Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Oração de Agur (2/2) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


(2/2)

"Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus" (Pv 30:7-9).
III. AGUR PEDE PELAS CIRCUNSTANCIAS (8b-9)
As circunstancias nas quais vivemos são um perigo para o nosso caráter. Principalmente no que diz respeito à nossa situação financeira. Este homem desejava ter uma vida simples sem dinheiro e luxo desnecessários.
Não queria ser rico, pois sabia que a riqueza é um perigo para o servo de Deus. O abastado passa a confiar na sua riqueza e se esquece de depender de Deus. A riqueza é um laço que amarra o nosso coração às coisas deste mundo (ex.: O jovem rico e o fazendeiro rico). Assim somos impedidos de vivermos como cidadãos dos céus, como peregrinos em terra estranha.
Ser mundano não é ir ao cinema, ou usar uma calça comprida, ou usar um brinco, ou usar barba, ou cortar o cabelo. Mundano é aquele que se apega ao status financeiro (quer seja alto, médio ou mais ou menos) e ocupa seu coração em manter e melhorar a sua situação financeira mesmo que tenha que mentir, subornar, sonegar, fraudar etc. Mundano é o que se apega às coisas e valores deste mundo e se esquece da pátria celestial.
Agur também pede que Deus o livre da pobreza extrema. Aquela pobreza que leva o homem ao desespero total levando-o até mesmo a roubar para poder sobreviver. Ele não quer ser rico para que não venha a negar a Deus, mas também não que ser pobre demais para não profanar o Seu nome. Portanto, ele pede a Deus somente aquilo que seja o suficiente para viver bem.
IV. CONCLUSÃO
Esta oração de Agur de levar-nos a meditar nas seguintes coisas:
·         1. Como tem sido a minha vida? Tenho agido com falsidade para com aqueles que Deus tem colocado ao meu lado? E Mais, sou apenas um religioso ou sou um cristão verdadeiro que procura andar em todas as horas e lugares (não só na igreja) de acordo com a vontade de Deus? TENHO UM CARÁTER PURO?
·         2. O que tenho feito para buscar atingir esta ou aquela situação financeira? Isto tem atrapalhado o meu relacionamento diário com Deus? Isto tem atrapalhado o meu testemunho aos descrentes? Qual a verdadeira motivação por traz do meu desejo de ter esta ou aquela profissão? É para servir melhor a Deus ou é por pura ganância?
A triste verdade é que muitos de nós optaríamos tranqüilamente pelas riquezas mesmo que isto implicasse em perdas no nosso relacionamento com Deus e na perda dos galardões pelo serviço prestado a Ele neste mundo. Foi Jesus que disse: "Não se pode servir a Deus e ao dinheiro" (cf. Mt 6:24; Lc 16:13).
Que cada um de nós possa refletir seriamente nestas palavras registradas na Bíblia: "Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza...".
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário