Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Serie: Cristianismo Reformado - Sola fide


Série : “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Sola Fide – Só a Fé
Por
Pr. Isidro Moreira

Para Reagir e Agir:

A Reforma Protestante, resumindo, foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517. Os princípios fundamentais são conhecidos como os Cinco Solas: Estamos Sendo abençoados nessa serie devocional, cada dia ressaltando um desses pilares.
Sola fide é o ensinamento de que a justificação (interpretada na teologia protestante como "sendo declarada apenas por Deus") é recebida somente pela , sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras, embora na teologia protestante clássica, a fé salvadora é sempre evidenciada, mas não determinada, pelas boas obras.

A fé que move nossas montanhas e obstáculos aqui nesta vida e por toda a eternidade. É a fé que realmente deve fazer parte de nossas vidas e moldar nossas ações no dia a dia. Em quem cremos no que cremos, e por que cremos, isso faz a grande diferença hoje e sempre. Nosso dia a dia exige um relacionamento espiritual significativo. Jesus se identifica como único meio de acesso ao Pai. A fé Cristã Bíblica nos aproxima de Deus! Quão maravilhoso é desfrutar desse firme fundamento das coisas que se esperam como respostas de Deus as nossas mais profundas e essenciais necessidades. Efésios 2:8-9 deixam claro que a fé é um dom de Deus, não porque a merecemos ou por sermos dignos de tê-la ou ganhá-la. Simplesmente nos é dada por Deus, juntamente com a Sua graça e misericórdia, de acordo com o Seu santo plano e propósito. em Hebreus 11 grandes obras da fé são lembradas. Pela fé Abel ofereceu um sacrifício agradável ao Senhor (v. 4); pela fé Noé preparou a arca em um momento em que a chuva era desconhecida (v. 7); pela fé Abraão saiu de sua casa e obedeceu a ordem de Deus para ir a um lugar que ainda não conhecia e, em seguida, ofereceu voluntariamente o seu único filho (v. 8-10, 17); pela fé Moisés guiou os filhos de Israel para fora do Egito (v. 23-29); pela fé Raabe recebeu os espiões de Israel e salvou a sua vida (v. 31). Muitos outros heróis da fé são citados, "os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros" (v. 33-34). Claramente, a existência da fé é demonstrada pela ação. HOJE EM DIA, AS PESSOAS PELA “FÉ” TÊM CHORADO E ESPERNEADO EXIGINDO DE DEUS RIQUESAS, SAÚDE, CONFORTO. LIVRAMENTO DAS PROVAÇÕES E NEGOCIADO DE MULTIPLAS FORMAS AS BENÇÃOS CELESTIAIS.

Responda Para Você Mesmo (a)
A fé que você entende ter tem sido uma conquista sua ou veio como presente de Deus em sua vida? A fé presente de Deus veio para você, para que você confiasse, sem duvidar que Ele têm o melhor para você. Você acredita nisso? Então ore agora, com essa espécie de fé.

Oração:
Pai dá Fé, o que seria de mim sem essa dádiva que me presenteastes? Meio que me aproxima e me faz relacionar-me com o Senhor por toda a eternidade. Me deste a salvação, e o perdão dos meus pecados pela fé em cristo meus redentor. Confio a Ti tudo o que estou passando, minhas lutas e dificuldades. Sei que farás o melhor por mim, por meio de Jesus, seu Filho amado eu oro com gratidão, Amém!



Bibliografia usada na preparação:

Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof

Um comentário: