Ø  Aceite ser essa boa terra agora e compreenda essa palavra de Jesus hoje para sua vida.
Ø  Fale com ele e abra seu coração, sua vida e seja essa terra fértil que produz muito fruto.




Imagem da Internet; Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário