Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje” Soli Deo gloria (glória somente a Deus)





Série: “Cristianismo reformado, reformando minha vida hoje”
Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Por

Pr. Isidro Moreira

 Para Repensar e reagir:
Soli Deo gloria é o ensinamento de que toda a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente através de sua vontade e ação; e não só, da toda suficiente expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé em que a expiação, é criada no coração do crente pelo Espírito Santo. Os reformadores acreditavam que os seres humanos, mesmo santos canonizados pela Igreja Católica Romana, os papas e a hierarquia eclesiástica não eram dignos da glória que lhes foi concedida, isto é, não se deve exaltar tais pessoas por suas boas obras, mas sim louvar e dar glória a Deus, que é o autor e santificador dessas pessoas e suas boas obras.
Do ponto de vista bíblico, como muitos homens de Deus homenagearam e se prostraram a outros antes do advento do evangelho, mas a partir do ministério e doutrina de Jesus Cristo, lê-se palavras contrárias a tais práticas: como Pedro e João recusando receber honra após a cura do paralítico no templo, a recusa de Pedro a Cornélio se prostrar a ele, ordenando fazê-lo somente a Deus, como Paulo e Barnabé recusando receber sacrifícios e ofertas como deuses em Listra, após a cura do paralítico (At.14:8-18), e o anjo que recusa a prostração honrosa de João do Apocalipse dizendo: "Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." (Ap.22:9) “Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.”
A Adoração Bíblica: O Primeiro Mandamento nos aponta a singularidade: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Jesus Cristo esclarece o objeto da adoração: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto”. (Mateus 4:10: ) e responde quanto a questão do lugar, não há exclusividade geográfica, (Jo. 4:20-24) e origem. A origem da adoração é o interior do adorador, em seu espírito. “Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. O profeta Isaías disse: “Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz.” (Is 43:7). Nós fomos criados para dar glória a Deus. Portanto, devemos glorificá-Lo em tudo o que fazemos com nossas vidas, como o apóstolo Paulo nos lembra: “A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.” (Ef 1:12).
Paulo também nos diz: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:31). Ele diz também: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” (1Co 6:20).
Responda para si mesmo (a)
Você foi criado para louvar e glorificar a Deus, de todo o seu coração, quanto de atenção você tem dado a essa suprema razão de existir? Em sua vida particular? Em sua vida cristã na comunhão do povo de Deus? Tens ido ao culto, cultuar?

Oração
Grandioso e maravilhoso Deus, único digno de adoração e de que nos prostremos diariamente! Reconheço que tenho sido falho, com ações adoração insuficiente. Quero Pai assumir minha missão de adorar e não perder nenhuma oportunidade de estar diante de ti adorando-o em espírito e em verdade, em nome do seu Filho Jesus Cristo. Amém.




Bibliografia usada na preparação:
Wikipédia; Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Tradução Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong.
As Institutas – João Calvino Criação e Consumação – Gerard von GroningenO ser de Deus – Rev Héber Carlos de Campos Razão da Esperança – Rev Leandro Antonio de Lima Teologia Concisa – J.I.Parker Teologia Sistemática* – Charles Hodge – Ed Hagnos Teologia Sistemática – Louis Berkhof;
Declaração de Cambridge


Nenhum comentário:

Postar um comentário