Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Série: Juízes de Israel – Gideão (Pedindo Sinais da Vontade de Deus)


Série: Juízes de Israel – Gideão
 (Pedindo Sinais da Vontade de Deus)

Por
Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“Então Gideão disse:— Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel. Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel.O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela. Então ele pediu a Deus:— Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela! E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho. (Jz 6:36-40)

Para Repensar e Reagir:
O povo de Israel sofria fome. Por não ouvirem o Senhor, é dominado pelos midianitas já por sete anos. Antes, fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. 
Gideão, embora o menor na família de seu pai e das menores famílias. A ele o Anjo do Senhor apareceu. Observou qualidades que o credenciavam para livrar Israel de seu inimigo. Gideão, moendo o trigo no lagar, demonstrou ser forte e de valor. Trabalhador. Contudo, apesar de seus atributos, não confiou no Senhor de imediato. Reclamou da situação de aflição que vivia seu povo. E por duas vezes pediu prova ou revelação adicional á ordem de Deus para ele.
Ele mesmo sendo abordado pelo Anjo do Senhor, não teve fé firme e foi pedindo provas de que o que ele estava ouvindo era mesmo verdade.

Gideão estava influenciado por suas circunstancias materiais, por suas decepções na vida, pois tinha pouca ou nenhuma experiência pessoal com Deus e não entendia as razões de Deus em corrigir seu povo. Somos muitas vezes assim também. Questionamos Deus, achamos que temos razão para isso... afinal há tantas injustiças no mundo e não entendemos por que Deus as permite. Gideão se mostra inseguro e sente precisar que Deus confirme sua vontade. Ele quer ter certeza que o que ouviu e viu era mesmo da parte de Deus. Deus vai usa-lo e parece não se incomodar em responder a confirmação solicitada pelo seu servo.

O quanto podemos e devemos como filhos de Deus pedir sinais de confirmação de sua vontade para nossas vidas? Tenho um testemunho pessoal sobre isso. Antes de minha conversão, em dúvida com a minha fé e minha religião, de joelhos na Igreja, diante das imagens esculpidas pelos homens, fechei meus olhos e disse as seguintes palavras: “Deus se o Senhor existe mesmo me mostra sua verdade e o caminho que devo seguir”. Poucos dias adiante um jovem, colega na escola, (João Câmara) falou de Jesus e do seu amor por mim. Naquele momento veio em minha mente uma forte convicção que Deus estava me respondendo a minha pergunta a Ele na Igreja.

O Senhor falou no passado com os homens e fala conosco de muitas maneiras, que incluem Sua Palavra, as pessoas, as circunstâncias, a paz interior, conselhos, a natureza, a intervenção sobrenatural através de sonhos, visões, e convicção interior. Não há limites para Deus. A oração, o Jejum, a adoração são elementos importantes para que a vontade de Deus seja clara para nossas vidas. Lembrando que na Bíblia há direções, valores e comportamentos éticos claros que devem nortear todas as decisões da vida.

Certo pastor, disse o seguinte sobre isso, e concordo plenamente com ele: “...Embora muitos orem a Deus pedindo sinais, acho que isso é algo muito especial de se pedir. Há algumas raras ocasiões em que isso é especialmente recomendado. Você está tomando a maior decisão da sua vida. Você está praticamente convencido de que ela é vinda de Deus. Mas o risco é alto. Você precisa de confirmação.” (Pr. Fanini)

“Clama a mim e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jeremias 33:3).

Responda para si mesmo (a): Há Dúvidas quanto a alguma decisão a tomar em sua vida? Caso conclua que necessite de confirmação do Senhor para uma grande decisão, ore agora ao Deus eterno que lhe esclareça em seu coração e em sua mente e faça uma aliança com ele que ao ficar clara a vontade do Senhor você cumprirá conforme o Senhor lhe tem mostrado que deve ser.





Pesquisa: Biblia sagrada ; https://www.bible.com/pt/bible/211/psa.115.ntlh; imagens da internet; http://ibmemorial.blogspot.com.br/2009/02/juizes-617-17-e-ele-disse-se-agora.htmlmichaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua...

Um comentário:

  1. Muito boa reflexão Isidro, temos um Deus que não nega a seus filhos a direção de suas vidas, basta estar disposto a seguir que ele nos mostra o caminho.(Adilson)

    ResponderExcluir