Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Série: Aplicando os Atributos de Deus em Minha Vida (Santidade Divina e a Minha Atitude)


Série: Aplicando os Atributos de Deus em Minha Vida
(Santidade Divina e a Minha Atitude)

Por

Pr. Jairo Menezes

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Para Repensar e Reagir:

Santidade  é pouco perseguida. Há preferência para outros atributos e assemelhados para parecer com o Pai. Mas Santidade. Santidade é algo ‘pro outro’. Santidade tem que terceirizar. Esse me parece ser o tom cristandade atual. Digo porque tem sido cada vez mais raro ver ‘a imagem e semelhança de Deus’ em pessoas que reivindicam –as marcas da santidade de Deus em mim! Há forte busca no poder, ênfase no curar, ser agente da justiça divina, ter apostolado soberano etc. Mas aquilo que não se pode ver, que no caso é a Santidade, vejo pouca busca.

Santidade tem a ver com o que não se pode tocar, quantificar, apresentar para outros verem. Santidade não está no campo do ter, mas na esfera do ser. Assim, é que se vê Deus, em seu filho quando ele “é” – Sede Santo porque eu Sou Santo! Não há 3 passos para ficar santo, faça e obterás. Santidade é!

Citei a pouco o texto de I Pe 1.16, este é o verso mais conhecido “Sede santos, porque Eu Sou santo!” mas minha ênfase é o verso 15 “tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes”. Tornar-se santo aqui no texto é algo que me foi dado por Deus, e o que me foi dado torna santo as minhas atitudes. Logo, Santidade vem de dentro, vem do caráter de Deus em mim, e eu nEle, mas Ele quem aparece para esconder minha imperfeição, minhas paixões anteriores que escravizavam, fazendo-me amoldar a ela, para que ela, a paixão, apareça. Mas a Santidade me livra disso, me livra da ignorância de ter, de aparecer, sentar-me no pináculo do templo, ignorância de um filho desobediente que deseja ser mais que o Pai.

C S Lewis expressa essa ideia do caráter de dentro quando diz que “a luz do sol não tem favoritos, mas não pode refletir num espelho coberto de pó, com a mesma luminosidade com que se reflete num espelho limpo”.

A cobertura de pó tem que ser removida para que haja luminosidade. O verniz opaco do ter, do autoengano, os projetos de construção da sua imagem, a importância daquilo que não tem importância, sua correria para ficar Santo, seu esforço para parecer santo,  sua voz coloquial de santo, a fantasia de anos e anos vivido atrás da máscara da religião, sua pratica oculta nos botões do seu teclado, os sites visitados, seu assassinato mental etc, etc esta ai por baixo da voz mansa, do rosto piedoso. Mas Deus é paciente e espera que removas o pó do teu espelho.

Peço que deixe de se enganar, pare de importar com outros e se importe com Deus, no final do dia Ele é que esta contigo. Peço que desiste de tentar “fazer ser santo”. Pare de fazer de conta la na Igreja, pare com estes tipo de vocabulário, pare de ser o tipo –me engana que eu gosto, só você está perdendo. Mas tenha coragem, o pó é denso, o engessamento religioso não dá trégua, a rotina talvez te pegou, talvez não saiba mais quem seja. Mas não importa –“tenha um estilo de viver de dentro pra fora de gente Santa, porque eu te dei esse estilo, assim diz Jesus em Santidade do Pai. Eu posso me vestir de uma aparência de santidade, eu posso me ornar uma falsa espiritualidade... É fácil mudar o exterior! É só falar o que é certo, é só usar a roupa certa, é só cantar a música certa, é só ter o dia, o local e a hora certa de ir ao culto, ...e então, deixa de ser o que disse Pedro “tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes” A nossa atitude é a parte visível de nossa fé.

Responda para você mesmo (a): Diante do espelho maior, o próprio olhar do Senhor, com você avalia sua vida? O que tem que ser mudado parcial ou totalmente? Ore sinceramente ao Pai e receba as bênçãos do tratamento e do renovo na presença dEle.



(Pr. Jairo Menezes, Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da vida, com especialização em Ministério Pastoral - Turma Servos 1988-2002).

Um comentário:

  1. Esse é o desafio de nossos dias, despir-se de nós, do mundo e da religiosidade, e deixar a Santidade brotar de atitudes simples mas arraigadas em Deus! (Adilson) Obrigado Jairo pelas palavras de edificação!

    ResponderExcluir