Translate

terça-feira, 10 de maio de 2016

Dignidade Perdida






Dignidade Perdida 
 por
 Adilson G. Routh

“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". (Gn 2.15) Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".  “ Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. ” (Gn 2.22 e 23)

         Quando Adão caiu ele arrastou consigo toda a criação, todo o equilíbrio do cosmos foi afetado, e com ele todos caíram, o amargor da morte se apoderou de todos os nossos paladares, nossa pureza foi contaminada, nossa comunhão foi quebrada e o Éden ficou para trás. Essa tragédia tomou proporções cósmicas, pois até mesmo a criação geme aguardando o resgate da corrupção em que agora todos estamos submetidos, por meio da herança pecaminosa que recebemos e pelo fato de nos inclinarmos para o mal ao ponto de irmos as “vias de fato”. A atitude de Adão afetaria a forma como todos os homens lidariam com o mal, antes era apenas uma curiosidade, agora, porém se tornara uma obsessão. Qualquer centelha de maldade poderia se transformar num incêndio de corrupção, e o plano original de Deus de encher a terra com sua imagem e semelhança poderia ser afetado, pois a terra poderia se encher da maldade.

      Mas em sabedoria eterna, Deus aponta a solução, o “descendente” da mulher por fim feriria de morte a “serpente”. Ela como símbolo de todo ciclo da maldade seria por fim aniquilada por meio do descendente da mulher que fora enganada. O engano que deu origem a tragédia, não poderia ser repetido diante desse descendente, que não só destruiria o engano, mas a própria serpente e a consequência eterna do pecado. O futuro mostrou-nos Jesus como o descendente da mulher que por meio de sua morte na cruz  venceu a serpente, diante da morte trouxe ressurreição, diante do pecado reconquistou a pureza, não mais como condição natural, mas por justificação. Assim como todos nós perdemos nossa dignidade na queda, podemos retoma-la na fé em Cristo, na obra da cruz, onde nossa comunhão com Deus é reatada e somos mais uma vez postos em direção ao Éden.


     Considere:
  1. Buscar um sentimento de gratidão pela obra de Cristo por você na cruz.
  2. Avaliar com sinceridade sua entrega à  Cristo por meio da fé.
  3. Anunciar à seus conhecidos próximos essa mensagem , para que também retornem a dignidade da cruz. Escolha duas pessoas para compartilhar até o fim desse mês. Anote os nomes e ore por eles. 


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário