Translate

domingo, 12 de junho de 2016

Série: Juizes de Israel – Eúde


Série: Juizes de Israel – Eúde

Por

Pr. Isidro Moreira S. Neto

“E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos. Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto.” (Juizes 3:15)

Para Repensar e Reagir:
“ Porém os filhos de Israel voltaram a fazer o que era mal ao olhos do Senhor...” bem provavemente, o mesmo mal praticado anteriormente... “Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote”.
Juízes 3:6,7. O Povo, esquecia a obediência e se envolvia com o “mundo”. Misturava-se, envolvia-se com seus valores e propósitos.
Israel teve liberdade por quarenta anos, até a morte de Otoniel, porém depois disso os filhos de Israel voltaram a pecar, e Deus fortaleceu Eglom, rei dos moabitas. Eglom, aliado aos amonitas e amalequitas, derrotou Israel, tomou a cidade das palmeiras, (Jericó)e oprimiu Israel por dezoito anos. Os israelitas pediram um salvador ao Senhor, que foi Eúde, da tribo de Benjamim. Assim foi subjugado Moabe naquele dia debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos. Juízes 3:12-30
Tiago nos previne sobre a amizade com o mundo:
“Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Tiago 4:4; João acrescenta:

“Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. …”(1 João 2:15,16) e Paulo, nos adverte “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Como servir por meio dos dons : (Romanos 12:2).

Deus deseja abençoar e fortalecer o seu povo, mas quando fazemos o que é mal aos seus olhos, Ele fortalece o nosso inimigo contra nós. Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; então o Senhor fortaleceu a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel; porquanto fizeram o que era mau aos olhos do Senhor.
.Queremos viver uma vida abençoada e protegida pelo Senhor, mas isso só acontecerá se o servirmos, andarmos em seus caminhos e buscarmos a sua face,
…Esta palavra é absolutamente digna de crédito: Se já morremos com Ele, da mesma forma com Ele viveremos; se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará; mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2:11-13). E, “Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai? (Hebreus 12:7).
 
Responda Para Si mesmo (a):

O quanto você está atento (a) a obediência as orientações de Deus em sua vida neste mundo? Tens sido um bom modelo de adoração, serviço ao senhor e consagração ao Senhor? Caso entenda necessitar de mudanças, reaja enquanto é tempo e ore ao Senhor pedindo a graça do renovo.

Oração: Pai amantíssimo, ver esta geração de cristão comprometido com o reino deste mundo, me sinto responsável por mim mesmo e por minha família. Pai clamo pelo socorro e renovo do Senhor agora em nome de Jesus, o teu obediente Filho, amém.


Um comentário:

  1. Esse é o desafio da coerência, servir a Deus para ser fortalecido, e não exigir as bênçãos quando nossa vida está distante dele. Grande abraço mestre Isidro. (Adilson)

    ResponderExcluir