Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Série: Fruto Do Espirito de Deus Para Ser Vivido Em Todo O Tempo (Paciência)


Série: Fruto Do Espirito de Deus
Para Ser Vivido Em Todo O Tempo
(Paciência)

Por

Isidro Moreira

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Gálatas 5:22,23)
Para Repensar e Reagir:
O que é Paciência? Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados. O ato de ter paciência pode também significar perseverança em relação a algo, como uma resposta, situação ou ação que aparentemente não tem previsão para se concretizar.

A expressão "perder a paciência" é utilizada justamente quando toda a tolerância e perseverança se esvai, quando um indivíduo já não suporta esperar, suportar ou procurar por alguma coisa ou alguém. Outra expressão bastante popular é a de que"paciência tem limite", pois por mais paciente que um indivíduo possa ser, a paciência é findável, assim como quase todos os sentimentos humanos.


A paciência é uma das características do "ser educado e humanizado". Saber agir com paciência significa não agir com pressa, ser atento e cuidadoso com o que se está fazendo; saber ouvir, ver, sentir e falar com parcimônia.


O ato de ser paciente é considerado uma das virtudes do Espírito Santo, de acordo com a doutrina cristã. No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas.


A paciência é um dos frutos de uma vida com Jesus. A paciência nos ajuda a tomar decisões certas no tempo certo e nos dá tempo para ouvir a voz de Deus. Quem se apressa comete erros mas quem tem paciência alcança seus objetivos.

Deus é paciente conosco. Ele nos dá muitas chances para nos arrependermos e nos perdoa quando erramos. Nós também precisamos de paciência com outras pessoas, confiando que Deus vai agir no tempo certo. Quem não tem paciência pode pedir a Deus, que lhe vai ajudar a ter.


Paulo nos exorta a sermos pacientes nas tribulaçoes: “
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (
Rom. 12:12); e acrascenta ainda: Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Efésios 4:2).

O que convem aos servos de Cristo? 
Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.” (2 Tm. 2:24); O Salmista, resume aspectos importantes ligados ao vivermos pacientemente:  “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.” (Salmos 37:7-9);

Responda para si mesmo (a): Como o Espirito de Deus tem tido acesso ao seu emocional e mente de tal modo a promover esse maravilhoso fruto espiritual? Lembre-se que o equilibrio e paciência é fruto, resultado da operação do Espirito de Deus. Isso tem haver com oração e confiança que Deus esta agindo em todas as nossas circunstancias. Ore, clame por este fruto de Deus em sua vida!

http://www.bibliaon.com; http://www.significados.com.br; video do youtube; imagem internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário