Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Série: Dores em Pérolas - 4 #ObstáculosaproduçãodePérolas #confortoecrescimento

 

 Por

 Isidro Neto

Obstáculos a produção de Pérolas

 “Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?”

Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir?(Isaias 59:1-2)

 Obstáculo 1 - Sentir-se culpado e irremediavelmente condenado

O aparente, longo silêncio de Deus, pode ser algo desesperador para muitos de nós. Podemos agonizar em nossas fraquezas, dores e expectativas frustradas por longo período. O medo, a tristeza, o sentimento de derrota e o desespero pode chegar a qualquer um de nós, e chegará, mais cedo ou mais tarde. Não é possível, está sempre no controle e jamais nos inquietarmos profundamente, precisamos eventualmente, nos sentir impotentes e até sem esperanças. Não é algo que desejamos, queiramos ou que possamos colocar em nossa agenda para que ocorra em um certo momento, contudo, será algo que pelos resultados que produzirá nos pegará de surpresa, e nos porá a nocaute, levará a lona no ringue da vida.

Nesse ponto da nossa jornada passamos a analisar: “ - Sou culpado, cometi muitos erros” e sofremos com isso, nos autopunindo emocional, mental e por vezes fisicamente. É certo que teremos nossa parcela de culpa, entretanto, “Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?” Há dois conceitos teológicos e incrivelmente pertinente que devemos coloca-los em paralelo nesse momento: Misericórdia e Graça.

·        *     Misericórdia divina! É a compaixão, o pesar, a piedade ante a dor.  Quando a misericórdia está presente, a pessoa não receberá a punição merecida.

·         Graça Divina! Essa palavra tem raiz na palavra grega: CHARIS, a qual tem por significado: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor concedido a alguém, Generosidade incondicional.  Quando a graça de Deus está presente, a pessoa receberá o bem, mesmo sem merecer

Portanto, o salmista, observa com muita profundidade, que “Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?”

Lemos em Exequiel, 33:11 – “Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse.”

E, em hebreus 12,

1 Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho. ”
7 Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai?
12 Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.
13 Andem por caminhos aplanados para que o pé aleijado não manque, mas seja curado.

 Obstáculo 2 - Resistência a mudanças:

Muitas vezes, o medo da mudança e do desconhecido ao longo da ponte das dores, nos leva a ficarmos acomodados e presos a certas situações. É preciso ter em mente, porém, que as mudanças são produtivas e necessárias, pois nos fazem crescer e evoluir com as novas experiências que trazem com elas.  Quantas vezes, ao longo de nossas vidas, poderemos nos sentir em estado de morte e incapazes de viver realmente! Tendo a certeza que nossa causa é impossível? Levou um tempo até  chegarmos aquela condição, mas queremos sair dela instantaneamente, sem permitir que nossa angústia cumpra sua missão naquele ciclo de nossas vidas! Precisamos aprender a esperar a conclusão desse ciclo da dor, pois ele vai passar.

A vida quer nos renovar, nos refazer em vários momentos especiais, cabe a nós, aceitar e nos envolver objetivamente no processo, para que possamos conhecer e viver o novo. Quer aceitemos ou não, estamos diariamente em transição, e sentimos pequenas e grandes dores. Ora dói mais, ora dói menos como em um parto, para gerar esse novo ser. Alguns sofrem por pensar que um dia vai morrer, mas há outros há, que se alegram por saber que poderá ou pôde viver, todos os outros dias antes de sua morte.

                Imaginemos se alguém perguntasse para a uma Ostra produtora de pérolas se ela queria produzir pérolas durante a próxima semana. A Ostra sabendo que para produzir pérolas teria que ser ferida quase que mortalmente e que teria que superar e sobreviver a seus ferimentos e caso conseguisse, sua dor se tornaria uma pérola. Você acha que a Ostra aceitaria de bom grado produzir perolas? Eu acho que não, contudo, caso ela seja ferida na próxima semana ela terá que lutar com todas as suas forças para sobreviver as suas dores e caso consiga, produzir pérolas lindas e desejadas.

                O Apóstolo Paulo, é exemplo desse tipo de superação por meio da fé, ele fala por experiência própria, pois sofreu como poucos de nós. Ele explicou assim:

“Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.

Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.

Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.

E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento”. (2 Co. 4:8-18 leia todo o trecho)

“Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?

A resposta de Deus a humanidade, do porquê ele toca-nos com seu amor, misericórdia e graça, é porque, seu filho na cruz, sofreu por nossos erros e culpa:

 "Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu." (Isaias 53:5)

 Para Pensar e Reagir

1.    Respire fundo e não se apresse a prosseguir, desacelere seu coração e sua mente. Respire, inspire...

 2.    Sinta-se acolhido (a) e consolado pelo Pai celestial. Imagine um abraço dEle...

 3.    Continue em silêncio, sinta sua respiração.

 4.    Ore, expresse gratidão a Deus por sua vida e por tudo, tudo mesmo que tem sido sua vida, mesmo os eventos e acontecimentos mais difíceis.

Como as Ostras transforme Dores em Pérolas

Click no link abaixo e seja edificado com uma linda canção

https://www.youtube.com/watch?v=CIRR1Bxvyus

(Editor Isidro neto, bíblia versão na linguagem de hoje; Vídeo youtube)


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Série: Dores em Pérolas - Parte 3 - #Doresemperolas #confortoecrescimento

 


Série: Dores em Pérolas

 

Por

 

Isidro Neto

  Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.”

(Salmo 130:1)

  “Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: — Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.” (Lucas 11:1).

             Penso que, assim como os discípulos de Jesus, eu e você também precisamos que o Senhor nos ensine a orar. O que dizer? A quem se referir? Quais devem ser meu estado interior mental e emocional? O quanto preciso de verdade em minhas palavras no momento da minha oração? É para repetir uma boa oração feita por outros, ou deve ser algo de mim mesmo, espontaneamente? Confio em minha conduta e comportamentos anteriores para obter respostas positivas a minhas petições? Promessas de bons comportamentos futuros tem peso para obtenção de respostas desejadas?  — Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.”

            Será que a mensagem hoje ao Senhor Jesus Cristo, não seja a pergunta, diria, mais pessoal, como: : — Senhor, ME ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.”. Em meu e no seu atual estado qual seria a resposta que o Senhor nos daria? Qual a instrução precisamos receber em relação a nossa condição e profundeza pessoal?

                        Lembremos um pouco da história do cristianismo, O Grande Reavivamento dos anos 1739 – 1791 é frequentemente chamado de Reavivamento Wesleyano.

Para Jonh Wesley, o principal meio institucional da graça era a oração. Não é exagero dizer que ele vivia para orar e orava para viver. Wesley entendia a fé cristã como uma vida de relacionamento com Deus por intermédio de Jesus Cristo, e a oração era o dom de Deus para facilitar e enriquecer tal relacionamento. Para ele, a ausência de oração era a causa mais comum de aridez espiritual.

Como era a prática de Wesley nessa área tão vital?
Primeiramente, Wesley começava o dia em oração. Muito tem sido dito sobre seu hábito de levantar-se cedo, normalmente às 4h30 ou 5 horas. Embora seja verdade que ele tenha feito isso por mais de 50 anos, também é necessário lembrar que Wesley geralmente se deitava antes das 22 horas. O princípio não está tanto no horário específico em que se levantava, mas no fato de que dirigia seus primeiros pensamentos a Deus. Ao fixar a mente em Deus logo de manhã, ele sabia que estaria adquirindo a consciência da presença divina durante todo o dia. Ele escolheu a prática comum de fixar um padrão semanal, segundo o qual cada dia era dedicado a um tópico em particular. As orações escritas formavam a base de suas orações, mas, no seio destas, Wesley deixava espaço para as orações de improviso. As orações escritas forneciam o foco, e as orações extemporâneas possibilitavam a espontaneidade.

Creio que seja útil o uso da combinação de oração escrita e oração espontânea. Quanto melhor for o foco na oração, menos problemas teremos com a mente desatenta. Mergulhando no espírito da oração escrita, refletindo sobre as palavras, podemos absorvê-las e depois elevá-las a Deus como expressão de nosso coração.

Em segundo lugar, Wesley orava durante todo o dia. Seu diário mostra que ele treinara a mente para orar a cada hora. Essas orações geralmente eram breves, curtas frases de louvor. Constituíam o meio de apresentar os eventos de sua vida a Deus.

Se você já está achando que esse exemplo não é prático para quem se encontra em meio ao acelerado ritmo da vida moderna, lembre-se que Wesley também não era um recluso. Ele não vivia uma vida monástica ou isolada. Pelo contrário, mantinha horários de trabalho, escrita, pregação e viagem impressionantes até mesmo pelos padrões modernos. Evidentemente, ele não se retirava a cada hora para os exercícios devocionais, mas cultivava esse hábito internamente. Ele aprendeu a estar perfeitamente engajado nos assuntos da vida e, ao mesmo tempo, envolvido na oração a Deus.

Esse é o verdadeiro significado do conselho de Paulo sobre orar sem cessar. Wesley chamou a oração de “fôlego da vida espiritual” e sugeriu que, do mesmo modo como um indivíduo não pode parar de respirar, também não pode parar de orar.

Wesley também orava ao final do dia para fazer uma revisão das atividades e confessar os pecados cometidos. Ele tomava resoluções de mudanças e entregava-se ao cuidado e à proteção de Deus ao deitar-se. Wesley afirmava que, ao fazê-lo, conseguia dormir em paz quase todos os dias. Precisamos aprender a arte de dormir corretamente. A oração em particular no final do dia é um meio de desanuviarmos a mente e dormirmos sem o peso dos problemas.

 

Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.”

(Salmo 130:1)

         Enfim, Alguns de nós espera até que seu estado esteja fora da capacidade de suportar e é somente ai, que decidem por clamar ao Senhor por seu socorro. Não espere estar em profundezas para clamar ao Senhor, desenvolva o excelente hábito de se manter em oração cotidianamente, evitando acumular angústias e fragilidades, conduzindo-o a estados de caos psicológicos, emocionais e em relação a tudo na vida. Contudo, caso esteja em PROFUNDEZAS, ore, clame como quem estar em naufrágio profundo, como quem está em desespero e necessitando de socorro imediato e salvador. envie sinais de S. O. S para o único que pode nos tirar de tal condição iminente de morte. Assim, através da oração: Como uma Ostra, transforme suas DORES EM PÉROLAS.

 

Para Pensar e Reagir:

1.    Respire fundo e avalie seu atual estado e tome decisões de fazer mudanças em sua rotina de fé.

2.    Decida já por um conjunto de ações que te tratem diariamente na presença do Senhor.

3.    Ore agora e coloque essas decisões na presença dEle, já com gratidão pelas riquezas de cuidados, respostas e direção dEle em sua vida.

 

Click duplamente no link abaixo e seja abençoado com uma linda canção

https://www.youtube.com/watch?v=CbNcJA0rSZ0



(Editor Isidro neto, consulta bibliográfica http://clamordosadoradores.com.br/new/disciplina-de-oracao-de-john-wesley/; bíblia na linguagem de hoje; Vídeo youtube)

sábado, 25 de setembro de 2021

Série: Dores em Pérolas - Parte 2 #dasprofundesasclamo

 


Dores em Pérolas 

Por 

Isidro Neto

(Parte 2) 

O Grito Profundo!

 

1 “Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.”

 (Salmo 130:1)

 

A norte-americana Lizzie Velasquez, conhecida como “a mulher mais feia do mundo”, é um dos mais belos exemplos de força de vontade. Alguém que transformou suas dores em perolas.

Lizzie nasceu com uma rara doença genética (ainda desconhecida) que impede o ganho de gordura corporal. Com menos de 30kg, a condição de Lizzie fez com que ficasse cega de um olho e desenvolvesse um frágil sistema imunitário.

Alvo de cruéis ataques de bullying na escola e na internet (quando se tornou “famosa” com um vídeo que a intitulava “a mulher mais feia do mundo”), Lizzie enfrentou momentos de forte depressão.

Mas, conhecida pela sua força e otimismo, Lizzie não se deixou abater e deu a volta por cima! A jovem usou a visibilidade negativa que atribuíram à sua imagem para iniciar uma campanha contra o cyberbullying ao redor de todo o mundo. decidiu que não seriam meninos sem nada na cabeça a definir o que ela é. E deu uma palestra, nas famosas conferências TED, absolutamente inspiradora e emocionante sobre suas próprias definições de beleza, felicidade e, sobretudo, sobre a forma como vê a sua condição.

O que aprendemos com Lizzie? A maior beleza do ser humano está nas suas ações! Ser positivo, ajudar quem precisa e espalhar boas mensagens faz com que nos tornemos pessoas muito mais bonitas.

“Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.” (Salmo 130:1)

Ao buscarmos entender o significado da expressão “Profundezas” vamos encontrar respostas como: “Distancia do fundo à superfície”; “profundidade”. “Lugar excessivamente fundo”, profundo. Como exemplo geográfico temos, “profundezas dos mares”. Precipício muito profundo; abismo: ou figuradamente podemos dizer “profundeza sem fim, embora não saibamos ao certo se isso exista. Podemos dizer: “O mais profundo em alguém; âmago, intimidade.

O salmista, descrevendo o como e o quanto ele estava ou se sentia distante do seu Senhor, ele usa a expressão e afirma: Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR”.

Ele estava ou se sentia, “distante”, em lugar ou estado “excessivamente fundo”, longe do que desejava ser e do Senhor de sua vida. Em condição e em estado “de precipício”, perigo, em insegurança e fragilidades. Seu lugar é o “abismo” que podemos definir como: “Designação de profundidade cujo fundo não é conhecido” Seria um estado emocionalmente depressivo no qual ele se encontrava?

De um jeito ou de outro, temos um homem extremamente fragilizado, e a procura de ajuda e socorro, focando assim seu clamor na direção de Deus.

Em outros salmos vamos encontrar exemplos de homens e mulheres que vivenciaram tempos e estados em que se sentiam distantes da superfície da vida, dos seus sonhos, projetos e esperanças.

No Salmos 38:6, o  Davi se descreve da seguinte maneira: “Ando encurvado e todo abatido; o dia inteiro perambulo e pranteio.” – Se sentia em estado de comiseração, se sentindo um nada, achatado pela dor que o afligia. No contexto desse salmo, encontramos um homem fragilizado, corroído pela culpa e pela sensação de medo de castigo por seus erros e por sua finitude. A crise aqui, é emocional por pensamentos perturbadores de pequenez e por seus pecados. Algo que nos causar dores ao longo de nossas vidas e que, também teremos que lidar em vários momentos e fases da vida. São inquietações que nos visitam em vários instantes de nossa história pessoal.

No salmo 42, temos o salmista perguntando a sua alma, a sua intimidade mais profunda, o porquê do seu abatimento e perturbação: “Por que estás assim tão abatida, ó minha alma? Por que te angustias dentro de mim?” (Sl.42:5). Ao nos vermos em estados de distância da realidade que gostaríamos e percebermos inquietudes perturbadoras, cabe-nos a sensatez primeiramente em investigar o que tem provocado tal condição de dor. Ora, veremos que são outros os responsáveis por ações ou palavras que nos provocaram a desestabilização emocional ou circunstancial, contudo, mesmo que possamos encontrar provocadores dos nossos dilemas cotidianos, devemos requerer para nós mesmos a missão de encontrar de novo o equilíbrio que precisamos, afim de enfrentarmos nossos adversários reais ou psicológicos imaginários, para vivermos uma vida em estabilidade e em produtividade, na direção do nosso bem-estar pleno.

