Translate

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Série Parábolas Em Lucas - O Desafio de Ter uma Vida Frutífera


Série: Parábolas em Lucas
(A Figueira Estéril - O Desafio de Ter uma Vida Frutífera)

Por

Isidro Neto

“Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.
Por isso disse ao que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? “
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ". (
Lucas 13:6-9)

             As Figueiras, são arvores que podem crescer muito e não são indicadas a serem plantadas próximas a residências, pois suas raízes podem trazer grandes danos as construções. Embora haja espécies que não cresçam tanto e permaneçam como arbustos. Curiosamente são catalogadas mais de 755 espécies diferentes no mundo.  O seu fruto servem de alimento as aves, e outros tantos animais assim como para nós os seres humanos e os caídos nas águas são muito apreciados também pelos peixes. Também podem ser refrescantes sombreiros, onde muitos podem descansar sob lindas copas de folhas.
                Já no primeiro instante da queda do homem, adão utilizou das folhas da figueira para se cobrir depois de perceber sua nudez “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

            Como vimos acima, as figueiras podem ter inúmeras utilidades, alimento grandemente apreciados por muitas espécies, todo o mundo saboreia seus frutos em inúmeros pratos de doces...  podem ser um lugar de descanso para os viajantes  sob suas sombras. Mas o nosso Senhor foca em sua utilidade primária, os seus frutos.

"Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum...”

            É por demais desapontador procurar o alimento quando estamos famintos e não encontramos!!! Mas creio que não tenha sido isso o que tenha acontecido. O Nosso Senhor queria chamar atenção para algo ainda maior do que o pão nosso de cada dia! Ele falou em vários momentos sobre a importância de darmos frutos para Ele. E foi enfático em vários momentos, a respeito disso:

            Em Mateus 7: lemos, sobre bons e maus frutos, e sobre cada espécie não deixar de cumprir sua missão existencial:

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
(Mateus 7:16-20)

            Nosso Senhor não estava falando de figueiras ou parreiras. Ele estava falando de mim e de você! Falava das evidencias práticas do que somos de fato. Pelos frutos vos conhecereis! Muitos se perguntam sobre o que é, e a filosofia tem revelado a importância de se responder para si mesmo essa questão tão intrinsicamente pessoal.

          O filósofo Grego Sócrates (479-399 a.C.), diante do  Templo de Delfos na Grécia, traz a afirmação que mais tem provocado reflexões pessoais no campo da filosofia: "Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum"

            Para o nosso Senhor, somos conhecidos pelos frutos ou atitudes, reações, ações, pensamentos, desejos que exalamos no mundo. Arvores boas, produzem bons frutos, arvores más, produzem maus frutos. Simples assim.

            Saber quem somos e o que somos, é o ponto de partida que nos levará para um caminhar em direção ao que podemos ser. Ao reconhecermos o que somos, temos esperança de ser  o que Jesus desejar que sejamos por meio dEle. O Senhor não Aceita nossa permanência em um estado de fragilidade, medo, tristeza, magoas, choros, dor, desilusões. Sim somos pó. Fomos fragilizados pela presença do pecado e do mal em nossa existência humana pregressa, mas agora o homem abatido e em estado de morte está diante da ressurreição e da vida, Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 11:25,26

         Nosso Senhor, em todo o tempo de seu ministério terreno e de varias maneiras, nos preveniu dos riscos de nos mantermos sem os devidos frutos digno de verdadeiro arrependimento.  Arvores más em mutação para o novo estado de arvore boa. Um pouco antes, ele havia dito:

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, ...
E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
(Lucas 3:8,9)


           Um Pouco de tempo ainda tem sido nos dado, mas não podemos prever quanto tempo ainda teremos “...: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".

            Ter uma vida Frutífera hoje. Aceite agora este desafio, do qual depende sua própria sobrevivência!!!
             
               “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
(Salmos 92:12-15)


Responda sinceramente:

1.   Você se conhece a si mesmo? Qual sua condição emocional, espiritual e eterna? És arvore boa ou má?
2.   Esta Palavra de Jesus hoje, falou com você? Em que sentido?
3.   Jesus nos prometeu vida abundante, com frutos de arvores boas, se permanecermos nele. Você quer viver esta vida que nova  Jesus lhe oferece?
4.   Fale com ele em uma oração agora, e receba o cuidado, para que venhas a dar os fruto desejados por ele.


Imagem da Internet, Video do Youtube, www.Bibliaonline.com.br

2 comentários:

  1. Obrigado por mais uma relevante reflexão Isidro! (Adilson)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter-nos frutíferos sempre será um grande desafio diário de obediência ao Senhor! Abraço

      Excluir