Translate

domingo, 19 de junho de 2016

A Idolatria e a Mente


A Idolatria e a Mente

Por

Adilson G. Routh

“1 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido.
2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas.
3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão.
4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.”

Para Pensar e Reagir:
Diante da visão aterradora do monte Sinai que fumegava, o povo mal havia declarado fidelidade a Deus e já estavam sucumbindo ante ao desespero da espera. Em um ato insano, resolveram não mais esperar. Se Moisés não mais voltara, se Deus não mais respondia, então eles fariam seu próprio deus. 

A idolatria brota primeiramente do desespero humano em criar sua própria salvação, em imaginar um caminho de ritos e religiosidade, que definitivamente não pode nos ajudar, e que por fim vem a nos destruir, assim como foram aniquilados os que se renderam ante ao Bezerro de ouro.

A idolatria afronta a Deus, pois o imagina de forma diferente do que Ele é; uma imagem não pode expressar os atributos do criador do universo, quando tentamos faze-lo “caricaturamos”  o Divino. Porém a idolatria se expressa principalmente em nossa mente, mesmo que não nos prostramos ante a uma imagem, se nosso conceito de Deus for errôneo, cometemos idolatria. Toda ideia errada sobre Deus é idolatria. Cabe porém aos que O quiserem conhecer, busca-lo com o coração aberto, mas também com a mente atenta. Já que não podemos imagina-lo, melhor busca-lo em sua Palavra para que ele se revele a nós, o coração que passou pela Cruz e que é guiado pelo Espírito do Senhor saberá fazer isso, esse poderá esperar para que Deus gentilmente o convide a conhecê-lo. 

Considere:
1.     Leia atentamente sua Bíblia e anote em um caderno as verdades que você encontra sobre Deus.
2.      Agradeça em oração e em adoração quando descobrir atributos de Deus .

Lembre, sem passarmos pelo arrependimento e pela fé na cruz de Cristo, provavelmente estaremos em idolatria, nela nossa mente começa entender quem realmente Deus é, e assim somos libertos desse mal. 

4 comentários:

  1. excelente texto, Adilson, sempre os ídolos estiveram em evidência, substituir o verdadeiro Deus nos corações dos homens sempre foi o plano de satanás. impedir que os homens vejam a luz do salvador no próprio salvador. Obrigado por chamar nossa atenção, pois temos tantos ídolos e precisamos tira-los de nosso coração e deixar que o único que é digno de louvor ocupe o seu lugar de direito. Araço. (Isidro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Constantemente somos desafiados a encarar nossos problemas sob a ótica dos atributos de Deus, como cometemos idolatria quando fraquejamos, que o Senor nos ajude! (Adilson)

      Excluir
  2. Adilson, que texto importante! Devemos sempre nos policiar com a questão da idolatria. Não é à toa que o 1º mandamento fala sobre ela. Deus não a tolera. E qualquer coisa, veja bem, qualquer coisa mesmo, que nosso coração deseje demais, torna-se idolatria. Calvino citou que o “homem é uma fábrica de ídolos”. E, sobretudo que devemos guardar, o + importante é o nosso coração. Muito bom meu mano! Deus te abençoe e fortaleça. (Institutas III, 65, 108).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por agregar essas verdades ao texto irmã gêmea, vamos juntos nessa caminhada de conhecer a Deus! (Adilson)

      Excluir