 

Para pensar e Reagir:

1 “Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.”, onde te encontras e sob quais condições (profundezas) de fragilidades estás nesse momento?

Resposta:_________________________

2. Quais as áreas de tua vida mais afetadas por seus pensamentos perturbadores?

Resposta:­­­­­­­­­­­­­­­_________________________

3. Seja qual for sua condição, pare tudo agora e aceite o exemplo do salmista e clame ao Senhor, a partir  de suas próprias profundezas, com intenso sentimento e profundidade de alma. Não seja superficial, não busque respostas fáceis... busque sua auto adequação e compreensão de sua condição.

Ouça a canção abaixo, se o vídeo não abrir click no link

https://www.youtube.com/watch?v=ANfpF0pNob4


(Editor Isidro Neto, video do youtube)

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

SÉRIE: RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM DEUS PARTE 6#fazerdiscipulo

 

RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM DEUS

Por

Pr. Pedro Luiz

Fazendo discípulos, como resultado e confirmação de nosso relacionamento significativo com Deus.

 (PARTE 6)

Click no link e vá direto ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=2I9miMVVnj4


            Nossa gratidão ao Pr. Pedro Luiz, meu amigo de mais de 30 anos, por está linda e inspiradora série acerca do nosso relacionamento significativo com Deus. Foram vídeos incriveis e que nos enriqueceram e abençoaram a muitos. Meu abraço meu amigo, e ricas e imensurávéis benção do Pai celestial em sua vida e de sua família e Igreja.

(Editor Isidro neto; Série e videos Pr. Pedro Luiz, canal do youtube)

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Série: Relacionamento Significativo com Deus - Parte 5 #discipulado; #devocional

 Relacionamento Significativo com Deus 

Por 

Pr. Pedro Luiz

(Parte 5)

O porque o discipulado é tão importante?

Se o vídeo não aparecer de imediato, copie o link abaixo e cole em seu navegador. (ou dê duplo click no link)

https://www.youtube.com/watch?v=Lq4kE0pzH8I



(Editor Isidro neto - Vídeo youtube com autorização)


domingo, 19 de setembro de 2021

Série: Relacionamento Significativo com Deus - Parte 4

 Série: Relacionamento Significativo com Deus

Por

Pr. Pedro Luiz

 ( Parte 4 )

        "As atitudes que devemos tomar para termos um relacionamento significativo com Jesus, um relacionamento baseado na intimidade e não na superficialidade de obrigações religiosas." Hoje o foco é no discipulado, o que significa e suas nuances no crescimento cristão.

Caso o vídeo não apareça de imediato, copie o link abaixo e cole em seu navegador:

https://www.youtube.com/watch?v=MConIqPDHEE&t=61s


(Editor Isidro Neto - Vídeo do youtube, com autorização)


sábado, 18 de setembro de 2021

Série: Intimidade Significativa com Deus - Parte 3

 Intimidade Significativa com Deus 

Por

Pedro Luiz

 (Parte 3)

    "As atitudes que devemos tomar para termos um relacionamento significativo com Jesus, um relacionamento baseado na intimidade e não na superficialidade de obrigações religiosas."

        Neste vídeo, temos a reflexão ligada a importância da comunidade de fé, a Igreja, em nosso relacionamento significativo com Deus. Aqui, o Pr. Pedro, vai analisar atitudes e reações de contato e convivência entre os da fé. Definições teológicas de igreja, comparando com com outros conceitos comuns, contudo, equivocados, deste importante organismo no qual Cristo, nosso Senhor é o cabeça e Senhor. (Editorial)

Se o vídeo não aparecer, use o link abaixo, cópie e cole em seu navegador!

https://www.youtube.com/watch?v=kEXZc05FVvE


(Editorial: Isidro Neto - Vídeo youtube, com autorização do autor)

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Relacionamente Significativo com Deus - Parte 2

 Relacionamento Significativo com Deus

Por

Pedro Luiz

 (Parte 2)


            Um relacionamento com Deus precisa ser um compromisso de investir tempo de inteiração com o Senhor, com um nível de prioridade aceitável... deve gerar atitude, reações... nos movendo na direção de nos tornarmos uma pessoa melhor...

Se o vídeo não aparecer, copie o link abaixo e cole em seu navegador

https://www.youtube.com/watch?v=m1eihwRy9qY


(Editor Isidro Neto - fonte do vídeo: Canal Bispo Pedro Luiz - youtube)

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Série: Relacionamento Significativo com Deus

pelo 

Pr. Pedro Luiz

    O bispo Pedro Luiz é casado com a Pastora Elisângela e tem dois filhos, Priscila e Pedro. Presidente fundador da C.M.I. - Comunidade da Missão Integral. Bacharel e Mestre em Teologia tem desenvolvido um ministério focado em pessoas, "investindo em vidas como prioridade". Com grande experiência nacional e internacional, tem influenciado milhares de pessoas, ajudando-as a enxergar os sonhos de Deus para a sua vida.


 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Série: "Dores em Pérolas"

 


Série: “Dores em Perolas”

Por

Isidro Neto

 

(Pela fé... Hebreus 11)

 

As Pérolas surgem segundo diversos autores especializados em moluscos, como um processo natural e tem início a partir da invasão de uma substância estranha no interior da ostra, Elas são a reação das ostras a um intruso em sua concha. A pérola é o resultado de uma espécie de defesa do organismo do molusco a um invasor – organismo externo que pode ser desde um grão de areia até um parasita. causando-lhe uma profunda irritação, desencadeando a reação que visa o isolamento do invasor, o que inclui também a produção de uma secreção que recobre totalmente o corpo estranho. Os cristais que o isolam dispõem-se sobre ele em camadas finas e sobrepostas com a conchinha e é esta estrutura é a responsável pela característica brilhante da joia.

Hebreus 11

A história da fé, dos grandes homens de Deus, relatados na bíblia sagrada. Homens produtores em seu caráter e em suas vidas de pérolas de sensibilidade e riquezas de integridade e desenvolvimento pessoal, é marcada por vidas que aprenderam a produzir pérolas no campo da batalha de suas feridas pessoais. Todos os que se relacionaram com o sagrado tiveram a capacidade e foram grandes produtores de preciosas pérolas de sabedoria e verdadeira fé, e viram suas vidas sob o mais absoluto dos equilíbrios e encontraram a razão de suas existências; Além de  desfrutarem de um autoconhecimento e paz interior que jamais puderam imaginar ser possível. Podemos resumidamente, ler o capitulo 11 do livro de Hebreus, e teremos alistados os chamados de “heróis da fé”, lemos:

 

 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
E daí também em figura ele o recobrou.
Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hebreus 11:1-40)

 Para pensar e Reagir:

- Pare um instante e responda com sinceridade:

·                                         Olhando para si mesmo (a), o quanto podes notar que há em sua vida pérolas preciosas de fé, sabedoria e crescimento pessoal, como resultado e/ou apesar de suas lutas e dores ao longo de sua caminhada?

             ·        Sabendo que as ostras produzem pérolas, enquanto agonizam com elementos que causam mal estar e fragilidades, você consegue perceber que suas angustias em vez de te tornar fraco, te tornas forte?

·                    ·           O Apostolo Paulo, pode dizer: “Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.” (2 Tm 4:8.9)

         ·         Faça uma Oração nesse instante, clame ao Pai por esse tipo de reação e decisão firme para que te mantenhas, nessa jornada que ainda lhe resta, produzindo pérolas que são tesouros eternos. A Fé, o amor, a esperança, e o crescimento em sabedoria e serviço a Ele.

    Click na Imagem e Link abaixo e reflita com essa canção....


https://www.youtube.com/watch?v=9966d8WqRKw

 (Editoração e texto Isidro Neto; Imagem, site https://www.megacurioso.com.br/animais/89406-entenda-como-e-a-producao-e-por-que-as-perolas-sao-tao-valiosas.htm; Vídeo youtube)