Translate

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Série: “Compromisso Inabalável com o Senhor” Parte IV – Paulo (parte ½)



Série: “Compromisso Inabalável com o Senhor”
Parte IV – Paulo (parte ½)

Por

Pr. Isidro Moreira


Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro! Caso continue vivendo no corpo, certamente apreciarei o fruto do meu labor. Mas já não sei o que escolher.” (Fil1:21) 

Para Repensar e Reagir:
Em grego Paulos, derivado do latim "Paulus", que quer dizer pequeno. Nome do grande apóstolo dos gentios. O nome judaico anterior era Saulo; no hebreu, Shaul, no grego, Saulos; assim denominado nos Atos dos Apóstolos, mesmo até depois da conversão de Sérgio Paulo, procônsul de Chipre, At 13. 9. Daqui em diante, só tem o nome de Paulo, que ele a si mesmo dá em todas as suas cartas. Não é de estranhar que alguns pensem que tomou este nome do procônsul Sérgio. Isto, porém, não é de modo algum aceitável, tendo em vista o modo gentil pelo qual Lucas o apresenta, dando-lhe o nome gentílico de Paulo, quando começou a sua obra de apóstolo das gentes. Parece que Paulo tinha relações familiares de alto valor e de grande influência. Em Rm 16, 7, 11, manda sondar a três pessoas seus parentes, das quais Andrônico e Júnias, que se haviam assinalado entre os apóstolos e que foram cristãos primeiro que ele. Pela leitura de At 23, 16 sabe-se que "um filho de sua irmã", que provavelmente morava em Jerusalém com sua mãe, deu informações ao tribuno sobre a conspiração tramada contra a vida de Paulo. Dá isto a entender que este moço pertencia a alguma das famílias importantes da cidade, o que parece confirmado pelo fato de Paulo haver presidido à morte de Estêvão. É provável que já fosse membro do concílio, At 26. 10, pois que não tardou a receber comissão do sumo sacerdote para perseguir os cristãos, 9. 1, 2; 22. 5. Os seus dizeres na epístola aos filipenses 3. 4-7, autorizam-nos a crer que ocupava posição de grande influência que lhe dava margem para conseguir lucros e grandes honras.

. Um Posicionamento Natural: O que seria um posicionamento natural na vida deste homem? Um Posicionamento natural, naquele momento da historia de Paulo era de: Aproveitar o sucesso do seu treinamento aos pés de gamaliel e como um farizeu respeitado, continuar galgando maiores posições. Manter sua trajetória de sucesso, Pois a coisa estavam dando certo.. Adaptar-se a esse momento sem provocar ninguém. Viver feliz usufruindo de toda a pompa possível. Isso seria um posicionamento natural. Más, o texto nos surpreende: com um Posicionamento Espiritual: Foi no caminho de Damasco que se deu a repentina conversão. Paulo e seus companheiros provavelmente iam a cavalo, como era costume nas viagens pelos caminhos desertos da Galiléia para a antiga cidade. Estavam perto da cidade Era meio-dia, o sol ardente estava no seu zênite, At 26. 13. Repentinamente uma luz vinda do céu, mais brilhante que a luz do sol caiu sobre eles, derrubando-os, 14. Todos se ergueram, continuando Paulo prostrado por terra, 9. 7. Ouviu-se então uma voz que dizia em língua hebraica: "Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra o aguilhão", 26. 14. Respondeu ele então: "Quem és tu Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus a quem tu persegues, 15. Levanta-te e vai à cidade e aí se te dirá o que te convém fazer", 9. 6 - 22. 10. Em três dias sem vista e sem comer, nem beber, orando, 9, 11, e meditando sobre a revelação que Deus lhe fizera. Paulo confessou a sua fé em Jesus, recobrou a vista, e recebeu o batismo; e daqui em diante, com a energia que o caracterizava, e com grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo, 9 10-22. Tal é a narrativa da conversão de Saulo de Tarso. A partir de então Paulo passaria a viver o compromisso mais inabalável de sua vida, o compromisso com o Senhor

Responda para si mesmo (a):

Certamente o Senhor tem lhe dado muitas luzes de oportunidades para que você se posicione com compromisso inabalável diante dEle. Qual inspiradora é a vida de fé inabalável de Paulo. Qual tem sido seu posicionamento? E sua experiência transformadora? Fale com Deus sobre isso e peça um renovo em sua postura e em seu viver.


Oração: Pai, o Exemplo de Paulo, falou comigo hoje e peço que o Senhor me ajude a ter esse tipo de compromisso inabalável com o Senhor,. O tipo de fé prática, marcada pelo amor e obediência irrestrita ao Senhor. Oro, em nome do mais fiel, Jesus Cristo, Amém.


Bibliografia utilizada para elaboração desse texto: Reflexões pessoais; Biblia sagrada; http://www.gesp.org.br/biografias/biopaulo_tarso.htm;  wilkipedia;  e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário