Translate

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Realidade e Intimidade


Realidade e Intimidade
Por
Adilson Routh

“20 Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa,
21 e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. (Gn 28.20,21)”

Após saber das ameaças de Esaú contra Jacó, Rebeca intercede junto a Isaque para que envie a Jacó a terra de seu avô Betuel em Padã-Arã, para que esse encontre uma esposa da família de seu tio Labão. Assim Isaque abençoa a Jacó e o envia nessa longa jornada. Logo ao cair a primeira noite, estando ele sozinho, é surpreendido ao adormecer sobre uma pedra que fizera de travesseiro, pois em sonho vê uma escada que descia do céu até a terra, e por ela anjos subiam e desciam, e no topo ele viu o Senhor que lhe falava. As palavras que ouve do próprio Senhor confirmavam o que seu coração tanto almejava, de que ele herdaria as promessas de Abraão e que o Senhor estaria com ele a protegê-lo nessa viagem. O impacto dessa visão sobre a vida de Jacó foi poderoso, pois atônito e trêmulo acorda e exclama : “quão temível é esse lugar” (Gn 28.17), e ali faz um altar com a pedra que usara como travesseiro e o chamou de Betel, que significa “casa de Deus”. Ali Jacó foi confrontado com a realidade e a intimidade com Deus, até então seu conhecimento de Deus vinha do que tinha ouvido falar, das histórias contadas por seu pai, de como Deus escolhera seu avô Abraão e o conduzira como peregrino sobre a terra, contudo agora ele próprio era confrontado com um encontro com o próprio Deus, e desse encontro nasceria algo novo para ele, a intimidade com o Senhor, e essa intimidade em forma diálogo o fez estremecer, invadiu seu ser e mudou seus conceitos sobre o mundo, ao ponto de desejar somente roupa, comida e proteção, algo notável para quem sempre desejou a primazia em sua casa. Curiosamente a busca por ser o herdeiro de Isaque e das promessas de Abraão, acabou deixando Jacó sem bens, sem sua família e sozinho em uma longa jornada rumo a Padã-Arã, mas nesse ambiente de insegurança foi que ele foi confrontado com a realidade de Deus, e provou da intimidade com Ele, a partir desse ponto ele passa a viver sua própria história de fé, a bênção de Abraão que lhe era teórica passa a se materializar em algo simples e singelo: roupa, comida e proteção, e ao mesmo tempo isso lhe era maravilhoso e assustador. Contudo essa experiência o capacitou a terminar sua jornada, pois o preparou para as provas que viriam, na medida em que seu conceito da vida foi transformado, sua visão da vida ganhou a ótica espiritual, a consciência da realidade de Deus e a intimidade com Ele, levou sua ambição a ser reduzida a coisas básicas, pois se o Senhor estivesse com ele isso lhe bastaria.

Assim é todo aquele que de uma forma ou de outra é confrontado com a realidade e intimidade com Deus, pois dessa experiência sempre surgem pessoas transformadas, suas expectativas das conquistas terrenas diminuem, enquanto seu interesse por Deus se torna o propósito de suas existências. Para esses a presença e proteção do Senhor lhe são suficientes para que seus corações repousem seguros, enquanto suas vidas florescem de frutos espirituais.

Considere:

1.     Se você já foi confrontado com a realidade e intimidade com Deus. Se já venceu e mundo teórico de Deus e o conheceu de verdade.
2.     Não há intimidade com o Senhor sem o sacrifício de Jesus na cruz por seus pecados, considere se já se entregou e confiou sua vida a Ele.

3.     Deus sempre nos aguarda para vivermos experiências transformadoras, isso é algo entre nós e Deus, não dependa dos outros para provar isso, arrisque-se a conhecê-lo.

terça-feira, 23 de maio de 2017

"Oração Aceita e a oração Recusada"


Parábolas em Lucas
(o Fariseu e o Publicano - Oração Aceita)

Por

Isidro Neto

“...O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!Lucas 18:9-14

             Dois pecadores se apresentaram diante de Deus. Isso por si só já é um grande momento. Na presença de Deus há oportunidades de socorro ilimitados. Estavam onde todos os homens deveriam estar. Momento de honra, tempo especial de esperança e luz restauradora. Mas, apresentar-se diante do sagrado, aos pés do pai é algo que mais cedo ou mais tarde todos haveremos de comparecer para prestar contas de nossas vidas aqui na terra. Todos tem esse acesso permitido, pois os olhos do Senhor estão por toda a terra, contemplando os bom e os maus. (Prov. 15:3), embora, lemos na Escritura que: ...quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; (2 Crônicas 16:9).
           Não basta ir ao templo, ou ajoelhar-se em uma oração! O texto acima, chama nossa atenção para um “coração perfeito” para com Deus. Para quem se apresenta com esse coração, Deus se mostra forte.  O Publicano, homem judeu que era considerado traidor do seu povo, pois cobrava impostos para os romanos. Muitos publicanos eram corruptos e de um modo geral eram muito odiados pelo povo. A postura descrita desse homem é significativamente relevante: “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”. Talvez esse homem fosse tudo o que os seus compatriotas pensavam dele. Um ladrão corrupto e traidor do seu povo. Não sabemos tudo o que Deus viu e leu nas palavras desse pecador confesso! A quantidade e níveis de pecados não fora alistados aqui. Deus sabe todas as coisa e certamente viu cada mancha de sua culpa e mau praticado. Entretanto, este homem demonstrou respeito a Deus, demonstrou que tinha grande vergonha de si mesmo, dos seus atos, pensamentos e de sua vida como um todo. Não havia virtudes para alistar diante do seu Deus, talvez pensasse como o profeta Isaias, Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is. 64:6).
             Muitos, como aquele “Nobre” Fariseu, homem conhecedor e defensor da lei, que Jesus chamou de “sepulcros caiados” “hipócritas” “condutores cegos” “e cheios de iniquidades”. Eles não eram capazes de reconhecer suas cultas, nem mesmo diante daquele que sabe de todas as coisas.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
(Mateus 23:23-28)
          Jesus, disse do publicano: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (
Hebreus 10:22,23)
Considere:
1.   Rever sua postura pessoal na vida e no lugar de oração.
2.   Analisar seu coração, o quanto ele atende as exigências de aceitação de Deus.
3.   Ore nesse instante com verdadeiro coração...



Imagem da Internet; Video do youtube; bibliaonline.com.br

quarta-feira, 17 de maio de 2017

(Deus fará justiça...)


Série: Parábolas em Lucas
(Deus fará justiça...)

Isidro Neto

7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:1-8)



            Esta parábola, conhecida por parábola do juiz iníquo, também é conhecida pela parábola da viúva inoportuna. A perseverança é um dos grandes segredos das conquistas no campo da oração. Todos que desejamos ser recebidos por Deus em seu lugar santo, deve demonstrar dedicação e compromisso perseverante. Exercitar a fé é algo importante para o crescimento espiritual, esse tempo de busca e dedicação nos prepara para o recebimento adequado e com o devido reconhecimento das respostas do Senhor a tudo o que necessitamos e levamos a Sua presença santa.

            A mulher insiste com o Juiz e embora, ele não temesse a Deus, nem se importasse devidamente com seus semelhantes, a perseverança dela, o fez agir com o devido senso de justiça.

            Nosso Senhor queria ensinar que seus discípulos deveriam exercitar a prática da oração, meio de nos manter em comunhão diária com o Pai, sem desanimar ou desistir por causa de obstáculos e barreiras momentâneas. Ele sabia que muitos desistiriam de manter-se em suas petições e clamores, por causa de uma aparente falta de resposta imediata e por isso nos ensinou sobre a sua vontade em nos manter dedicados e comprometidos em orar sem esmorecer. Deus é bom e tudo que ele faz é bom, seu tempo de resposta é o tempo certo, seu cuidado não chega com atraso. O profeta Isaias afirma sobre a importância de esperar em Deus:

 “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”  (Is.40:31)

            O Apostolo Paulo, também nos insta a dedicação e perseverança no que é bom:

“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”
Gálatas 6:8,9

             E o autor de Hebreus acrescenta sobre os que herdarão as promessas de Deus:

“Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.”
Hebreus 6:11,12

            Amados, podemos ter a profunda certeza que o socorro do nosso Pai, nos estar absolutamente assegurado diariamente em nossas vidas.

Considere:

1. Refletir sobre sua comunhão pessoal e perseverante com o pai.
2. Renove suas petições em relação a clamores esquecidos.
3. Ore agora e receba o renovo em sua fé e em seu compromisso de continuar a viver uma vida de oração perseverante.


 imagem da Internet; Vídeo do Youtube; www.bibliaonline.com.br

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Feliz aniversário blog Servos Escritores


Feliz aniversário blog Servos Escritores

Por

Isidro Neto

 Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12)

            Hoje, 15/05/2017, estamos comemorando um ano que colocamos o blog a disposição do planeta terra, e nesse período, tivemos publicados, 326 posts, com 84.643 visualizações, nos cinco continentes habitados. Dentre os países que mais acessaram, estão os estados unidos, Brasil, frança, Alemanha, Paraguai, Portugal, Israel, Japão, Bélgica e Rússia e diversos países da África. Escritores como Isidro Neto, Adilson  Roth, Jabesmar Guimarães, Natercia Freitas, Boanerges Neto, Jairo Meneses, Luciana Jeller, Pedro Luiz, Helenrose Rocha, contribuíram de modo significante com textos e vídeos que muito tem abençoado a milhares de pessoas. Nossa gratidão sincera a todos.

           Nesse especial de aniversario gostaria de trazer uma meditação em 1 Samuel 7:12, “Até aqui nos ajudou o Senhor”, estas palavras do Jovem Juiz Samuel, foram proferidas após o povo de Deus vencer um difícil batalha contra os Filisteus. Samuel, pegou uma pedra e chamou aquele lugar, “EBENÉZER”, era um marco, pois Ebenezer significa, “Pedra de ajuda”. O Senhor Deus é nossa pedra de Ajuda, mas tarde Jesus seria chamado de pedra, em Salmo 118:22, lemos A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4:10-12

             Estamos alicerçados na cruz de Jesus Cristo. E, todo este projeto de ministério, vivemos sob a dependência da Rocha que é Ele, nosso Senhor e salvador amado. Como turma e ex- alunos do SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida), Turma de 1988, ousamos nos colocar nas mãos do Pai maior, para sermos uteis levando sua mensagem salvadora e acalentadora a milhares de vidas neste mundo. Nossa missão tem se resumido em 3 palavras: EDIFICANDO – CONSOLANDO E SALVANDO VIDAS. “E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. (Hebreus 13:6).

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?
Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
2 Coríntios 2:14-17

Assim, amados, celebramos este dia, com gratidão ao nosso Deus por nos confiar esta linda e abençoadora missão; Gratidão a todos os nossos escritores; gratidão a todos os nossos leitores que confiam em nosso trabalho e na fidelidade que temos ao Senhor e a sua Palavra. E, mais uma vez renovamos nosso compromisso de prestação de serviço ao reino de Deus com dedicação, fidelidade a palavra de Deus, e amor ao nosso Senhor e a todas as suas criaturas e filhos até os confins da terra.


“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
2 Coríntios 1:3,4


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; Bibliaonline.com.br