Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Série: Juizes de Israel – Sangar


Série: Juizes de Israel – Sangar

Por

Pr. Isidro Moreira S. Neto

"Depois de Eúde veio Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também libertou Israel." Juízes 3:31

Para Repensar e Reagir:
Sangar, o terceiro Juiz que libertou Israel, mencionado em apenas dois versículos do livro de Juízes. Este era um homem que tinha uma espécie de força e fé que podem ser vista em sua ação de lutar com um instrumento que não era arma de guerra. Sangar libertou o povo com uma aguilhada de bois. Sangar fez a vontade de Deus com aquilo que ele tinha em mãos e sozinho.

Todos temos de Deus instrumentos para ser usados por Ele. Nós mesmos somos instrumentos que nas mãos do Senhor podem vencer muitas batalhas. A questão é o que temos feito com o que o Senhor nos deu em instrumentos, dons, ou qualidades? Em toda a Bíblia vemos Deus usar instrumentos aparentemente inapropriados para um determinado fim e fazer essas coisas se tornarem uteis para seus propósitos e para a honra  dEle. Lembremo-nos de Davi, quando Saul tentou convencê-lo a usar sua armadura de guerra e sua espada. Davi olhava suas lutas sob uma perspectiva espiritual, sabendo que o importante não era o que o livraria, mas quem  o livraria do inimigo.

O gigante Golias, na ocasião em que se defrontou com Davi, vestia uma couraça com articulações, para facilitar os movimentos dos braços. “e trazia goliasna cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas, e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze” (1 Sam. 17:5). O capitulo que descreve a armadura de goliasmensiona um elemento de defesa chamado grevas. Grevas era uma espécie de botas de cobre para proteger as pernas dos joelhos para baixo. (1 Sam. 17:6). Golias era o instrumento de guerra perfeito, tinha o equipamento adequado e a estatuta acima da média geral. Porém isso não garantiu sua vitória.

Até os dias do profeta Samuel, o povo confiava mais na intervenção divina em favor nas guerras, do que nas próprias armas. Por várias vezes o Senhor destroçou exércitos inteiros que combatiam contra Israel, usando instrumentos “inapropriados”. Com gideão usou “saraivas” (Josué 10:11), que eram pedras de gelo que caíram do céu sobre o inimigo. Sansão, usou uma queixada de boi... O próprio Davi não tinha qualquer treinamento militar, nem experiência com guerra, mas foi o instrumento junto com sua funda para vencer o gigante Golias. "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." (Rm. 9:16)



 Responda Para Si mesmo (a):
Deus nos chama e nos capacita conforme a sua vontade, ele nos dá talentos e dons para trabalhar para ele com o que nós temos. Você esta trabalhando ou reclamando de sua aguilhada de bois? Com uma aguilhada de bois é possível matar 600 homens, desde que Deus esteja junto com você na peleja.


Oração: Pai amantíssimo, vejo esta geração um povo que olha a aparência de suas circunstancias, doenças incuráveis, problemas insolúveis, e tantas coisas que nos tira do caminho por pura falta de fé em quem vence nossas batalhas, me sinto responsável por mim mesmo, tenho olhado minhas fraquezas e não a sua força e poder e amor protetor que tens por mim. Pai clamo pelo que use-me e o que tenho em minhas mão para vencer agora e sempre em nome de Jesus, o teu amado Filho, amém.


Material de pesquisa:
Bíblia sagrada, http://parafusoarquimedes.blogspot.com.br/2013/01/armas-dos-tempos-biblicos.html

2 comentários:

  1. Bom desafio, encontrar em nossa inaptidão os recursos que Deus colocou de forma aparentemente oculta, para que tenhamos certeza que o resultado da vitória não veio do instrumento, mas da intervenção do altíssimo. Parabéns Mestre Isidro!

    ResponderExcluir
  2. Que benção!.. Glória a Deus!!

    ResponderExcluir