Translate

sábado, 7 de outubro de 2017

érie: Exposição Bíblica em Êxodo (A visão correta de Deus como fator de equilíbrio para a visão correta de si mesmo) Por Willes José da Silva

~
Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(A visão correta de Deus como fator de equilíbrio para a visão correta de si mesmo)

Por
Willes José da Silva

BOM DIA!!
Releia Êxodo 3.13 a 22: É interessante notar a paciência de Deus com as indagações de Moisés sobre quem Ele era. Antes Moisés perguntou sobre si mesmo “quem sou eu?”, agora ele pergunta sobre Deus “qual é o seu nome?”. Ao fazer a primeira pergunta, Moisés olhou para si mesmo, para as circunstâncias e recursos que possuía frente à tão grande tarefa. O perigo de olharmos para nós mesmos quando estamos na obra do Senhor é grande. Isso pode gerar uma atitude paralisante de insuficiência, incompetência e incapacidade para tão grande desafio. Por outro lado, a auto ciência pode gerar o orgulho e autossuficiência que exclui Deus de qualquer ação nas incumbências.

Para responder à pergunta de Moisés, Deus apontou para si mesmo e para a adoração: “Eu serei contigo” e “servireis a Deus neste monte”. Somente a visão correta de Deus e a obediência ao chamado da adoração que pode equilibrar a visão correta de nós mesmos. O homem não é o centro. Deus é o centro. Por isso, Deus não se importou de responder à próxima pergunta de Moisés: “Qual é o seu nome?”

Interessante perceber que Moisés não perguntou “quem”, mas “qual”. “Quem” se relaciona a um nome, um título, uma identificação possível perante um panteão de deuses que existiam na antiguidade. Porém, “qual” aponta para o caráter, qualidade moral e essência da pessoa. Mais do que um nome, Moisés entendia que o povo estava precisando de um Deus relacional, que se importa com as aflições dos seus filhos.

Deus se identificou como “Eu sou”. Ele se qualificou como eterno, como o que é/será. Não criado, mas criador de tudo. Além do tempo, o Deus dos pais Abraão, Isaque e Jacó. Da mesma forma que Deus esteve com eles, agora também estará com o seu povo. Deus não muda, é o mesmo ao longo dos tempos.

Editorial: 

Qual a sua visão pessoal de Deus?
Quem está no centro de suas decisões cotidianas e sonhos futuros?
Sua visão de Deus moldará sua visão de si mesmo e sua capacidade de crer e confiar nos cuidados dele em sua vida, por isso, ore agora e peça ao Senhor uma visão e conhecimento bíblico do Deus criador e Senhor de todas as coisas.


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário