Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Adoração Superficial (Parte 3/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães

(Parte 3/3)
·         10 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17 Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. 19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse. Is 1:10-20
IV. APLICAÇÃO
Irmãos, às vezes penso que corremos o sério risco de cair no mesmo erro que acabamos de ver. Estivemos olhando para o povo de Israel, mas tomemos um tempo para olhar para nós mesmos. Quantas vezes nas reuniões da igreja oramos só por orar? Quantas vezes nas reuniões da igreja assumimos posturas que aparentam "espiritualidade" mas lá fora estamos de mãos dadas com o mundo? Quantas vezes estamos cantando com a igreja, mas a nossa mente e o nosso coração estão longe? Será que o nosso zelo na área musical não é mais uma questão de gosto pessoal do que de buscar agradar totalmente a Deus? Tem pessoas que com uma facilidade enorme determinam o que agrada e o que não agrada a Deus. Mas a verdade é que muitas vezes não agrada é a Eles. O perigo ai é por na boca de Deus o que Ele não disse. É melhor ter cautela! Lembremo-nos de Mical (cf. II Sm 6:16ss).
Fico lembrando de Oseías 8:13 e me pergunto:
Quem sabe Deus olha pras nossas reuniões e diga coisas assim: "amam cantar, e é só por isso que ensaiam e cantam"; ou talvez diga: "gostam de movimento e é só por isso que vão as reuniões da igreja, aos congressos e aos encontros"; ou ainda: "gostam de discursar e é só por isso que pregam". Poderia também dizer: "gostam de aparecer e é só por isso que fazem longas orações em público". Quem sabe Ele diga: "gostam de estar em evidência e é só por isso que promovem congressos e encontros nos quais a direção".
A pergunta chave é: fazemos as coisas buscando agradar a Deus e cooperar com o Seu reino ou o fazemos só para ostentar uma imagem de "O espiritual"?
Ressoa em minha mente (espero que desça para o meu coração) as palavras do Senhor no versículo 14. Lá Ele diz que está cansado de sofrer os cultos do povo de Israel. Um dos problemas do povo de Israel era que o seu culto a Deus era um culto de hora e lugar marcado. No templo todo mundo fazia cara de santinho e cumpria com todos os rituais. No dia a dia, durante a semana, eles desobedeciam aos preceitos do Senhor. Por isso os ajuntamentos nos cultos já Lhe eram pesados, Ele já não os suportava. Deus não estava recebendo um culto. Ele estava sofrendo um culto. Que o Senhor nos ajude a nos reunimos para o Seu prazer e não para faze-Lo sofrer!
Irmãos, não tem valor algum cultuar ao Senhor somente no domingo, na Casa de Oração. Devemos buscar viver de forma a agradá-lo 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Se em alguma coisa estamos errando Ele nos convida a refletir juntamente com Ele sobre nossa situação e se oferece para nos dar condições de sermos verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade.
Vale a pena se assentar aos pés do Senhor e buscar Sua direção para a nossa vida. Deus nunca decepciona uma pessoa que procura fazer a Sua vontade e busca agradá-Lo.
Que o mesmo Senhor nos ajude a fugir do culto mecânico e do culto de aparência e nos ajude a adorá-lo de todo o nosso coração!!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário