Translate

domingo, 31 de dezembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Há desejos de conhecê-lo, ou... ?) Por Willes José da Silva



“Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.” (Êxodo 7:13)

BOM DIA!!

Leia Êxodo 6.28 a 7.13: Quantas coisas interessantes estão acontecendo e sendo ensinadas neste trecho da história da libertação do povo hebreu.

         Nos versículos 28 a 30 do capítulo 6, Moisés repete uma passagem ocorrida anteriormente em que o Senhor garante a sua presença constante (“Eu sou”) e Moisés vacila devido ao fato do povo estar sofrendo mais do que antes e da sua liderança ser questionada. A partir disso, Deus ilustra a posição de Moisés usando a sua relação com os seus profetas. Moisés seria como Deus, e Arão, seu profeta. Moisés falaria e Arão seria o transmissor das suas palavras a Faraó.

         Mesmo sendo fiéis transmissores do recado de Deus, o coração do Faraó continuaria endurecido. Na sua ação soberana, Deus tinha a intenção de realizar grandes prodígios que culminariam com a libertação do seu povo, cumprindo assim dois propósitos divinos: julgamento e dar-se a conhecer. A ação sobrenatural de Deus na vida de não crentes revelam o quanto a pessoa está longe dEle e que precisa de um retorno rápido, como também Deus se faz conhecido por ela. A partir daí só tem dois caminhos: ela pode abraçar a fé e se lançar completamente nos braços do Pai através de Jesus ou pode endurecer-se ainda mais se tornando alvo do juízo divino.

         Esse fato mais uma vez é ilustrado com os milagres relatados nos versículos 8 a 13. Interessante perceber que os sábios e encantadores através de suas ciências ocultas, inspirados pelo Diabo, conseguiram reproduzir o feito de Moisés e Arão. Porém, os bordões dos dois transformados em cobras, devoraram as cobras desses encantadores. Essa foi uma pequena amostra da supremacia divina sobre os poderes deste mundo. Entendo que Deus, em sua maravilhosa graça, estava dando mais uma oportunidade para que o Faraó mudasse o coração, porém, ao contrário, seu coração se endureceu.

v  Temos sido fiéis portadores do recado de Deus aos homens?
v  As manifestações graciosas de Deus em nossas vidas tem gerado em nós o desejo de conhecê-lo mais ou ainda continuamos com um coração endurecido?
v  O Senhor é supremo sobre todas as coisas! Entendemos a profundidade dessa verdade?
v  Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS.

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário