Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Série: Juízes de Israel – Gideão (Diga não aos ídolos e Sim ao Deus Eterno)


Série: Juízes de Israel – Gideão
 (Diga não aos ídolos e Sim ao Deus Eterno)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto

“E faleceu Gideão, filho de Joás, numa boa velhice; e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas. E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus. E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.
Nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele havia feito a Israel.
 
(Juízes 8:32-35).


Para Repensar e Reagir:
 Por quarenta anos, o povo teve paz e após a morte de Gideão, retoma o item  do ciclo continuo, rebeldia, voltaram a adoração aos deuses do povos da terra, abandonando o Senhor, “Não se lembraram do Senhor”, de novo!

NO dicionário Michaelis, da língua portuguesa, i.do.la.tri.a sf (lat idolatria) 1 Adoração de ídolos. 2 Ato de prestar culto divino a criaturas.3 Amor cego, paixão exagerada. O Profeta Isaias, 44 (13-15), escreveu:

“O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo. O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.”

 O salmo 115, é esclarecedor: Somente a ti, ó Senhor Deus,  a ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade. Por que é que as outras nações nos perguntam: “Onde está o Deus de vocês?” Nós respondemos: “O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer. Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam; e da garganta deles não sai nenhum som. Que fiquem iguais a esses ídolos  aqueles que os fazem e os que confiam neles!” Ó israelitas, confiem em Deus, o Senhor! Ele é a ajuda e o escudo de vocês. Sacerdotes de Deus, confiem no Senhor! Ele é a ajuda e o escudo de vocês. Confiem no Senhor, todos os que o temem! Ele é a ajuda e o escudo de vocês. O Senhor lembra de nós e nos abençoará; ele abençoará o povo de Israel e todos os sacerdotes de Deus. Ele abençoará todos os que o temem, tanto os importantes como os humildes. Que o Senhor Deus lhes dê muitos filhos, a vocês e aos seus descendentes! Que vocês sejam  bençoados pelo Senhor, que fez os céus e a terra! Os céus pertencem somente ao Senhor, mas a terra ele deu aos seres humanos. Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor. Mas nós, que estamos vivos, daremos graças ao Senhor agora e para sempre. Aleluia!”

Responda para si mesmo (a): A quem você tem se prostrado? Ao Deus eterno que criou o céu e a terra ou a uma imagem obra das mãos de homens? Caso conclua que sua fé tem as bases e os objetos da idolatria, ore agora ao Deus eterno que lhe esclareça em seu coração e em sua mente e faça uma aliança de adoração somente a Ele.



Pesquisa: Biblia sagrada ; https://www.bible.com/pt/bible/211/psa.115.ntlh michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua...idolatria;  http://www.estudosdabiblia.net/d95.htm

2 comentários:

  1. Muito bom ser lembrado de que, podemos retornar a um ciclo de morte se não adorarmos ao Deus verdadeiro, se não nutrirmos nossa fé Obrigado Isidro!

    ResponderExcluir