Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Moldados para servir) Por Willes José da Silva


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(Moldados para servir)

Por
Willes José da Silva

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
Êxodo 2:11-22
BOM DIA!!

Releia Êxodo 2.11 a 22: Interessante perceber também neste texto que Moisés se identificava como sendo egípcio. Assim ele foi reconhecido pelas filhas de Reuel. Ao longo do tempo como pastor de ovelhas, cada vez mais as características egípcias foram sendo deixadas e sobressaídas aquelas que realmente o caracterizavam como Hebreu. Precisamos mostrar ao mundo as nossas reais características como filhos de Deus, nascidos de novo, cidadãos do céu, súditos do Rei Jesus. Ao longo da nossa caminhada, as “características egípcias” do mundo precisam ser deixadas para que as características de um membro do povo de Deus sejam exaltadas. Como foi importante para Moisés ter contato com Reuel, que também era chamado de Jetro. Esse homem apesar de ser um sacerdote de Midiã, cidade fundada pelos descendentes de Abraão e Quetura, era um adorador do Deus vivo. Esse encontro providenciado por Deus para Moisés foi um fator importante na formação do caráter de Moisés para que Deus o usasse nos seus propósitos. Deus coloca pessoas em nossas vidas para nos ajudar nas mudanças necessárias e assim podermos servi-lo melhor. Como é importante o discipulado na vida de um crente!

Ø  Tenho acalentado as “características egípcias” no meu coração? Tenho permitido que Deus me transforme?
Ø  Quem Deus tem colocado em minha vida para me ajudar neste processo de mudança? Medite nisso!


“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” Salmos 122:1


Editorial: Imagem da Internet e Video do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário