Translate

domingo, 3 de setembro de 2017

Série Parábolas em Lucas - (Os dois alicerces) (Jesus tem planos para você)


Série Parábolas em Lucas   (Os dois alicerces) 
(Jesus tem planos para você)

Por

Isidro Neto
“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.”
Lucas 6:47-49

                   Quando eu era criança e quando começava a tentar entender como a vida funcionava, tinha muita preocupação como o que eu fazia a cada momento, pois eu temia as consequências de minhas ações a longo prazo. As bases na qual uma vida é encaminhada fará grande diferença a curto, médio e longo prazo. Eu via a vida dos adultos. Uns eram pobres outros ricos; mas também havia bandidos, pessoas boas e pessoas más. havia médicos e advogados, policias, e muitas profissões e sempre eu ouvia a pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”. Aquela pergunta ocupava muito a minha mente, e eu tinha a impressão que o caminho que eu escolhesse me levaria a algum lugar, mas eu não queria chegar a qualquer lugar. Eu queria chegar a algum lugar. Uma vida religiosa seria uma opção para bons sentimentos e pensamentos, (foi o que me ensinou minha mãe) além de amigos do bem, pessoas que não iriam me influenciar para o mal.

                   Jesus fala nesta parábola de pessoas que ouvem suas palavras e as compara com edificadores de casas. A arte de ter edificações sólidas e duradouras não é para qualquer um. Edificar seguindo as regras seguras da engenharia da construção exige conhecimentos técnicos e trabalho duro e isso é para poucos. Jesus disse: “É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha...”

                   Abrir valetas e brocas, bem funda, de acordo com o tipo de solo e o tipo de construção que queremos e fazer o alicerce com material resistente o suficiente para sustentar nossa construção. Protegendo dos vendavais, das chuvas torrenciais, e das intempéries do tempo. A qualidade dos materiais usados em uma construção será determinante para sua durabilidade, e do desenho escolhido dependerá sua beleza estética. Sim, assim como as edificações, a vida de todos nós merece ter estruturas resistentes, acabamento adequado e bela estética.

                   Jesus Cristo disse que em suas palavras estão os materiais adequados à construção de vidas em toda a sua amplitude, durabilidade e beleza. As pessoas que as ouvem, contaram com os mais perfeitos elementos preparados diretamente pelo auto da vida. E que jamais terão suas vidas frustradas e que mesmo em meio aos percalços, as dificuldades, os desafios, as instabilidades, as injustiças, as provocações, os medos, os tempos e contratempos, não se frustrarão, pois estarão firmados sobre a rocha, que é ele mesmo, o verdadeiro arquiteto e construtor do universo. Ele tem experiência:

“... Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.”
João 1:1-10

                   Hoje temos o mais qualificado dos construtores desejando construir e reconstruir nossas vidas. Suas palavras são vida e nos orientará e nos dará, tudo o que necessitamos para sermos mais e melhores do que poderíamos sonhar em ser. Ele apenas faz o apelo para que ouçamos o que ele tem a nos dizer. Na versão do Mateus 7:24-27, este homem é o homem “prudente” por ouvir as palavras do Senhor. E, insensato por recusar. Os insensatos terão uma casa que não resistirão: “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:27).

                   Talvez hoje você esteja sob os escombros de uma vida em ruinas, que por não ter suportado os ventos contrários que se abateram contra sua vida, está agora vivenciando ruinas, tristezas e aflições. Mas ainda é tempo de ouvir o Senhor: Lemos em sua palavra:
(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).”
(2 Coríntios 6:2). Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. 
(Hebreus 3:7,8)

Ø  Decida hoje ouvir o Senhor em sua vida e confie a ele a direção do seu viver.
Ø  Tome decisões nesse instante, pois Jesus tem planos para você.
Ø  Ore com renúncia, arrependimento, entrega e fé.


Imagem da Internet e Vídeo do youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário