Translate

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (O Clamor nos qualifica à ação de Deus)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(O Clamor nos qualifica à ação de Deus)

Por
Willes José da Silva

“E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Êxodo 2:23-25

BOM DIA!!

           Leia Êxodo 2.23 a 25: É a primeira vez que aparece o povo clamando a Deus pelo seu sofrimento. O rei do Egito havia morrido. Quem sabe eles tenham despertado a esperança de que as coisas melhorariam. Aquele que colocou o povo hebreu debaixo de servidão e mandou matar os meninos recém-nascidos não existia mais. 

        Esperança sem Deus é frustração antecipada. Ao contrário, agora eles estavam gemendo. As cobranças, os açoites, as tarefas, as privações chegaram a níveis insuportáveis. Finalmente clamaram ao Senhor. Interessante que o texto bíblico diz que o seu clamor subiu a Deus, Ele ouviu, lembrou-se da sua aliança, viu e atentou para a condição do povo.

           O que moveu Deus em direção ao seu povo? Foi o clamor? Temos visto que antes mesmo desta atitude dos hebreus, Deus já estava agindo. Isto significa que foi a sua misericórdia e graça que o levou a agir. Mas quando o povo clamou, este foi o momento exato para que o desenrolar dos fatos que culminariam com a libertação do povo acontecessem. Dessa forma a nação entenderia a ação de Deus em seu favor. A oração e o clamor nos torna mais conscientes da ação de Deus, retornando assim, para Ele, ações de graças e louvor. 

            Como é boa a certeza de que temos um Deus que trabalha antes mesmo que o nosso coração se volte para buscá-lo! O nosso Deus é proativo, não reativo. Ele sempre age em favor daqueles que são dEle. Assim é a história da redenção: “nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19).

Ø  Onde temos colocado a nossa esperança?
Ø  Descansamos por saber que Deus intervém ao nosso favor mesmo antes que nós o busquemos em oração?
Ø  A nossa oração e clamor têm nos tornado mais perceptíveis ao mover de Deus em nosso favor?

Medite nisso!
UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!


Editorial: Imagem da Internet; Vídeo do Youtube;

Nenhum comentário:

Postar um comentário