Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

Série: Cristianismo Reformando Reformando minha vida hoje - Sola Scriptura



Série: “Cristianismo Reformado, Reformando Minha Vida Hoje”
Sola Scriptura – Só a Escritura

Por

Pr. Isidro Moreira

Para Reagir e Agir:

Sola Scriptura é o ensinamento de que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos. A  Bíblia exige interpretação dentro de si, e é o instrumento de Deus pelo qual ele se revela para a salvação pela fé em Cristo.
A experiência pessoal dos reformadores com as Escrituras e com o Cristo revelado nas Escrituras. Lutero: “Quando eu estava com 20 anos de idade, eu ainda não havia visto uma Bíblia. Eu achava que não existiam evangelhos ou epístolas exceto as que estavam escritas nas liturgias dominicais. Finalmente, encontrei uma Bíblia na biblioteca e levei-a comigo para o mosteiro. Eu comecei a ler, reler e ler tudo novamente, para grande surpresa do Dr. Staupitz”.

Para os reformadores, a Bíblia não era um livro de doutrinas e proposições a serem aceitas intelectualmente ou mediante a autoridade da Igreja, mas uma revelação direta, viva e pessoal de Deus, acessível a qualquer pessoa.
 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2 Tm. 3:16,17 BLH) Jesus, orientou seus discípulo,  “Disse Jesus: “Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (João 5:.39).
 O Apostolo Pedro é enfático: “… Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.  Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:19-21).
O Salmista tinha uma espécie especial de sentimento pela palavra de Deus: “Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia..
Salmo 119:96,105

Responda para si mesmo (a)
O quanto tem da palavra de Deus em sua forma de agir, em sua forma de sentir, em sua forma de pensar? O que a Escritura diz que mudaria sua vida hoje e em que?

Oração: Amado espírito Santo, é o Senhor que ilumina nossas mentes para compreendermos a sua Palavra. E por meio dEla, nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Mostra-me senhor onde em minha vida estou em falta e me dá poder para aplicar Sua Palavra a fim de adequar-me a Sua vontade. Oro de todo o coração, no nome de Jesus, o logos de Deus, amém.


Bibliografia usada na preparação:
http://www.mackenzie.br/6966.html; Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof


Nenhum comentário:

Postar um comentário