Translate

sábado, 4 de junho de 2016

Serie: “Compromisso Inabalável com o Senhor” Parte II - Dorcas


Serie: “Compromisso Inabalável com o Senhor”
Parte II - Dorcas

Por

Pr. Isidro Moreira

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” (Atos 9:36).

Para Repensar e Reagir:

Dorcas (também conhecida como Tabita). A vida de fé desta mulher aparece bem resumidamente em apenas seis versículos no novo testamento. Mais revela uma pessoa de um compromisso inabalável com o Senhor. Viveu em dias de pouca simpatia da parte das autoridades para com os Cristãos. Muitas perseguições assolavam toda a Israel contra a Igreja nascente. Crise econômica, social e política. Um Posicionamento natural: O que seria um posicionamento natural naquele momento da historia da vida desta mulher? Um Posicionamento natural, naquele momento da historia de Dorcas era de: ficar quieta em seu canto, talvez até de se revoltar com o Deus, de Israel. pois,os inimigos é que prevaleciam. Tentar sobreviver, cuidar dos seus, “agora é cada um por sí... Salve-se quem puder. Adaptar-se a esse momento sem provocar ninguém. Viver tímida e depressiva. Isso seria um posicionamento natural. Más, o texto nos surpreende: com um posicionamento Espiritual“, Dorcas era bem conhecida e muito amada por seus atos de bondade na cidade de Jope, especialmente por fazer roupas e esmolas para os pobres. Imagino uma mulher que com o que tinha, produzia para o socorro de outras pessoas. Certamente não era rica, pois o Israel do primeiro século, poucos tinham posses e em se tratando de mulher, além de serem altamente discriminadas, dificilmente manteriam recursos. Entretanto, o Pouco que dispunha ela cuidava dos pobres. Nos nossos dias, vemos tão pouco desse coração. O egoísmo, a avareza, o egocentrismo, o amor próprio, o fazer por interessa maior tem marcado corações frios do amor de Deus, mesmo dentre os chamados discípulos de Jesus.

“E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
Atos 9:36-41

Dorcas tinha uma prática de fé, alicerçada em seu compromisso inabalável  do tipo aprovada por Deus. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.” (Isaias 58:7 NTLH). Quando ela necessitou muitos se engajaram em seu socorro, Pedro foi chamado, e o impossível em sua vida aconteceu. Estava morta e reviveu. Nem a morte detém os que desfrutam de um compromisso inabalável com o Senhor. Deus tem compromisso inabalável com os seus filhos e os que vivenciam sua fé de modo prático testemunhando-a com boas obras, o Senhor faz impossíveis por eles.

Responda para si mesmo (a):

Certamente o Senhor tem lhe dado muitas oportunidades para que você se posicione com compromisso inabalável diante dEle. Qual tem sido seu posicionamento? Fale com Deus sobre isso e peça um renovo em sua postura e em seu viver.


Oração: Pai, o Exemplo de Dorcas, falou comigo hoje e peço que o Senhor me ajude a ter esse tipo de compromisso inabalável com o Senhor,. O tipo de fé prática, marcada pelo amor ao próximo. Oro, em nome do mais fiel, Jesus Cristo, Amém.


Um comentário:

  1. Muito bom Servo Isidro, um compromisso inabalável leva-nos ao necessitado, mesmo que este tena posses, mas careça da graça de um abraço fraterno

    ResponderExcluir