Translate

domingo, 14 de março de 2021

INTRAGÁVEIS PARA DEUS

 


INTRAGÁVEIS PARA DEUS

 

Por

 

Pr. Willes J. Silva

 

Leia Levítico 5.17-19

 ”18c ... O sacerdote oferecerá o animal como sacrifício para conseguir o perdão do pecado que a pessoa cometeu sem querer, e ela será perdoada...”

 

         Os mandamentos do Senhor são justos e retos. Os mandamentos do Senhor alegram o coração. Andar de acordo com a vontade do Senhor traz felicidade ao homem e prosperidade em seus caminhos. Mas, do contrário, errar nem que seja em um só desses mandamentos, faz do homem um transgressor de toda a Lei. Esse pecado, mesmo considerado insignificante e não tenha sido deliberado, é capaz de produzir amargura para alma, infelicidade no coração e, ainda pior, trazer o juízo de Deus.

 As Leis do Senhor nos ensinam sobre a santidade de Deus. Um só pecado mancha a santidade de uma pessoa e afronta a perfeita santidade de Deus. Mesmo somente um pecado torna a pessoa culpada e réu do juízo divino. Quem comeria uma omelete em que apesar de todos os outros ovos estarem bons, um estivesse estragado? Esse ovo estraga toda a omelete. Essa é a seriedade do pecado. Por isso que repetidas vezes a Bíblia ensina que não há um justo sequer.

Na cruz Jesus se tornou a nossa justiça. Como viveu sem pecado, Cristo tornou-se o sacrifício perfeito para satisfazer o juízo de Deus. Ele foi oferecido em nosso lugar, tomando sobre si as nossas culpas para que não tivéssemos mais condenação no tribunal de Deus. Além disso, a sua justiça nos é dada para que tenhamos comunhão contínua com Deus nesta terra e no porvir. Na sua obra, nós não somos mais como aquela omelete com um ovo podre, intragáveis para Deus.

https://www.youtube.com/watch?v=HlPZtgXjCMA


 (Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem https://proverbios-populares.com/images/1/14343.jpg; texto bíblico da ttps://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.5.NTLH; Vídeo youtube)

domingo, 7 de março de 2021

O VALOR DO SAGRADO

 


O VALOR DO SAGRADO

 

Por

 

Pr. Willes J. Silva

 

Leia Levítico 5.14-16

 

“15Se alguém, sem querer, cometer o pecado de não entregar as ofertas sagradas que pertencem a Deus...”

         Nos tempos de hoje, o que é sagrado tem sido desprezado ou menosprezado. Precisamos distinguir o sagrado das coisas comuns. Nessa era pós cristã, aspectos e práticas sagradas de outras religiões têm a devida consideração, mas no que concerne ao cristianismo, é desrespeitado. Estamos a tal ponto chafurdados numa certa profanação, que nos achegamos ao Senhor sem nos preocuparmos com os nossos delitos e pecados; até trazemos para o culto práticas que tem mais a ver com a nossa satisfação pessoal do que com a alegria de Deus.

 A valorização pelo sagrado nessa parte das leis é enfatizada pela necessidade de uma oferta pela culpa acrescida de um quinto do valor das coisas sagradas que foram usadas indevidamente. Isso traz consciência ao transgressor da sua culpa e a necessidade de se acertar com Deus. A lei o ajudava a identificar o erro cometido, mas também indicava o que a pessoa deveria fazer para corrigir o mal.

 Jesus também morreu como oferta pela culpa. Inclusive por aquela relacionada ao desmerecimento do que é sagrado aos olhos de Deus. Em Cristo, temos o perdão pela transgressão, mas também a possibilidade de retomarmos o caminho direito. Ele nos socorre na nossa luta contra o pecado, possibilitando que a comunhão com Deus não seja interrompida e nos ajuda a cultuarmos a Deus da forma devida. A única ação humana necessária para que isso aconteça é crer na obra que Jesus realizou na cruz, entregando-se a Ele por inteiro.

 https://www.youtube.com/watch?v=Jgkq52cbtY0

Clik no Link e seja abençoado com esta linda canção, caso não abra, copie e cole em navegador

 


 (Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem https://nocenaculo.com.br/content/interfaces/cms/userfiles/posts/deus-808-800x568.jpg; texto bíblico da ttps://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.5.NTLH; Vídeo youtube)

PECADOS NÃO PREMEDITADOS


PECADOS NÃO PREMEDITADOS

 Por

 Pr. Willes J. Silva


  Leia Levítico 5.1 a 13

 “5Portanto, quando alguém for culpado de qualquer uma dessas coisas, deverá confessar o seu pecado...”

         Nesta porção inicial deste capítulo encontramos alguns exemplos de pecados não premeditados, ou seja, aqueles que não foram imaginados antes e preparados para acontecerem. Essa insistência em Deus em se referir, agora de forma específica, a estes tipos de pecados revela a sua seriedade. Mesmos sem a intenção de praticá-los, isso não nos isenta da culpa.

Dentre os pecados não premeditados citados no texto, a impureza cerimonial não intencional e inconsciente se destaca. Apesar da participação involuntária da pessoa, o seu ato de celebração não agrada a Deus. Qualquer tipo de pecado é hediondo para Deus. Isso revela o contexto pecaminoso em que estamos inseridos. O mundo “jaz no maligno”, como a Bíblia nos ensina. Se não estivermos vigilantes, seremos levados pela “onda” e práticas comuns a tal ponto de pecarmos e não nos darmos conta. Até mesmo porque neste tempo de “ressignificação” das Escrituras, o que é nitidamente revelado como pecado está hoje sendo relativizado.

Os sacrifícios aqui orientados fazem o devido acerto de contas. Através deles, o ofertante tomando consciência da prática do pecado, busca o perdão de Deus. Cristo se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados antes mesmo de tomarmos consciência deles. O seu ato satisfez a justiça divina e nos reconciliou com Deus. Sem ele estaríamos condenados até mesmo pelos atos não intencionais.

 https://www.youtube.com/watch?v=BmDLlq1uRck

Ouça a inspirante canção, caso o link não abra, copie e cole em seu navegador

 


 (Administrador e Editor Isidro Neto; Imagem fontehttps://naomordamaca.com/wp-content/uploads/2014/08/isso-e-pecado.jpg; texto bíblico da ttps://www.bible.com/pt/bible/211/LEV.5.NTLH; Vídeo youtube)