Translate

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Série Parábolas em Lucas - O vinho Novo (O Poder do novo)


Série Parábolas em Lucas  - O vinho Novo
 (O Poder do novo)

Por

Isidro Neto

”E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;
Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.” (
Lucas 5:37-39)

O novo tem grande poder em nossas vidas, embora aja os que não estão muito interessados. Estes se acomodaram com as coisas do jeito que sempre foi, e adapta-se a uma nova realidade e novos conceitos consideram enfadonhos demais. O antigo normalizou-se como o certo, como o que sempre foi e que não tem motivo para se mudar, afinal sempre  deu certo assim. A velha frase futebolístico “time que esta ganhando não se mexe” aplicamos em tudo na vida, e para muitos é lei, o que sempre foi é inegociável, principalmente se tratando de religião por ser um legado de família protegido por todos.

Jesus chega a vida do mundo de sua época em um contexto social e religioso em que as autoridades judaicas estavam tentando manter as estruturas históricas de práticas e serviço religioso no moldes das leis mosaica. Toda a estrutura de sacrifícios e orações ainda eram visto como indispensável á vida da nação, mesmo que apenas praticas com a roupagem da aparência e do faz de conta. João Batista já denunciava os Fariseus e Saduceus, de inconfessos e sem arrependimento dos seus pecados, já vendo-os como condenados por Deus em seu juízo:

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

Mateus 3:7-10

Nosso Senhor também, vai chamar a atenção a esses mestres do engano, com uma veemência que torna claro e indiscutível a falência da velha estrutura de vida religiosa que viviam:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo... como escapareis da condenação do inferno?”
(Mateus 23:23-33
)

É nesse contexto que Jesus Cristo, surgi com o evangelho, as boas novas, a respeito de sua vida, morte e ressurreição pelos nossos pecados. É o vinho novo com poder transformador da velha vida e o renovo para os que o aceitam e desejam atender suas exigências abençoadoras. Vinho novo devem ser armazenados em odres novos. Vidas com hábitos, práticas, sentimentos, motivações, sonhos, perspectivas estruturados sob as bases do velho, do falido jeito de ser da tradição e da herança dos antepassados continuaram tendo os mesmo resultados que sempre teve.

Nosso Senhor previne das dificuldades e exigências do novo que os homens que o desejam teriam:

Primeiro: Sentir-se-iam inadequados para o novo: “E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho” (Lc. 5:39). Recentemente foi mostrado a vida no deserto em programa de televisão, a reporte perguntou para os moradores que chegam a viver em uma temperatura de até 70 graus centigrados, se eles  já pensaram em sair e ter outra vida. Eles responderam, “sim é muito difícil à vida aqui, mas não conhecemos outra”. Mesmo vivendo sob circunstâncias  insalubres, aflitivas, negativas, e sem esperanças, temos medo do novo, o velho que já conhecemos e que já nos acostumamos é melhor, mesmo sem a experiência vivencial com o novo. O motivo é que os odres velhos não suportam o vinho novo. O vinho novo terá sua fermentação que se expandirá, mas os odres velhos, não tem mais a elasticidade da madeira nova, portanto, são incompatíveis e inadequados um ao outro.
Segundo: Aceitar mudanças radicais não é fácil: O vinho novo exige que os odres sejam novos também. O grande e principal problema dos fariseus era aceitar que eram pecadores condenados e que por isso deveriam se arrepender-se e deixar os seus pecados. Eles não conseguiam aceitar esse fato e que por isso lutavam contra a mensagem salvadora de Jesus Cristo, recusam, criticavam, resistiam a todas as tentativas de Jesus em ensinar-lhes o caminho da salvação e de uma nova vida. Eles, segundo Jesus, haviam se “sentado na cadeira de Moisés” (Mt. 23:2). Se sentiam conhecedores da lei, mas negavam em tudo a vida da lei. Somente um deles fez a pergunta mais importante de suas vidas, mesmo assim com intenção de apenas provocar ao Senhor:

“E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Lucas 10:24,25)

O novo de Deus está disponível, mas não será fácil assumi-lo em sua vida, Jesus disse: Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.” (Mateus 11:12).

 O novo é para todos, mas só os que o usufruirão serão os que têm força de vontade para entrega-se a direção dessa nova caminhada de fé e obediência a Deus. Pois mesmo os que estão já nesse caminho de fé e obediência correm o risco de fraquejarem por permitirem portas abertas para o mal em suas vidas. Paulo, nos previne:
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
(1 Coríntios 15:57,58)

Ø  Você deseja esse vinho novo de Deus em sua vida hoje?
Ø  Está disposto (a) a enfrentar a si mesmo, aos seus hábitos e comportamentos antigos e viver o novo que Jesus Cristo ensina?
Ø  Ore agora com fé e renuncia dos seus pecados e aceite esse novo que Jesus lhe oferece.

Imagem da Internet; Video do youtube; www.biblionline.com.br

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (O Temor ao Senhor e o temor aos homens)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(O Temor ao Senhor e o temor aos homens)

Por

Willes José da Silva

BOM DIA!!

Releia Êxodo 1.15 a 22: Ainda um pouco mais sobre as parteiras hebreias, é importante considerar o que lhes deu coragem para enfrentar a ordem do faraó.

Em primeiro lugar, fica evidente no texto a razão primeira: “temeram a Deus”. Aquelas possivelmente já idosas mulheres entendiam que antes de temer a homens é preferível que se tema a Deus. Pelo seu temor a Deus, elas foram abençoadas por Deus com uma família. Já o temor a homens nos coloca como alvos da justiça divina. 

O temor a homens pode até trazer algum tipo de benefício momentâneo, mas o seu fim é tenebroso. O temor a Deus nos coloca numa posição de atenção de Deus, receptores das suas bênçãos eternas. 

O Faraó estabelecera um rigoroso programa para reprimir o crescimento populacional dos hebreus. Primeiro foram os duros serviços debaixo de escravidão. Depois a ordem para as parteiras matarem os meninos hebreus; e por último a ordem para o povo realizar este infanticídio, lançando os meninos no Nilo. 

Ali não era a terra prometida para Israel. Eles foram para lá numa situação de fome, mas em vez de retornarem, permaneceram e se acomodaram com a fartura encontrada no Egito. Deus de forma misericordiosa interviu para que a nação voltasse para os planos que Ele tinha para aquele povo. Como diz um antigo hino: “Deus tem um plano prá cada criatura”. 

Quantas vezes devido à nossa teimosia, arrogância, temor a homens, egoísmo etc. nos desviamos da rota e Deus, simplesmente movido pela sua misericórdia e graça, nos coloca de novo nos trilhos. Às vezes o caminho para que isso aconteça é a tribulação, mas até mesmo ali não estamos sozinhos. O Senhor está conosco nos dando tudo aquilo que precisamos para cumprir a nossa caminhada de fé.

Ø  A quem temos temido?
Ø  Percebemos a mão do Senhor nos conduzindo o tempo todo e muitas vezes nos colocando de novo no caminho?
Ø  Como temos reagido ante as tribulações que enfrentamos? Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (O Temor ao Senhor conduz a obediência, apesar de ameaças contrárias)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(O Temor ao Senhor conduz a obediência, apesar de ameaças contrárias)

Por
Willes José da Silva

Leia Êxodo 1.15 a 22: Esse pedaço da história da libertação do povo hebreu gira em torno de duas personagens, Sifrá e Puá. Duas parteiras que tinham a responsabilidade de fazer o parto das crianças hebreias.

É interessante perceber que aqui é a primeira vez que o povo é chamado de Hebreu na Bíblia. Antes foi a família de Jacó que veio para o Egito, agora uma nação está formada, o povo Hebreu. Num contexto de escravidão e aflição, as duas mulheres foram chamadas pelo Faraó e dado ordem para que matassem os meninos quando nascessem. Elas não fizeram isso. Duas vezes uma expressão se repete se referindo a essas duas mulheres: “temeram a Deus”.

 O temor a Deus não somente nos conduz no caminho da sabedoria como sobejamente o livro de Provérbios esclarece, mas também dá coragem para tomarmos decisões que podem trazer riscos à própria vida. Por que temeram a Deus, elas desobedeceram à ordem do rei; porque temeram a Deus, elas continuaram a ajudar no nascimento dos meninos hebreus; porque temeram a Deus, elas foram chamadas de novo à presença do faraó para dar contas da sua insubordinação.

 Essas mulheres devido ao seu temor a Deus estavam dispostas a levar adiante o seu propósito, pagando o preço que fosse necessário. Há uma grande discussão sobre elas terem mentido. A Bíblia não esconde tal fato.

Não existem crentes perfeitos e isso deve nos trazer tranquilidade para entender que apesar dos nossos pecados, Deus ainda pode nos usar. Aquelas mulheres tinham a característica marcante de temerem a Deus, mas antes, pela sua graça, Deus as havia separado para tal feito. Deus nos usa apesar de ainda sermos fracos e vez ou outra cairmos em deslize moral. Uma certeza se torna evidente: Deus usa quem quer, quando quer, e da maneira que quiser. Aleluia!

Editorial:

Considere responder:
Ø Quais são hoje as ordens contrarias as de Deus em sua vida, quer seja apelo da carne ou dos homens?
Ø Ore agora e através da oração de compromisso e renuncia de tudo o que é contrario ao Senhor. Dê esse passo sob o temor do Senhor para a vitória contra o espírito de rebelião e contra o mal.


Imagem da Internet e Vídeo do youtube

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ensine a criança no caminho em que deve andar | Parte 4 | Helenrose Rocha

Hoje a Escritora e Pedagoga, Helenrose Rocha, está concluindo a analise aplicativa do texto de Deuteronômio 6:7 - Focando hoje "Ensinando ao deitar e ao se levantar."



A Bíblia está repleta de ideias! Vamos olhar para Deuteronômio e aprender o como ensinar as crianças o caminho em que deve andar :)

Parte 1| https://youtu.be/IRDLRqjhLAA
Parte 2 | https://youtu.be/nAIFgDBeo_0
Parte 3 | https://www.youtube.com/watch?v=AnfuW...
Parte 4| https://youtu.be/UU02kNUohbU

Facebook: fb.com/helenroseEscritora
Instagram: @helenroseconta
email : helenrose.rocha@outlook.com

sábado, 19 de agosto de 2017

(A Vontade Soberana de Deus não tem obstáculos)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(A Vontade Soberana de Deus não tem obstáculos)

Por
Willes José da Silva

Releia Êxodo 1.1 a 14: Interessante perceber como Moisés se preocupou em registrar a quantidade dos membros da família de Jacó que entraram no Egito, 70 pessoas. Houve um crescimento fenomenal ao longo dos anos passando a 603 000 homens acima de 20 anos, perfazendo um total de cerca de 2.000.000 (Dois milhões) de habitantes. Vemos aqui a promessa feita a Abraão de que os seus descendentes seriam fecundos e se multiplicariam se cumprindo.

A primeira pessoa que chamou aqueles homens e mulheres de povo ou nação foi um faraó egípcio (v.9). Deus usou o caldeirão da aflição e do aperto para conceber uma nação. Uma família entrou no Egito, mas um povo saiu de lá. Apesar das circunstâncias adversas, Deus não deixou de cumprir os seus desígnios. A sua vontade soberana não é limitada pelas coisas deste mundo. Embora num determinado momento pareça que Ele não está mais ali, não vale a pena, não há progresso ou que Ele tenha perdido o controle, no final a sua vontade soberana prevalece e se cumpre.

Por isso vale a pena prosseguir na obra do Senhor, esperando que o próprio Senhor da obra realize a sua vontade e que ela alcance o êxito almejado. Isso serve para testemunho para que até mesmo os ímpios reconheçam a ação do Senhor e a prosperidade do seu povo.

Tenho me inquietado com as aflições e dificuldades constantes que surgem na obra do Senhor? Descanso na verdade bíblica da soberania e controle de Deus sobre todas as coisas? Fico alegre ao entender que no final a vitória do povo de Deus é certa? Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO PARA VOCÊ!!

Editorial:
Considere responder:
Ø Quais suas inquietações em relação a vontade de Deus em sua vida?
Ø Ore agora e descanse  através da oração de entrega de sua vida no poder soberano do Senhor que cumprirá todas as promessas dele em sua vida.


Imagem da Internet, Vídeo do Youtube

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Ensine a criança no caminho em que deve andar | Parte 3 | Helenrose Rocha


            





Temos hoje mais um vídeo da pedagoga e escritora Helenrose Rocha - Ensine a criança no caminho em que deve andar - Terceira Parte. - Hoje o foco no texto de Deuteronômio é "Ensinar andando pelo caminho"

A Bíblia está repleta de ideias! Vamos olhar para Deuteronômio e aprender o como ensinar as crianças o caminho em que deve andar :)

Parte 1| https://youtu.be/IRDLRqjhLAA
Parte 2 | https://youtu.be/nAIFgDBeo_0
Parte 3 | https://www.youtube.com/watch?v=AnfuW...
Parte 4| https://youtu.be/UU02kNUohbU

Facebook: fb.com/helenroseEscritora
Instagram: @helenroseconta
email : helenrose.rocha@outlook.com

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Série Parábolas em Lucas – Remendo Novo: (Mais que uma Reforma, Uma Transformação)


Série Parábolas em Lucas – Remendo Novo
(Mais que uma Reforma, Uma Transformação)

Por

Isidro Neto

“E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.” (Lucas 5:36)

            Nosso Senhor é incrivelmente criativo nos seus ensinos, conseguia exemplificar de modo pratico com coisas comuns da vida das pessoas seus princípios eternos e transformadores.  Tudo o que queria ensinar aos seus discípulos podia fazer de modo claro e com um certo ar de mistério, para que só os que deveriam saber naquele momento, saberiam e em particular dava as devidas explicações. O que ele estaria dizendo com a afirmação,

“...Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.” (Lucas 5:36)?

           Era mais um dia intenso de cura, milagres e ensinamentos. Os escribas e fariseus estavam no meio do povo e observavam tudo com criticas e questionamentos. Jesus, momentos antes de proferir esta parábola, havia, feito o milagre da pesca (5:1-10), curou o leproso (5:11-15), a cura do paralitico levado por seus amigos (5:16-28), Comeu com Levi, (15:29-35), sempre seguido e questionado pelos escribas e fariseus. Jesus traria verdades sobre o velho e o novo. A estrutura religiosa velha e o evangelho do Reino (o novo).

            A vida velha e a nova vida que ele daria aos seus seguidores estavam em rota de colisão. Era preciso não querer aliar o novo e o velho. A estrutura do Reino de Deus, seus princípios e valores nada tinha haver com a ordem da antiga aliança. Tudo seria diferente a partir de então.

            As Roupas na época de Jesus eram artigo de luxo. A maioria da população usava muito, até rasgarem e romperem e consertavam até não conseguirem mais. Porém, Jesus lembra algo, o tecido novo quando usado para consertar uma roupa velha, o novo rompia o velho que não mais tinha a elasticidade do novo. Novo (Jesus e seu reino) e o velho (Judaísmo, com suas tradições e rituais), não dava para mesclar, não podiam coexistir.

         Paulo vai esclarecer essa perspectiva, mas tarde, Ele disse: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co. 5:17).

           Muitas pessoas querem algumas das mudanças de vida que Jesus trás e sugeri. Aceitam alguns ensinos, algumas ideais do mestre.  Há pessoas que gostam dos hinos da Igreja, outros são devotos de alguns textos bíblicos, como o salmo 91 ou 23. Sempre que estão passando por alguma necessidade, pedem oração e até vão a Igreja de vez em quando. Assim como gostam também de outras religiões, de outros ensinos. Praticam e tem hábitos opostos a outros ensinamentos de Cristo. E vivem tentando não desagradar ninguém, nem a Deus, nem ao Satanás. São adeptos de uma forma de vida de não desagradar ninguém e mantem amizades com opostos no estilo de vida e na forma de pensar.
          Será que isso é possível? Será que mais cedo ou mais tarde não terão que tomarem uma posição sobre em qual lado escolherão? Não dá pra ser discípulo do judaísmo e de Jesus Cristo ao mesmo tempo! Ser católico e Evangélico; Ser espírita e Crente em Jesus. Ir ao culto numa semana e fazer um despacho na encruzilhada na outra. Ir pra balada e farrear com os amigos, e chagar em casa alcoolizado e no sábado ir tocar na reunião da mocidade, levantando as mãos e dizendo eu “sou de jesus”. Ser devasso e promiscuo, fornicando com a namorada (o) e santo (a) simultaneamente. O sagrado e o profano não podem ser misturados, pois se excluem em si mesmos.

            Muitos não aguentam mais a vida de pecado. Sentem-se culpados e desejam mudar de vida, mas só um pouco até terem aliviado suas consciências. Lembremos as palavras de Paulo:
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” (Gl. 6,7)

          Paulo vai resumir para os discípulos de colossos, como deve viver os que seguem a Cristo e ao Evangelho do Reino de Deus, que aceitaram a nova ordem e querem as transformações e não simples remendos na vida:

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; (Cl. 3:5-10)

Em linhas praticas analisando o contexto do novo e antigo testamento, a mudança não é paliativa ou provisória e sim radical e definitiva, vejamos:

Ø  Jesus estava falando do que ele vai chama de novo nascimento. João 3:3-7  “Necessário vos é nascer de novo”. Renascer
Ø  O profeta Ezequiel profetizou uma troca de coração e o recebimento do Espirito santo. Coração novo e Espirito novo EZ. 36:26-30 – “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo”.
Ø   Paulo vai falar de frutos do espirito como evidencia desse nova vida de Deus em nós. Gal. 5:22
Ø  Paulo, acrescenta: Vos despojeis do velho homem que se corrompe e vos revistais do novo criado segundo Deus em justiça e santidade. (Ef.4:17-32).
Ø  Em resumo, Paulo diz, que essa nova criação de Deus, que somos nós, fomos feitos para as obras boas (Ef. 2:10), e que tudo o que é santo e puro ocupe os nossos pensamentos (Fl. 4:8).
Ø  Pedro afirma que está nova vida deverá ser recebida através do arrependimento, confissão de pecados e conversão para que sejam cancelados os pecados (Atos 3:19).

Responda Sinceramente para você mesmo diante de Deus:

Ø  Que Tipo de vida você deseja? Uma Vida de pecador perdido e condenado eternamente por causa da contínua vida em pecado?
Ø  Deseja apenas respostas as suas necessidades atuais corriqueiras ou quer respostas definitivas para sua vida?
Ø  Fale com Deus agora e seja sincero e receba uma vida completamente nova por meio de verdadeiro arrependimento, confissão dos pecados e por fé em Jesus Cristo que deu a vida por você na Cruz.


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ensine a criança no caminho em que deve andar | Parte 2 | Helenrose Rocha - Pedagoga e Escritora


Continuamos hoje mais um Vídeo da Série: "Ensine A Criança no Caminho que Deve Andar - Hoje Parte 2.

A Bíblia está repleta de ideias! Vamos olhar para Deuteronômio e aprender o como ensinar as crianças o caminho em que deve andar 






Parte 1| https://youtu.be/IRDLRqjhLAA
Parte 2 | https://youtu.be/nAIFgDBeo_0
Parte 3 | https://www.youtube.com/watch?v=AnfuW...
Parte 4| https://youtu.be/UU02kNUohbU

Facebook: fb.com/helenroseEscritora
Instagram: @helenroseconta
email : helenrose.rocha@outlook.com

E neste vídeo vamos conversar em como fazer isso, na PRÁTICA!
Continuamos a conversa nas redes sociais:
Facebook: fb.com/helenroseEscritora
Instagram: @helenroseconta
email : helenrose.rocha@outlook.com

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Livro "Conforto e Crescimento em Tempos Dificeis"



Você Já pode Baixar o Livro - Ebook -

 "Conforto e Crescimento em Tempos Difificeis"

O livro “Conforto e Crescimento em tempos difíceis”. Tem como proposta gerar harmonia interior e crescimento cristão na vida de seus leitores. Entendemos que mais importante do que ter dias felizes, é ter dias em que nos tornamos mais parecidos com Jesus. As lutas vêm, as vitorias vem. Centenas de coisas acontecem conosco e com quem amamos todos os dias e isto nos afeta profundamente. Com textos breves com base nas escrituras sagradas e com aplicações desafiadoras em cada tópico.:
Ø Como Davi enfrentou a morte do seu filho?
Ø Motivos para não temer a dor.
Ø O Que Deus Procura em Sua Relação com o homem?
Ø Até quando Senhor? Um questionamento comum, com respostas, para os que esperam há tempos o socorro de Deus para suas lutas;
Ø Frutos do Espirito de Deus para serem vividos em todo tempo – Abordagem prática e aplicativa dos Frutos do Espírito de Deus alistados em Gálatas 5:22 

Direto da Amazon, click no link abaixo e receba esta mensagem enriquecedora e transformadora para sua vida!!


Série Parábolas Em Lucas - O Desafio de Ter uma Vida Frutífera


Série: Parábolas em Lucas
(A Figueira Estéril - O Desafio de Ter uma Vida Frutífera)

Por

Isidro Neto

“Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.
Por isso disse ao que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? “
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ". (
Lucas 13:6-9)

             As Figueiras, são arvores que podem crescer muito e não são indicadas a serem plantadas próximas a residências, pois suas raízes podem trazer grandes danos as construções. Embora haja espécies que não cresçam tanto e permaneçam como arbustos. Curiosamente são catalogadas mais de 755 espécies diferentes no mundo.  O seu fruto servem de alimento as aves, e outros tantos animais assim como para nós os seres humanos e os caídos nas águas são muito apreciados também pelos peixes. Também podem ser refrescantes sombreiros, onde muitos podem descansar sob lindas copas de folhas.
                Já no primeiro instante da queda do homem, adão utilizou das folhas da figueira para se cobrir depois de perceber sua nudez “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

            Como vimos acima, as figueiras podem ter inúmeras utilidades, alimento grandemente apreciados por muitas espécies, todo o mundo saboreia seus frutos em inúmeros pratos de doces...  podem ser um lugar de descanso para os viajantes  sob suas sombras. Mas o nosso Senhor foca em sua utilidade primária, os seus frutos.

"Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum...”

            É por demais desapontador procurar o alimento quando estamos famintos e não encontramos!!! Mas creio que não tenha sido isso o que tenha acontecido. O Nosso Senhor queria chamar atenção para algo ainda maior do que o pão nosso de cada dia! Ele falou em vários momentos sobre a importância de darmos frutos para Ele. E foi enfático em vários momentos, a respeito disso:

            Em Mateus 7: lemos, sobre bons e maus frutos, e sobre cada espécie não deixar de cumprir sua missão existencial:

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
(Mateus 7:16-20)

            Nosso Senhor não estava falando de figueiras ou parreiras. Ele estava falando de mim e de você! Falava das evidencias práticas do que somos de fato. Pelos frutos vos conhecereis! Muitos se perguntam sobre o que é, e a filosofia tem revelado a importância de se responder para si mesmo essa questão tão intrinsicamente pessoal.

          O filósofo Grego Sócrates (479-399 a.C.), diante do  Templo de Delfos na Grécia, traz a afirmação que mais tem provocado reflexões pessoais no campo da filosofia: "Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum"

            Para o nosso Senhor, somos conhecidos pelos frutos ou atitudes, reações, ações, pensamentos, desejos que exalamos no mundo. Arvores boas, produzem bons frutos, arvores más, produzem maus frutos. Simples assim.

            Saber quem somos e o que somos, é o ponto de partida que nos levará para um caminhar em direção ao que podemos ser. Ao reconhecermos o que somos, temos esperança de ser  o que Jesus desejar que sejamos por meio dEle. O Senhor não Aceita nossa permanência em um estado de fragilidade, medo, tristeza, magoas, choros, dor, desilusões. Sim somos pó. Fomos fragilizados pela presença do pecado e do mal em nossa existência humana pregressa, mas agora o homem abatido e em estado de morte está diante da ressurreição e da vida, Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 11:25,26

         Nosso Senhor, em todo o tempo de seu ministério terreno e de varias maneiras, nos preveniu dos riscos de nos mantermos sem os devidos frutos digno de verdadeiro arrependimento.  Arvores más em mutação para o novo estado de arvore boa. Um pouco antes, ele havia dito:

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, ...
E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
(Lucas 3:8,9)


           Um Pouco de tempo ainda tem sido nos dado, mas não podemos prever quanto tempo ainda teremos “...: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".

            Ter uma vida Frutífera hoje. Aceite agora este desafio, do qual depende sua própria sobrevivência!!!
             
               “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
(Salmos 92:12-15)


Responda sinceramente:

1.   Você se conhece a si mesmo? Qual sua condição emocional, espiritual e eterna? És arvore boa ou má?
2.   Esta Palavra de Jesus hoje, falou com você? Em que sentido?
3.   Jesus nos prometeu vida abundante, com frutos de arvores boas, se permanecermos nele. Você quer viver esta vida que nova  Jesus lhe oferece?
4.   Fale com ele em uma oração agora, e receba o cuidado, para que venhas a dar os fruto desejados por ele.


Imagem da Internet, Video do Youtube, www.Bibliaonline.com.br