Translate

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (O Temor ao Senhor e o temor aos homens)


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(O Temor ao Senhor e o temor aos homens)

Por

Willes José da Silva

BOM DIA!!

Releia Êxodo 1.15 a 22: Ainda um pouco mais sobre as parteiras hebreias, é importante considerar o que lhes deu coragem para enfrentar a ordem do faraó.

Em primeiro lugar, fica evidente no texto a razão primeira: “temeram a Deus”. Aquelas possivelmente já idosas mulheres entendiam que antes de temer a homens é preferível que se tema a Deus. Pelo seu temor a Deus, elas foram abençoadas por Deus com uma família. Já o temor a homens nos coloca como alvos da justiça divina. 

O temor a homens pode até trazer algum tipo de benefício momentâneo, mas o seu fim é tenebroso. O temor a Deus nos coloca numa posição de atenção de Deus, receptores das suas bênçãos eternas. 

O Faraó estabelecera um rigoroso programa para reprimir o crescimento populacional dos hebreus. Primeiro foram os duros serviços debaixo de escravidão. Depois a ordem para as parteiras matarem os meninos hebreus; e por último a ordem para o povo realizar este infanticídio, lançando os meninos no Nilo. 

Ali não era a terra prometida para Israel. Eles foram para lá numa situação de fome, mas em vez de retornarem, permaneceram e se acomodaram com a fartura encontrada no Egito. Deus de forma misericordiosa interviu para que a nação voltasse para os planos que Ele tinha para aquele povo. Como diz um antigo hino: “Deus tem um plano prá cada criatura”. 

Quantas vezes devido à nossa teimosia, arrogância, temor a homens, egoísmo etc. nos desviamos da rota e Deus, simplesmente movido pela sua misericórdia e graça, nos coloca de novo nos trilhos. Às vezes o caminho para que isso aconteça é a tribulação, mas até mesmo ali não estamos sozinhos. O Senhor está conosco nos dando tudo aquilo que precisamos para cumprir a nossa caminhada de fé.

Ø  A quem temos temido?
Ø  Percebemos a mão do Senhor nos conduzindo o tempo todo e muitas vezes nos colocando de novo no caminho?
Ø  Como temos reagido ante as tribulações que enfrentamos? Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário