Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Série: Juizes de Israel – Gideão (O Senhor Sobre vós Dominará!?)


Série: Juizes de Israel – Gideão
(O Senhor Sobre vós Dominará!?)

Por

Pr. Isidro Moreira da S. Neto.

“Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará.” (Jz. 8:23)

Para Repensar e Reagir:
A resposta de Gideão foi teologicamente correta: O Senhor sobre vós dominará. A ordem das palavras no texto em hebraico [Yehovah mashal] deixa claro que o reinado de Deus era exclusivo. Pode-se fazer a paráfrase da seguinte forma: “E o Senhor, e ninguém mais, quem deverá reinar sobre vocês”. Essa frase ostenta, de forma ampla, a sugestão de que o Senhor não pretendia que Israel tivesse um rei, pois Ele seria seu único Rei. Entretanto, Deus prometera a Abraão e seus descendentes que haveria reis em sua descendência (Gn 17.6,16; 35.11; 49.10). Quando as pessoas de Israel pediram que Gideão reinasse por causa de seu sucesso militar, ele só poderia recusar a solicitação, visto que a motivação popular tinha falhas e limitações. A verdadeira função de um rei era a de levar as pessoas a Deus. O rei também deixaria as questões de guerra para o Senhor. Esse foi o erro crítico do povo quando pediu por um governante no tempo de Samuel: “E o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras” (1 Sm 8.20). Eles queriam um rei para fazer o que os juizes tinham realizado: liderá-los nas batalhas. Contudo, no período dos juizes, houve muitos erros.


Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: "O Senhor vos dominará" (Juízes 8:23).

Quando oramos: "Senhor, venha sobre nós o teu reino; seja feita a tua vontade!", nós estamos orando para que Deus cumpra em nós individualmente  (e na Igreja) a completude do seu Reino conforme é nos Céus. Ou seja, que o seu Reino perfeito e maravilhoso seja trazido aqui para a Terra com todo poder e glória conforme é nos Céus. Nós, que somos o corpo de Cristo, devemos realizar unicamente a vontade de Deus para que o seu reino seja estabelecido sobre a terra dessa forma.

O Reino de Deus é o lugar onde o nosso Senhor Jeová, o Deus todo-poderoso, possui o seu governo e sua habitação. Veja que o trono de Deus está armado no Céus, onde também é o lugar da sua morada:

"Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda" Apocalipse 4:1-3.

Quando Jesus veio em carne, morreu e ressuscitou ele expandiu o Reino de Deus dos Céus para a terra através da Igreja. Jesus trouxe o Reino de Deus à terra fazendo de nós participantes deste Reino maravilhoso. Por isso a Igreja, além de ser o corpo 
de Cristo sobre a Terra, é também o Reino de Deus sendo estabelecido e, portanto, o local onde Deus pode governar e reinar neste mundo.

Não é a toa que Jesus nos incita a orar desta forma. Isso acontece pois ainda existem muitas irmãos que não submetem suas vidas a vontade de Deus. Estes tais são rebeldes e preferem dar ouvidos a espíritos imundos para se satisfazerem em prazeres e concupiscências ou viverem de qualquer outra maneira. Não tenho medo de dizer que o príncipe destas pessoas é o diabo.

Nós, como cristãos, devemos buscar tão somente a vontade de Deus como se fosse a maior necessidade de nossas vidas. Nós erramos muito por não dar ouvidos a vontade de Deus e assim caímos constantemente no engano. Porém, quando ouvirmos a voz de Deus e a obedecermos, viveremos grandes avivamentos e grandes maravilhas como podemos verificar durante toda a história da Igreja sobre a Terra.

Responda para si mesmo(a): O Senhor tem dominado sobre você, na condição de seu soberano Deus e Senhor? Ou é outro o dominador de sua vida? Repense agora o seu caminhar e clame em oração, no nome de Jesus Cristo, ao soberano e eterno único Senhor que lhe receba como súdito e entregue a Ele sua vida.



Pesquisa: tradução da Biblia na linguagem de hoje; Imagens da internet; http://www.estudosdabiblia.net/d95.htm; Reflexões pessoais. http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br. significado-de-juizes-8.htmlhttp://www.blogcomcristo.com//a-oracao-o-reino-e-vontade-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário