Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Adoração Superficial (Parte 1/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães

A Adoração Superficial

(Parte 1/3)

“Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue”. (Isaias 1:10-20)
I. A ADORAÇÃO EXTERNA É ABOMINADA POR DEUS (10-15)
Tudo parecia estar bem nos cultos do povo de Israel. No templo não faltavam os sacrifícios de carneiros, novilhos, cordeiros e bodes. Os israelitas compareciam as reuniões no templo e, além do que vimos acima, as ofertas e incensos eram oferecidos pelos judeus. As festas da Lua nova, prescritas pelo Senhor, e as reuniões solenes eram rigorosamente observadas.
Humanamente falando tudo parecia estar bem, pois eles estavam cumprindo com suas obrigações religiosas. Porém, para aquele que não olha as aparências estava tudo mal. Para aquele que atenta mais para o conteúdo do que para a forma tudo era abominável! Era tudo aparência! Puro e simples ritualismo sem nenhum conteúdo espiritual. Deus diz: "não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene".
O Senhor não era o motivo central daqueles ajuntamentos, das reuniões do sábado, das ofertas, dos sacrifícios etc. No capítulo 29:13 deus reclama: "...este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu..."
O coro de levitas era bem ensaiado e os cânticos eram bonitos, os cantores tinham lindas vozes e as orações eram bem elaboradas, mas era tudo da boca pra fora. Deus diz que estava faltando coração. Em outras palavras, Deus diz que eles estavam no piloto automático, pois faziam tudo maquinalmente.
Alguém pode pensar: "porque então eles ofereciam os animais em sacrifício?"
A resposta está em Oséias 8:13, onde está escrito: "Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o SENHOR não os aceita; agora, se lembrará da sua iniqüidade e lhes castigará o pecado; eles voltarão para o Egito." O que muitos irmãos ignoram é que boa parte do animal sacrificado era comido pelo ofertante e seus familiares (vide I Sm 1:4, 5a è "No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava porção dupla..."). A verdade é que eles estavam aproveitando a ocasião para simplesmente fazer um churrasco. Comer o animal sacrificado não era errado. O erro estava em ter isto como a principal motivação!
Talvez devamos nos perguntar se de uma forma ou outra não estamos agindo assim também. Na aplicação gostaria de expor algo e a este respeito. Por ora fica a pergunta: será que estou agindo assim?
Ore Agora e diante do Pai e reflita diante dEle sobre a essência de sua adoração, o quanto adoras em espírito e em verdade e tome decisões de mudanças rumo a verdadeira adoração!


http://www.jabesmar.com.br/index.php/doutrina/2-a-adoracao-superficial; Imagem da Internet; Video do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário