Translate

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Série: Juizes de Israel – Débora


Série: Juizes de Israel – Débora

Por

Pr. Isidro Moreira S. Neto

Para Repensar e Reagir:
Conhecida como a Mãe de Israel, a profetisa e juíza Débora, por volta de 1.150 a.C., reorganizou as tribos de Israel para derrotar o rei Jabin de Canaã e seu comandante militar, Sísara, na grande planície de Jezrael, banhada pelo rio Kishon, perto de Megido. Essa vitória uniu as tribos autônomas e dispersadas de Israel – Issacar, Zabulon e Neftali, do Norte, e Efraim, Benjamim e Manassés, do Sul – com o elemento unificador da religião, e trouxe 40 anos de paz.
Os ”juízes” bíblicos eram pessoas que lutavam pela liberdade, conhecidos não apenas por seus sábios julgamentos legais e religiosos, mas também por sua liderança militar. Débora, a única juíza entre tantos homens. Débora convocou Baraque e o instruiu a arregimentar um exército de 10 mil homens para ir ao encontro de Sísara. Baraque só concordou em fazê-lo com a condição de que ela o acompanhasse, o que ela fez, prevendo que ”é nas mãos de uma mulher que Deus entregará Sísara” (Juízes 4:9). Os israelitas expulsaram o inimigo e Sísara fugiu a pé para o assentamento de Héber, o Quenita, amigo do rei Jabin. Enquanto dormia na tenda de Héber, Jael, esposa de Héber, matou Sísara com uma estaca da tenda, cumprindo assim a profecia de Débora. (Juízes 4:21). Baraque, estava inseguro quanto a possibilidade de enfrentar e vencer um inimigo mais forte que seu povo e que já o subjugava á 20 anos. Quando insiste para que Debora o acompanhe, ele quer ter certeza da presença de Deus com ele. Deus havia fortalecido o inimigo contra seu povo, como havia prometido em caso de pecado. (Jz. 2:14,15). Ele não iria lutar contra o inimigo fortalecido por Deus contra seu povo. Por isso, ele condiciona enfrentar o inimigo, somente com a companhia e presença da profetiza e juíza, símbolos da presença do Senhor entre seu povo. Poderiam até debocharem dele, mas isso não importava, afinal era caso de vida ou morte. Moisés sentiu algo semelhante:
“Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra? (Êxodo 33:14-16).
Isso deveria ser uma regra em nossas ações! Jamais dar qualquer passo sem a certeza da presença abençoadora do Senhor. Fazemos tantas coisas precipitadamente, depois buscamos a Deus para nos abençoar. O Senhor nos deu acesso a sua presença pelo sangue de Jesus, só temos que desfrutar de sua companhia diária. Jesus prometeu: ... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt. 28:20).
Quero agradecer a todas as servas do Senhor que tem sido instrumento dEle para cuidar de nossas vidas, como homens, filhos, pais, maridos, amigo, irmãos.

Responda Para Si mesmo (a):

O quanto você está atento (a) a direção e as orientações de Deus em sua vida e em suas batalhas, para abençoa-lo? Tens sido um bom modelo de adoração, serviço ao senhor e consagração ao Senhor? Caso entenda necessita mais em oração, reaja enquanto é tempo e ore ao Senhor pedindo a graça dEle sobre seu caminhar.


Oração: Pai maravilhoso, vejo esta geração sem direção e alto confiante, fazendo o que bem lhe parece e sofrendo as consequências do seus caminhos sem Deus, me sinto responsável por mim mesmo e por minha família. Pai clamo pela direção diária do Senhor agora e sempre em nome de Jesus, o teu amado Filho, amém.



Fonte de pesquisa: Biblia sagrada, http://www.ahistoria.com.br/biografia-debora/.

Um comentário:

  1. Só ir onde Deus mandar, só fazer o que Ele nos ordenou, só agir se Ele estiver conosco! Bota desafio nisso! Abraço Isidro! ( Adilson)

    ResponderExcluir