Translate

sábado, 18 de junho de 2016

Série: Juízes de Israel – Gideão (Destruidores de Riquezas)



Série: Juízes de Israel – Gideão
 (Destruidores de Riquezas)

Por

Pr. Isidro Moreira S. Neto

“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos... Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” (Juizes 6:1-6)

Para Repensar e Reagir:
Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de 300 anos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: 1. O povo obedecia a Deus por algum tempo e,  2. depois, afastou-se dele. 3. Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse.  4. Quando o povo se arrependia e pedia libertação,  5. Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos. 6. O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes, capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele, podemos aproveitar muitas lições valiosas.

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12). Gideão questiona o Senhor. Ele não entendeu como Deus, estando com o povo, deixaria Israel sofrer. Deus continuou a conversa, desafiando Gideão a resolver o problema. Já que ele duvidou da presença de Deus, devia ir na sua própria força (Juízes 6:14). Isso não! Gideão, agora, sentiu tão incapaz que procurou uma saída da missão dada por Deus. Ele explicou que era uma pessoa pequena de uma família insignificante de uma tribo pouco importante. Gideão não veio ao Senhor como homem valente. Deus ia fazer dele um líder corajoso. A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus.

Mas, temos uma situação que muitos passamos hoje em dia! O Inimigo tirando o nosso pão, nos empobrecendo e nos angustiando. O povo de Deus na época dos juizes vivia oprimido, cuidavam da terra, nasciam os brotos e estes frutificavam, mas quem colhia os frutos era o povo inimigo, entravam na terra aos milhares e saqueavam tudo, não sobrava nada para os escolhidos de Deus.

 O que diz mais a escritura sobre isso? O pecado precede a ruína. Assim aconteceu com o povo de Deus em todas as épocas. Não dá a Deus o que é de Deus é algo danoso para nós. Adoração, serviço, consagração, “fazer o que  é mal aos olhos do Senhor”. Malaquias traz princípios palpáveis e revela claramente o que Israel sentia sempre que não dava a Deus, o que era de Deus. Malaquias fala da decima parte... eu digo, décima parte de todos os recursos da vida que Deus nos dá. (tempo, prioridades, comprometimento, amor...)


“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. (Mal. 3:7-12)


 Responda Para Si mesmo (a):O quanto você está atento (a) a direção e as orientações de Deus em sua vida e em seu dia á dia? Tens sido um bom modelo de adoração, serviço e consagração ao Senhor? Caso entenda necessitar de mudanças, reaja enquanto é tempo e ore ao Senhor pedindo a graça de ser fiel, dando a Deus o que é dEle.

Oração: Pai, vejo esta geração de pessoas sofredoras por causa da infidelidade, do pecado, da desobediência ao Senhor. Fazendo o que é mal aos Seus olhos e sofrendo as consequências do seus caminhos. Me sinto responsável por mim mesmo e por minha família. Pai clamo pela direção diária, comprometo-me a partir de já, dá á Deus, o que é de Deus, em nome de Jesus, o teu amado Filho, clamo, salva-me, amém.


Pesquisa: Biblia sagrada; http://www.estudosdabiblia.net/d95.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário