Translate

quinta-feira, 8 de março de 2018

Série: Acontecem na Igreja, mas, foram concebidas na sala de reunião do Inferno! Divórcio e Recasamento - Por Isidro Neto



 Casamentos e recasamentos de divorciados,
 sem que atendam as ordens de Jesus Cristo.

“Alguns fariseus chegaram perto dele e, querendo conseguir alguma prova contra ele, perguntaram:
— Será que pela nossa Lei um homem pode, por qualquer motivo, mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu:
— Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.” (Mateus 19:3-6)

Vivemos dias em que a grande maioria das pessoas, consideram os ensinos de Jesus Cristo e a bíblia sagrada, como ensinos obsoletos, ultrapassados e que não tem mais lugar nesta sociedade pós-moderna e nem mesmo no seio da igreja. É fácil verificar que até mesmo os cristãos têm recusado a mensagem e senhorio de Jesus Cristo em suas vidas e comportamentos. Há os que querem aperfeiçoar o que o nosso Senhor ensinou, como se isso fosse possível.

“Conta-se que Certa vez um missionário encontrou-se com Mahatma Gandhi na Índia, e perguntou:
“Senhor Gandhi, sempre cita as palavras do Cristo, por que  resiste tão duramente e rejeita tornar-se seu seguidor”?
Ao que respondeu Gandhi: "Ó! Eu não rejeito seu Cristo. Eu amo seu Cristo. Apenas creio que muitos de vocês cristãos são bem diferentes do vosso Cristo".

No tocante aos ensinos de Jesus Cristo, em relação ao divórcio e recasamento, vemos a chamada Igreja de Jesus Cristo em desvio e em rota de colisão com o senhorio de Cristo. Todos os critérios ordenados pelo Senhor são completamente recusados e vemos uma Igreja com mais divorciados, recasados e amasiados do que jamais vimos antes. Pastores e lideres tem dado o mal exemplo e as denominações não conseguem mais conquistar seus membros para atender as ordens de Jesus nesse aspecto. Jovens estão casando e já pensando que, caso não der certo, é só divorciarem-se e contraírem novo casamento.

Estatísticas revelam que:
 Pessoas cujos pais se divorciaram são ligeiramente menos propensos a casarem-se e muito mais propensos a divorciarem-se quando casam. De acordo com o estudo, as chances de divórcio praticamente triplicam quando um dos cônjuges vem de lares nos quais os pais são divorciados.”.

A Igreja de Cristo precisa entender claramente as ordens do seu Senhor e ensinarem-se mutuamente a confiarem que o que Deus propõe para eles é o melhor, pois “Quem é fiel no pouco, também o será no muito” (Lc. 16:10). E “Um abismo chama outro abismo...” (salmo 42:7). Tanto a fidelidade quanto a infidelidade, geram consequências e assim influenciamos estas e as próximas gerações.

Outra estatística, nos alerta: “O divórcio é uma solução drástica para um casamento problemático ou que tenha passado por um forte trauma, como uma traição, por exemplo. No meio evangélico, ao longo de décadas, essa escolha sempre foi desencorajada pelos líderes, mas hoje, a proporção de casais cristãos que se separam é a mesma constatada em outros setores da sociedade.”
“A informação foi divulgada pelo Barna Group, instituto de pesquisa que se dedica a estudar o ambiente cristão e seu impacto na sociedade, assim como a influência da cultura secular entre os evangélicos.”
(https://noticias.gospelmais.com.br/divorcios-evangelicos-igualou-sociedade-88508.html)


Quando falamos de casamento e recasamento, podemos estar seguros que a posição conservadora ainda é a que reflete a vontade de Deus para o seu povo, e vive-la, estaremos seguros que estamos obedecendo a Jesus Cristo em seu senhorio sobre nossas vidas. Em Resumo:

1.   Todo casamento será para sempre. Até que a morte os separe. (heterossexual, é claro, pois o casamento homossexual não é uma opção).
2.   Duas situações da possibilidade de divorcio:
2.1        – Em caso de adultério por parte da outra parte. Embora recomendamos que haja arrependimento, mudanças e reconciliação.
2.2        Um cônjuge se converteu e o não crente continua nas trevas, no caso se o descrente quiser se separar, vemos a autorização para o divórcio e novo casamento por parte do Crente abandonado.
3.   Outras considerações:
3.1        - Em relação a casamentos, “infelizes”, creio que todos estamos em construção. Homens e mulheres cristãos estão sendo transformados diariamente pelo Espirito de Deus. E devemos buscar ajuda de Deus e de lideres espirituais cristãos que possam nos ajudar a honrar o casamento e gerar tudo o que Deus espera na relação á dois.
3.2        (Romanos 7:2-3, 39; Mateus 5:32; 19:06; Marcos 10:06-12; I Co. 6:16)
3.3        Todas os demais questionamentos, devem ser interpretados á luz das premissas acima. Pois infelizmente es possibilidades de questões e caminhos percorridos na sociedade e na igreja tem sido algo estarrecedor. Pastores e lideres tem sugerido “caminhos”, para não perder seus membros e dizímos gordos. Mas, lembro-lhes não há escolhas sem consequências!

Responda Para sí mesmo:

Ø  Temos sido como os bereanos que examinavam nas escrituras para verem se o que estavam lhes sendo ensinados era realmente o que estava escrito na Palavra de Deus? (Atos 17:11)
Ø  Ore ao Senhor e clame por misericórdia e organize sua vida e sua estrutura familiar de acordo com os preceitos do Senhor. Salmo 19:8-10.
Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração, Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.”

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário