Translate

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Pais conscientes agem para que seus filhos tenham um futuro)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(Pais conscientes agem para que seus  filhos tenham um futuro)

Por

Willes José da Silva

BOM DIA!!

Releia Êxodo 2.1 a 10: Dois fatos merecem ainda destaque neste trecho. Em primeiro lugar a ação da mãe de Moises para protegê-lo. A sequência dos fatos sugerem que ela tomou a atitude de colocar Moisés no rio, porém não sem esperança.

Possivelmente gastou um tempo considerável para preparar o cesto e impermeabilizá-lo e, durante esse tempo, não deixou de acalentar no coração a esperança de que seu filho seria salvo. Por isso também a decisão de mandar Miriã vigiá-lo. Pais conscientes e responsáveis também agem na esperança de que seus filhos ficarão bem no futuro. Não sabemos aonde a correnteza da vida os levará, mas podemos nutrir a certeza de que de alguma forma Deus irá providenciar os meios para que vivam e venham a cumprir os planos dEle para eles.

Moisés, como o nome já diz, foi retirado das águas e, por providência divina e perspicácia de Miriã, sua própria mãe pode cuidar dele durante a sua infância e transmitir-lhe os valores do seu povo oriundos de Deus. Essa passagem é uma bela ilustração de Provérbios 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. O tempo passado com os pais, a instrução recebida e o conhecimento de Deus foram tão marcantes que os encantamentos da vida no palácio não forem suficientes para roubar-lhe do coração o que havia aprendido. A instrução formal da corte naquela época significou que Moisés aprendeu a ler, escrever, calcular e talvez um ou dois idiomas dos povos que habitavam a terra de Canaã. Dentre tantas regalias, possivelmente participou de algum esporte ao ar livre. Mas nenhum destes atrativos persuadiu Moisés a renunciar sua origem nativa. O livro de Hebreus registra que ele se recusou a ser chamado filho da filha de faraó (Hb 11.24).

Quantas vezes as distrações da vida nos impedem de ver e reconhecer quem realmente somos a quem pertencemos e o propósito de nossa existência.

Ø  Como pais, nutrimos a esperança de que Deus está no controle de todas as coisas e podemos confiar a Ele o futuro dos nossos filhos?
Ø  Como está a instrução dos nossos filhos?
Ø  Como temos lidado com as distrações que o mundo oferece para nos tirar dos propósitos de Deus para nós?

Medite nisso!
                        UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Imagem da Internet e Vídeo do Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário