Translate

terça-feira, 23 de maio de 2017

"Oração Aceita e a oração Recusada"


Parábolas em Lucas
(o Fariseu e o Publicano - Oração Aceita)

Por

Isidro Neto

“...O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!Lucas 18:9-14

             Dois pecadores se apresentaram diante de Deus. Isso por si só já é um grande momento. Na presença de Deus há oportunidades de socorro ilimitados. Estavam onde todos os homens deveriam estar. Momento de honra, tempo especial de esperança e luz restauradora. Mas, apresentar-se diante do sagrado, aos pés do pai é algo que mais cedo ou mais tarde todos haveremos de comparecer para prestar contas de nossas vidas aqui na terra. Todos tem esse acesso permitido, pois os olhos do Senhor estão por toda a terra, contemplando os bom e os maus. (Prov. 15:3), embora, lemos na Escritura que: ...quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; (2 Crônicas 16:9).
           Não basta ir ao templo, ou ajoelhar-se em uma oração! O texto acima, chama nossa atenção para um “coração perfeito” para com Deus. Para quem se apresenta com esse coração, Deus se mostra forte.  O Publicano, homem judeu que era considerado traidor do seu povo, pois cobrava impostos para os romanos. Muitos publicanos eram corruptos e de um modo geral eram muito odiados pelo povo. A postura descrita desse homem é significativamente relevante: “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”. Talvez esse homem fosse tudo o que os seus compatriotas pensavam dele. Um ladrão corrupto e traidor do seu povo. Não sabemos tudo o que Deus viu e leu nas palavras desse pecador confesso! A quantidade e níveis de pecados não fora alistados aqui. Deus sabe todas as coisa e certamente viu cada mancha de sua culpa e mau praticado. Entretanto, este homem demonstrou respeito a Deus, demonstrou que tinha grande vergonha de si mesmo, dos seus atos, pensamentos e de sua vida como um todo. Não havia virtudes para alistar diante do seu Deus, talvez pensasse como o profeta Isaias, Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is. 64:6).
             Muitos, como aquele “Nobre” Fariseu, homem conhecedor e defensor da lei, que Jesus chamou de “sepulcros caiados” “hipócritas” “condutores cegos” “e cheios de iniquidades”. Eles não eram capazes de reconhecer suas cultas, nem mesmo diante daquele que sabe de todas as coisas.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
(Mateus 23:23-28)
          Jesus, disse do publicano: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (
Hebreus 10:22,23)
Considere:
1.   Rever sua postura pessoal na vida e no lugar de oração.
2.   Analisar seu coração, o quanto ele atende as exigências de aceitação de Deus.
3.   Ore nesse instante com verdadeiro coração...



Imagem da Internet; Video do youtube; bibliaonline.com.br

Um comentário: