Translate

sábado, 11 de junho de 2016

Série: Juízes de Israel – Otoniel



Série: Juízes de Israel – Otoniel

Por

Pr. Isidro Moreira S. Neto

Ele foi guiado pelo Espírito de Deus, o Senhor, e se tornou o líder de Israel. Otoniel foi para a guerra, e o Senhor fez com que ele vencesse o rei da Mesopotâmia.” 
(Juizes 3:10)

Para Repensar e Reagir:

Diz o texto bíblico: “serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.
Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;
(Juízes 2:7,8.) Após a morte de Josué  e dos anciãos, veio uma situação anárquica, em que não havia obediência aos mandamentos divinos (Jz 2.12-15).

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor...
Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.” (Juízes 2:10-15).

Naquele momento da vida do povo, E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.
E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu.(Juízes 3:9-11)

O grande perigo de não cumprirmos e rejeitarmos a direção de Deus em nossas vidas e de nossa família é que nossos filhos não conheçam ao Senhor, e deixem o Senhor e atraia para eles e para seus filhos a ira do senhor. Lembremos a vontade de Deus aos pais: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.

Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.
Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.
(Deuteronômio 6:5-9)


Responda Para Si mesmo (a):

O quanto você está atento (a) a obediência as orientações de Deus em sua vida e na vida e no seio de sua família? Tens sido um bom modelo de adoração, serviço ao senhor e consagração ao Senhor? Caso entenda necessitar de mudanças, reaja enquanto é tempo e ore ao Senhor pedindo a graça do renovo.



Oração: Pai amantíssimo, ver esta geração de rebeldes contra o Senhor, me sinto responsável por mim mesmo e por minha família. Pai clamo pelo socorro e renovo do Senhor agora em nome de Jesus, o teu obediente Filho, amém.


3 comentários:

  1. Grande desafio Isidro, deixarmos um legado espiritual para nossos filhos em dias tão maus como os nossos!(Adilson)

    ResponderExcluir
  2. Mensagem abençoado irmão Izidro, temos grande responsabilidade em conduzir nossos filhos nos caminhos do Senhor.
    Que Deus nos ajude nesta incansavel batalha.
    Deus abençõe sua vida, e continue te usando na Palavra.
    Abraço fraternal. Graça Moura.

    ResponderExcluir
  3. Não conseguir me cadastrar, coloquei meu nome, mas o URL deu erro por isso a mensagem ficou como anonimo, não soube preencher o URL..

    ResponderExcluir