Translate

terça-feira, 21 de junho de 2016

Série: Juízes de Israel – Gideão (Dependência do Senhor)


Série: Juízes de Israel – Gideão
 (Dependência do Senhor)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

Senhor Deus disse a Gideão: Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.” (Jz. 7:2)

Para Repensar e Reagir:
Israel passou por mais de três séculos nos quais  vivendo uma repetição de comportamento: 1. O povo obedecia a Deus por algum tempo e,  2. depois, afastava-se dele. 3. Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse.  4. Quando o povo se arrependia e pedia libertação,  5. Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos. 6. O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão, o quinto dos juízes de Israel, junto com todo o povo deveria aprender a confiar e aceitar viver sob a dependência do Senhor.

O dia da  batalha  chegou (Juízes 7). O exército israelita tinha 32.000 homens prontos para o conflito contra 135.000 Midianitas. Fazendo as contas, sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel. Primeiro, 22.000 voltaram para casa, e os Midianitas ficaram com uma vantagem de 13,5 contra 1. Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo! Era de tremer só em pensar, seria um massacre, os Midianitas iriam dizimar o exercito Judeu!!!!

O Exercito de Gideão não poderia se gabar de ter vencido o inimigo por serem mais fortes e destemidos. Era preciso que aprendessem que era Deus quem dava a vitória para eles. Aprenderiam que Deus iria conduzi-los em sua vidas e que derrota e vitória só depende dEle. Deus criaria as circunstancia para que entendessem em definitivo que poderiam confiar no nEle. Deus orienta e Gideão segue a direção de Deus: Seus homens circundaram o acampamento inimigo e tocaram as suas cornetas e gritaram:  ‘Uma espada pelo Senhor e Por Gideão” (v.20).

“Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o Senhor Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas.” (Jz. 7:22).

Aprenderam naquele dia a confiar no Senhor. Aprenderam que não precisam de muitos, nem de grande força. Aprenderam que uma vida de vitória é uma vida de dependência de Deus.

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5). "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gálatas 6:14). "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmo 37:5)


Responda Para Si mesmo (a): O quanto você está confiando em Deus para as estratégias de vitorias em sua vida? A direção e as orientações de Deus são tudo o que precisamos para sermos bem sucedidos? Tens sido um bom modelo de adoração, serviço e consagração ao Senhor? Caso entenda necessitar de mudanças, reaja aprenda esta importante lição com Gideão e seu exercito de 300 homens contra 135.000. Ore ao Senhor pedindo a graça de ser confiante e fiel que o Senhor tem planos de vitorias pra sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário