Translate

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Como temos criado os nossos filhos?)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(Como temos criado os nossos filhos?)

Por

Willes José da Silva

BOM DIA!!
Leia Êxodo 2.1 a 10: Num contexto de morte de meninos hebreus recém-nascidos, nasce Moisés. Não há qualquer tipo de referência de que seus pais foram avisados de que ele seria um homem que Deus usaria de forma especial para libertar o seu povo. O que temos de indicativo em relação aos seus pais é que eram pessoas que de alguma forma viviam ainda na esperança da terra prometida, já que fizeram um casamento entre membros da própria família, prefigurando assim a orientação que seria dada sobre casamento entre membros da mesma tribo para que a posse da porção de terra delegada à tribo permanecesse entre eles.

Vemos então pais que não perderam a esperança e ainda aguardavam o cumprimento da promessa. Moisés foi colocado numa cesta de junco não porque os pais sabiam que ele seria o libertador do povo, mas porque se afeiçoaram a ele. Os seus pais não largaram o menino de qualquer jeito no rio, mas colocaram-no estrategicamente em uma moita sob os olhares da irmã mais velha.

 A filha de Faraó ao ir banhar-se, vendo o cesto, pediu para que fosse recolhido e ao ver o menino o identificou como sendo hebreu. O rio era sagrado e eles não podiam desconsiderar algo vindo do próprio rio. Deus usa até mesmo fatos e pessoas ímpias para consecução dos seus propósitos. Ele não é somente Deus de um só povo, mas de todos os povos. Não é Deus somente em um espaço geográfico, mas de todo o universo. Importante como Deus conduziu os acontecimentos para que a própria mãe de Moisés cuidasse dele durante um determinado período de sua vida. O suficiente para incutir-lhe o amor e a preocupação com o seu povo. Mesmo passando um bom tempo de vida no palácio, isto não lhe foi tirado do coração. A Bíblia não menciona mais nada a respeito dos pais de Moisés, mas é impressionante a forma como o criaram a ponto de anos mais tarde ser despertado nele um incômodo pelo sofrimento do povo.

Ø  Como temos criados nossos filhos?
Ø  Confiamos que Deus tem um plano para nossos filhos e que temos parte importante no processo de preparo?
Ø  Transmitimos aos nossos filhos a fé de que Deus cumpre o que prometeu, mesmo que as circunstâncias sejam adversas?

 Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Imagem da internet; Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário