Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje” Sola gratia (somente a graça)



Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Sola gratia (somente a graça)


Sola gratia é o ensinamento de que salvação vem por graça divina ou "favor imerecido" apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Isto significa que a salvação é um dom imerecido de Deus por causa de Jesus.
Os reformadores sustentavam que o pecador é salvo pela graça de Deus, o seu favor imerecido, somente. Essa doutrina significa que nada que o pecador fizer pode trazer-lhe o mérito para obter a graça de Deus, e que o pecador não coopera com Deus, a fim de merecer a sua salvação. A salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores.
Conforme Paulo escreveu aos cristãos de Corinto que estavam inclinados a vangloriar-se: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1 Coríntios. 4:7). Ninguém pode estar diante de Deus e dizer: “Olhe para mim e veja o que eu fiz!” Deus não é devedor de ninguém, nem mesmo em matéria de salvação (Romanos 11:35).

Graça, fora o fato de que ela é de graça, gratuita para quem a recebe, é algo que se recebe sem ter mérito algum, ou seja, alguma coisa que não merecemos. A graça e o mérito são mutuamente excludentes, ou seja, onde existe mérito não existe graça. Se eu mereço não existe graça. Diz a Bíblia que o trabalhador é digno do seu salário, isto é, o salário é devido àquele que trabalha. Graça é receber quando não existe direito e nem mérito nenhum. Somos justificados pelo sangue de Jesus Cristo. O que nos justifica é o sangue de Jesus Cristo. O que significa “justificar”? Tornar justo. Eu era injusto. Como eu me torno justo de novo? Pagando a dívida. Só me torno justo de novo pagando a minha dívida. Mas eu não tenho como pagar a minha dívida, quem me justifica é o sangue de Jesus. O plano de salvação todo ele é de graça e pela graça. Completado esse ciclo: eleição, justificação e regeneração, eu, salvo, entro em outro processo que se chama crescimento espiritual ou santificação. Se dependesse de mim eu não poderia fazer nada sozinho. Portanto, mesmo a minha santificação só se dá porque eu recebo de Deus a capacitação, os meios que Ele me dá para me santificar. Portanto, a minha santificação é pela graça.“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. (1 Pedro 5.10 ).
Ouça essa canção antes de prosseguir:  “Preciosa Graça” impossivel não se emocionar

Responda para si mesmo (a)
Diante desta extraordinária revelação como você reagirá? Um nó surgiu em minha garganta, e só conseguir agradecer e glorificar ao Pai. E, você o que dirá á Ele em resposta a essa dádiva da graça em sua vida?
Oração: Pai, Como eu, tão pecador, fui alcançado por sua graça? Não há qualquer mérito Senhor em mim e jamais conseguirei de mim mesmo demonstrar minha gratidão... por Jesus, sua graça em mim, Amém.

Bibliografia usada na preparação:
Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof

Nenhum comentário:

Postar um comentário