Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2021

A PREGAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA CRUZ

 


A PREGAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA CRUZ

 

Por

 

Pr. Willes J. Silva

 

(Leia Levítico 4.27-35)

 “... Assim, o sacerdote oferecerá o sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e a pessoa será perdoada.” (V. 31 – C)

         Vemos a preocupação de Deus através do autor bíblico com as diversas esferas do pecado. O pecado da liderança religiosa (sacerdote), o pecado coletivo (toda a congregação), o pecado de um líder do povo e, agora, o pecado individual. Em qualquer uma dessa esferas o pecado é hediondo para Deus e deve também ser para as pessoas envolvidas. Por isso, a busca do perdão do Senhor precisa ser contínua. Desde o pecado de Adão, todas as esferas do relacionamento humano sofrem os efeitos do pecado. Logicamente que isso começa no coração de cada indivíduo.

 Ao ressaltar a necessidade do perdão individual Deus também dá a devida importância à busca pessoal de se acertar com Ele. O pecado que começa em um só indivíduo acaba por afetar todas as esferas de relacionamento e de estrutura social e religiosa de uma sociedade. Se cada pessoa buscasse efetivamente andar de acordo com os preceitos divinos, o avanço do mal no mundo seria barrado com mais eficácia, tornando a sociedade mais justa e igualitária.

 O resgate que Jesus faz do homem através da cruz não somente é capaz de transformar e levar um indivíduo para o céu, mais também de mudar uma sociedade. A mudança que começaria em cada um pode alcançar o todo. A pregação revolucionária da cruz é tão necessária e atual no presente como em qualquer outra época na história do mundo. –

https://www.youtube.com/watch?v=8yA0ZcezJBg

 OUÇA ESSA LINDA CANÇÃO... CASO NÃO ABRA DE IMEDIATO, COPÍE O LINK E COLE EM SEU NAVEGADOR!


(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte https://www.esbocosermao.com/2016/03/o-que-e-cruz.html; texto bíblico da ttps://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.4.NTLH; Vídeo youtube)

sábado, 27 de fevereiro de 2021

NÃO EXISTEM PESSOAS ESPECIAIS PARA DEUS

 


NÃO EXISTEM PESSOAS ESPECIAIS PARA DEUS

 

Por

 

Pr. Willes J. Silva

 

 

Leia Levítico 4.22-26

 

“ V. 22 Se um homem que ocupa uma posição de autoridade quebrar, sem querer, uma das leis de Deus e for culpado de fazer aquilo que o Senhor, nosso Deus, mandou que não se fizesse...”

 

Vivemos num tempo em que alguns pelo seu carisma tem arrebatado multidões e se tornado verdadeiros “gurus” evangélicos. Se posicionam de forma tal que muitos os consideram como sendo pessoas especiais, “ungidas por Deus”, intocáveis e até impecáveis. O texto não começa usando a conjunção condicional “se”, mas o advérbio “quando”. Isso significa que esse líder ou autoridade religiosa vai pecar. É só uma questão de tempo. Infelizmente essa é a luta de todos.

 

O sacrifício apresentado neste texto é para aqueles pecados “por ignorância”, ou seja, pecados cometidos por fraqueza ou descuido, que não foram premeditados. É importante ressaltar o pecado de um líder por causa de dois aspectos: em primeiro lugar, para que ele mesmo não se considere acima do que é devido, achando-se “especial” para Deus e permita que o seu coração seja tomado pelo orgulho; em segundo lugar para que ninguém coloque expectativas demasiadamente elevadas sobre um líder, sem enxergar a sua fragilidade e luta contra o pecado, como todos os homens.

 

Mas Deus providenciou o meio para que esse líder fosse perdoado e se reconciliasse com Ele. Esse sacrifício lembra ao líder a sua natureza e a necessidade de contínua vigilância, bem como da busca constante do perdão de Deus. Também serve para ajudar os liderados nas suas dificuldades ao ver através da postura do líder, que eles também podem ter um relacionamento com Deus buscando antes de tudo o Seu perdão.

 

https://www.youtube.com/watch?v=NsS-X0pwy3A

 Ouça a canção de clamor e consagração pessoal, se não abrir, copie e cole no seu navegador

 


(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte https://cleofas.com.br/por-que-foi-necessario-o-sacrificio-de-cristo//; texto bíblico da ttps://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.4.NTLH; Vídeo youtube)

domingo, 21 de fevereiro de 2021

 


O PECADO DA COLETIVIDADE

Por

Pr. Willes J. Silva

Leia Levítico 4.13-21

“13Pode acontecer que o povo todo, sem querer, quebre uma das leis de Deus, o Senhor, fazendo o que é proibido...”

Este texto trata de um tipo de pecado que é muito pouco abordado, o pecado de uma congregação. Via de regra, mencionamos sempre os pecados pessoais e a obra do Senhor na cruz para solução desse mal. Mas pouco pensamos que existem pecados coletivos e que para eles também a graça de Cristo é necessária.

Por certo como as Escrituras ensinam, cada um dará conta de si mesmo a Deus. Porém, existem situações em que a congregação peca, mesmo sem a intenção deliberada de cometê-lo. Isso pode acontecer por exemplo quando não é oferecido a Deus um culto condizente com o seu caráter santo ou quando decisões são tomadas sem a devida consulta a Ele. Com isso, todo um povo pode errar e transgredir a vontade divina.

