Translate

terça-feira, 14 de junho de 2016

Esperança e Paciência


Esperança e Paciência
Por
Natércia de Freitas Lemos

“Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” – Rm 7.25
Para Repemsar e Reagir: Esperança e Paciência são duas qualidades que deveriam andar sempre juntas. Uma precisa da outra para conseguirem cumprir, com êxito, toda a jornada da vida cristã. O caminho pelo qual Deus leva seus filhos a andar, precisa dessas duas virtudes aliadas. Não é possível desfrutar das promessas de Deus sem passar pelos testes da esperança e da paciência.
Se uma delas se for, a outra ficará capenga e não conseguirá desempenhar bem suas funções. A esperança traz alegria e persistência à paciência. A paciência traz disciplina e quietude à esperança.
Existem muitas situações na vida que nos fazem perder ou a esperança ou a paciência. Quando a paciência se vai, a esperança adoece (Pv 13.12). O coração sofre e os olhos ficam turvos. No seu lugar, aparece uma sensação de fracasso,de não conseguir percorrer todo o caminho até a faixa final da vitória; de “entregar os pontos”, ou de desistir daquilo que se esperava alcançar.
Se é a esperança que se vai, o mundo se torna cheio de ruídos. São “vozes” que trazem o fatalismo à existência. Uma sensação de que, “haja o que houver, nada vai mudar mesmo”. É triste quando a esperança se vai. Vão-se embora os sonhos, os objetivos e a vontade de permanecer lutando, seja qual for o desafio.
O maior desejo que qualquer cristão deveria ter é o de estar eternamente com Cristo. Aquilo que seu coração mais quer, mostra “quem/o quê” está dominando sua vida. É muito importante identificar se seus desejos foram, de fato, dados por Deus. Se sim, mantenha a esperança de mãos dadas com a paciência e tenha foco. Se não, em outro post os desejos enganosos serão abordados.
Lembre-se que Deus é imensamente maior que qualquer ser humano ou problema. Ele não falha. Ele cumpre (a seu tempo), aquilo que prometeu. Mantenha sua esperança firme e persista, com ânimo, diante das derrotas ou dos desafios porque “a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10).
A paciência ensina como permanecer alerta para não cair em ciladas de comodismo, e também atenta o suficiente, para perceber que existem momentos na vida em que não devemos fazer mais nada, a não ser nos aquietar e deixar Deus agir. É muito difícil ficar quieto e em paz. A tendência humana é de sempre fazer alguma coisa, mas a paciência mostra que existem coisas que somente Deus faz.
Um dia depois do outro nunca é tempo demais pra quem espera nas firmes promessas de Deus. Prosseguir para o alvo só é possível com muita esperança e paciência. Que Deus nos ensine a viver com abundância essas duas virtudes.

Responda para si mesmo (a) e Ore ao Pai:
 O quanto tens esperado em Deus com a confiança que gera a esperança de uma vida abundante? e Ore colocando sua vida no altar do Senhor, e pedindo para Que Deus lhe ensine a viver com abundância essas duas virtudes.


2 comentários:

  1. Natércia, quanta verdade nesse post! E você aí calada até agora, já estou ansioso pelo próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs. Vindo de vc Adilson, foi um imenso elogio. Obg. Resultado de uma noite de insônia. Às vezes Deus me acorda pra orar, outras pra escrever. Tento manter a esperança e a paciência juntas. É um exercício de muita fé. Abs.

      Excluir