Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje” Solus Christus (somente Cristo)



Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Solus Christus (somente Cristo)

Por

Pr. Isidro Moreira

Para Repensar e Reagir:
Solus Christus ou Solo Christo é o ensinamento de que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro (por isso, a frase é mostrada às vezes em caso ablativo (Cristo somente/sozinho) o que significa que a salvação é "somente por Cristo"). É a rejeição de todos os outros mediadores entre Deus e a humanidade, Solus Christus: A graça de Deus foi manifestada em seu Filho, Jesus Cristo, o qual encarnou-se, possuindo natureza humana e divina, sem mistura e sem divisão. Ele é o mediador entre Deus e os homens, a Salvação prometida e consumada. Pedro é enfático: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At. 4:12). Muitas religiões e mestres, gostariam dessa prerrogativa. Meios como as boas obras e alto sacrificios; ensino como purgatório e reencarnação sugerem um meio de purificação pelo alto sofrimento, mas não há qualquer possibilidade de encontrarmos respaldo Bíblico para isto. Jesus é o bom pastor que deu a sua vida pelas ovelhas; é a água viva que jorra para a vida eterna; o caminho, a verdade e a vida, e “ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo. 14:6). É o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo. Em Cristo e separados do mundo”  (1 Jo. 2:2)
Propiciatório era uma tampa feita de ouro maciço (1.15 m por 70 cm) que era colocada em cima da Arca da Aliança no Tabernáculo. Era ali, onde o sangue do sacrifício era derramado, que Deus se encontrava com o homem, representado pelo sumo-sacerdote no Velho Testamento - “E ali virei a ti”; Lv 16.2 Ex 25.22. A palavra hebraica traduzida "Propiciatório" significa "o lugar onde a propiciação é feita". Propiciação significa apaziguar ou aplacar a ira alguém irado. Deus estava irado por causa dos nossos pecados, mas o sangue do sacrifício ali derramado aplacava a Sua ira, permitindo que o homem, representado no sumo-sacerdote, se encontrasse com Ele. Cristo tornou-se a propiciação ou propiciatório pelos nossos pecados na cruz do Calvário (Romanos 3:25, I João 4:10). A reconciliação com Deus diretamente, mediante a fé no perdão de Cristo, em vez de ter o padre e a Igreja como mediadores entre o este e Deus.
A esse respeito, o reformador Zwinglio, em suas 67 teses, afirmou: “A essência do Evangelho é que nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Filho de Deus, tornou conhecida a nós a vontade de seu Pai celestial e nos redimiu por meio de sua inocência, da morte eterna e nos reconciliou com Deus. Portanto, Cristo é o único caminho de salvação para todos que foram, são e serão salvos. Quem procura ou mostra qualquer outro caminho comete erro, sim, é um assassino de almas e ladrão.”

Responda para Si mesmo (a):
Você entende que só há um mediador entre Deus e os Homens e este é Jesus Cristo, que se ofereceu a si mesmo para derramar seu sangue para nos purificar dos seus pecados? E, que com o arrependimento e confissão de seus pecados diretamente a Deus, você tem a reconciliação com Ele?

Oração: Pai, obrigado por ter enviado o Seu filho para que Ele fizesse a obra e atendesse ao Senhor em tudo o que exiges para a minha salvação. O fizestes mediador dessa nova aliança e quero nesta hora pai, pedir que haja renovo em minha aliança contigo, por meio de Jesus Cristo, meu salvador, Amém.

Ouça essa canção que já teve mais de 2,6 milhões visualizações



Wikipédia; As Institutas – João Calvino; Criação e Consumação – Gerard von Groningen;O ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos; Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima; Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos;Teologia Sistemática – Louis Berkhof http://diarioreformado.com/(Zwinglio, 67 teses, apud Beeke, p. 158).

Nenhum comentário:

Postar um comentário