Translate

terça-feira, 17 de maio de 2016

A Descoberta da Prova


A descoberta da Prova
por
Adilson G. Routh

1 Depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.   
2 Mas Faraó respondeu: Quem é o Senhor, para que eu ouça a sua voz para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. (Ex 5)
1 Então disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; pois por uma poderosa mão os deixará ir, sim, por uma poderosa mão os lançará de sua terra.   
2 Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou Jeová.   
3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido. 
7 Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios.(Ex 6)  


             Para Repensar e Reagir

             A libertação não é um ato, é um processo. Processos refinam nossa percepção e fortalece nossas convicções. Deus queria que Israel o conhecesse de forma mais profunda, e nesse texto ele revela seu nome ao povo: “Jeová”, esse tetragrama no hebraico, é impronunciável, mas traz consigo profundo significado. O povo acostumado aos inúmeros deuses egípcios saberia de uma vez por todas que, “Jeová” é o único Deus verdadeiro.  
 
            A dor da frustração de que a libertação estava demorando a vir, devido à resistência de Faraó, formava nos israelitas uma visão mais clara de Jeová. Na medida em que as pragas eram despejadas sobre o Egito cada um dos deuses egípcios era confrontado e sucumbia frente a Jeová, por fim, o panteão egípcio foi subjugado e não somente os israelitas, mas também os egípcios souberam que havia apenas um Deus Verdadeiro.
   
            Nesse processo de libertação os vínculos espirituais entre o povo e seu Deus se fortaleciam, como disse o Senhor:  “ Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios.”, portanto o processo de Deus pode demorar algum tempo, mas por fim fortalecerá nossa confiança pela experiência obtida com o amor de Deus a nós, e essa será nossa grande descoberta.

            Considere:

1.    O processo de libertação traz consigo a dor e o consolo, a dúvida e a fé, a frustração e a esperança, mas revela além de tudo, um Deus que quer comungar conosco pela eternidade.

2.    Ao final de nossa libertação, vem-nos a revelação de que, durante todo processo de sofrimento Deus estava conosco, e de maneira amorosa se revelava a nós como capaz de suprir tudo do que tínhamos precisado. 


3.    Medite no que tem você passado, suas lutas e tragédias, aliste como Deus se revelou a você e o adore por isso, lembre-se ele quer te fazer “povo seu”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário