Translate

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Série: Parábolas em Lucas - Os Empregados Alertas) (Esperando o Senhor e o serviço Fiel a Ele) Por Isidro Neto


“E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?”
Lucas 12:36-41

         Dias, semanas, meses, anos... de atividades intensas podem impedir de  percebermos o que realmente tem prioridade! E, ao mesmo tempo nos ocupamos com o que é de menor importância. E até mesmo, ignorarmos completamente o que tem real valor.
Jesus Cristo, falando do seu retorno a terra, traz através desta parábola precauções a respeito de estarmos vigilantes e atentos para aquele sublime momento, com uma clareza inequívoca para seus ouvintes.
“...estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais...”

             Salamão revela-nos que a correria e o ativismo nos levar ao vazio: “percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”, vamos ao texto mais amplo:
“Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.
Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.
Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.
Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.
Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”
(Eclesiastes 2:3-11)

           Nosso Senhor disse algo que deve nos deixar sempre atentos a seu serviço vigilante:

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". (
Marcos 8:36-38)

                   Quando Vivemos a vida neste mundo distantes das prioridades do reino de Deus, corremos o risco de sofrermos muitas frustrações, tristezas, dores, aflições e angústias desesperadoras. Pois a vida neste mundo é uma vida marcada por aflições. As águas dos rios desta vida nem sempre são calmas, pois o mundo jaz no maligno. Estamos expostos a toda espécie de males. O reino deste mundo é um reino de morte, de trevas, de medo. O inimigo deseja atrair a todos os homens para a perdição. Para que não vejam a luz que é Jesus e sejam salvos. É nessa condição e para esse fim que os homens são guiados e atraídos. O ativismo tem sido um dos meios de não percebemos o chamado de amor do Deus eterno para uma vida de esperança e renovo diário.

                   Como bem afirmou o Senhor: “... Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições...” (João 16:33). E, o Apóstolo Paulo vai dizer ao discípulo Timóteo:
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”
(
2 Timóteo 2:4)

             Paulo, ainda corrobora com o Senhor Jesus ao afirmar aos tessalonicenses:

“pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão...
Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
... vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.. (
1 Tessalonicenses 5:2-10)
                  
                   Somos chamados pelo Senhor para vivemos em estado de alerta máximo a respeito dos nossos deveres de servos vigilantes.
“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
... Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

                   Assim Diz o Senhor, e devemos atendê-lo com amor e comprometimento com essa dedicação ininterrupta.  Ele deseja ser o centro de nossas prioridades e agenda. Seguindo-o assim, seremos protegidos de males que nem mesmo podemos imaginar.

Ø  Como tem sido suas prioridades nos últimos anos?
Ø  Quais têm sido os resultados dessas escolhas?
Ø  Você pode dizer que estar feliz por suas escolhas?
Ø  Reconstrua agora sua agenda de modo  em que o Senhor tenha a centralidade legítima em como você gasta o seu tempo e esteja certo que resultados transformadores virão em sua vida.


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; www.bibliaonline.com.br

Um comentário:

  1. O meu irmão maravilhoso ouvir dessas coisas muito obrigado por tudo amo muito essas pregação

    ResponderExcluir