Em seu infinito amor, Deus proveu os meios para que também esse tipo de pecado alcançasse perdão. Aliás, Cristo verteu o seu sangue pela igreja (Ef 5.25) para “apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef. 5.27). É possível toda uma congregação errar? É sim. Mas na graça de Cristo encontramos o perdão e o caminho para o retorno à sua vontade.

https://www.youtube.com/watch?v=ZRNAiWhSD00

Click e ouça essa canção inspiradora, caso não abra, copie e cole em seu navegador

 



(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte https://churchsoftware.com.br/blog/a-mudanca-que-as-igrejas-precisam-fazer-antes-dos-1000-membros/; texto bíblico da https://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.4.NTLH; Vídeo youtube)

ADORAÇÃO E COMUNHÃO COM DEUS E COM OS HOMENS

 


ADORAÇÃO E COMUNHÃO COM DEUS E COM OS HOMENS

Por

Pr. Willes José da Silva

 

(Leia Levítico 3.1-17)

“1Quando um homem apresentar a Deus, o Senhor, uma oferta de paz, se o animal for tirado do gado, poderá ser um touro ou uma vaca, mas precisará ser sem defeito

Dentre as expressões cúlticas do povo de Deus no Antigo Testamento e no início do Novo Testamento, estava o sacrifício pacífico. Ele celebrava a comunhão com Deus e também com os homens.

É importante ressaltar que a nossa comunhão com Deus e com as pessoas que fazem parte da mesma comunidade de fé é uma forma de adoração. A possibilidade da comunhão com Deus foi providenciada por Ele mesmo através do holocausto tratado no capítulo 1. Através dele, o povo podia aproximar-se de um Deus santo e ter comunhão com ele.

Mas também é uma importante manifestação de adoração a Deus a comunhão do seu povo. O oferecimento do sacrifício pacífico também cumpria a função didática de lembrar a necessidade de se ter paz. Uma congregação em que haja discussões, brigas, cada um procurando o que acha que é seu, não agrada a Deus. Jesus reafirmou isso no sermão do monte ao dizer: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Essa é uma distinta identificação de um filho de Deus. – Pr. Willes J. Silva

 https://www.youtube.com/watch?v=p2OTNCEiLIQ

ouça essa canção inspiradora, caso não abra, copie e cole o link acima em seu navegador



(Administrador e Editor Pr. Isidro Neto; Imagem fonte https://portalgerais.com/paz-o-caminho-para-um-mundo-melhor/; texto bíblico da https://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.3.NTLH; Vídeo youtube)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Deus é o nosso sustentador!

 


DEUS É O NOSSO SUSTENTADOR

 Por

 Pr. Willes José da Silva

 (Leia Levítico 2.1-10,14-16)

 “...a oferta toda é dada a Deus. É uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável ao SenhorO resto da oferta de cereais é dos sacerdotes, que são descendentes de Arão; é a parte mais sagrada, pois foi tirada da oferta dada a Deus, o Senhor.” (Lev. 2:9,10)

 Através das leis dadas por Deus a Moisés, de forma didática sempre ensinava algo sobre si e sobre Jesus.

Com a oferta de alimentos (manjares) o povo se lembrava constantemente quem era o seu Sustentador; Quem provia o alimento para que suas necessidades básicas fossem satisfeitas. O caráter provedor de Deus era ressaltado e lembrado. Pela Sua graça Ele não havia providenciado somente o perdão dos pecados através do sacrifício de sangue(expiação), mas também o necessário para o atendimento das necessidades vitais do seu povo. Deus se importava com o todo do ser humano, seus aspectos físicos e espirituais.

Esse sacrifício que não envolvia sangue também prefigurava a vida de Cristo. Uma vida perfeita em retidão e justiça. Ele não precisava de sacrifício com sangue para expiação dos seus pecados, porque não tinha pecado. Em Cristo temos tudo o que precisamos, a graça do perdão dos pecados, mas também a graça para permanecermos firmes na busca constante de um viver em santidade e glória ao Seu nome. 

https://www.youtube.com/watch?v=rNBedSCKwVc

Ouça o vídeo, sinta esse cuidado provedor do Pai para o seu coração!

(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte dpgaliza.com; texto bíblico da https://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.2.NTLH; Vídeo youtube)

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Adoração é Compromisso!

 


ADORAÇÃO E COMPROMISSO

Leia Levítico 2.11-13

por

Pr. Willes José da silva


É uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável ao Senhor

 

De fato eu poderia escrever adoração é compromisso. Não há como vivenciar uma adoração legítima sem que seja feita com a inteireza do adorador. Muitos há que confundem alguns momentos em que são tomados por emoções fortes devida a uma música ou a uma vibrante pregação com adoração. Essas sensações podem ser sentidas até por aqueles que não possuem qualquer vínculo ou compromisso com o Criador.

Este texto usa duas figuras de linguagem para representar a propagação rápida do pecado, o fermento e o mel (que não era o mel de abelha, mas sim obtido através do suco de uva). Devido à propriedade de fermentação de ambos, eles ilustravam a preocupação de Deus em ensinar que a busca constante pela santidade deve fazer parte de um coração adorador.

O sal da aliança que deveria temperar a oferta de alimento (manjares), representava a preservação através da observação dos preceitos divinos. Aquele que não assume um compromisso com Deus manifesta continuamente a sua desobediência e rebeldia. Com isso, esse sacrifício traria à memória do ofertante a aliança feita com o Senhor. Por sua parte, ele obedeceria aos preceitos divinos e, em contrapartida, Deus o abençoaria. – Pr. Willes J. Silva



https://www.youtube.com/watch?v=z96bVfQlA2M

(Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fonte dpgaliza.com; texto bíblico da https://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.2.NTLH; Vídeo youtube)