Translate

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Compromisso Inabalável com o Senhor - Sadraque, Mesaque e Abdenego –Adoração somente a Deus.

“Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? (Daniel 3:14-18)


                  Sadraque, mesaque e Abdnego, já devidamente instalados na corte babilônica e tomando parte da elite de acadêmicos de Nabucodonosor, teriam o maior teste de suas vidas. Deixar claro diante de todos quem era o seu Deus, e quem merecia sua adoração. O mundo não dá sossego para o crente, os desafios são quase diários, pois temos que testemunhar da fé e de Jesus Cristo e do seu governo sobre nossas vidas e sobre todo o mundo.
        
               Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste
.” (Daniel 3:14-18)

         Visualizo esses homens de Deus, diante do decreto do real. O rei estava pedindo algo que eles não conseguiriam dar para ele, pois pertenciam ao seu Deus eterno. Eles não cederiam às ameaças, iriam preferir morrer, há colocar em seus lábios, a outro objeto de veneração, a adoração que só javé era digno.  O monarca queria o impossível dos lábios e dos corpos daqueles homens. Lábios e corpos dedicados exclusivamente a adoração e a consagração ao Deus de suas almas e de seus corações.  Porém, Nabucodosor é enfático e ameaçador:

              “E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.”

         O rei deveria ter ficado satisfeito com a demonstração de obediência de todos os povos, nações que o adoraram. Porém ele não iriam perdoar tamanha afronta dos jovens Judeus. Eles teriam que ser punidos exemplarmente por tal audácia e desrespeito a sua autoridade.

“Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente. Daniel 3:17-23

Talvez, você esteja pensando que aqueles jovens foram imprudentes demais, e que eles jamais deveriam ter tido aquela posição tão radical! Afinal, você diz: “era apenas uma imagem que não tem qualquer valor”. Aqueles jovens haviam aprendido na lei de Moises:

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”
Êxodo 20:4,5

                              Eles aprenderam que jamais deveriam fazer, se encurvar ou servir imagens, e que esses atos seria atos de iniquidade diante do seu Deus.
                             
                              Para os que desfrutam de um compromisso inabalável com o Senhor, adorar qualquer imagem, ou ídolos, ou mesmo pessoas no lugar de Deus, é algo impensável e impraticável, mesmo que sob ameaça de morte. O fogo, mesmo que sete vezes o calor habitual, não poderia abala-los ou mudar suas convicções de fé e obediência a Javé.  “Sim, o nosso Deus pode nos livra, disseram eles, mas, mesmo que não o faça, não nos curvaremos óh rei diante da tua imagem...”
                              Gostaria de lhe perguntar sobre sua vida hoje. Como tens vivido sua vida de fé e adoração ao seu Deus?  Já sucumbistes ao rei deste mundo e vives prostrado diante da imagem e do status, das riquezas fraudulentas, dos vícios pra não perder os amigos, os amores? Ou tens sofrido por causa de tua fidelidade ao teu Deus. Saiba, que Deus estará nas tribulações e fornalhas dos que são fieis, para livra-los e cuidar deles e para serem testemunhas de seu cuidado com os seus.

                              Vamos cuidar de sua vida agora? Responda de todo o seu coração e pratique as orientações abaixo:

v  Como está sua vida de compromisso inabalável com o Senhor?
v  Suas tribulações tem haver com sua fidelidade ou com suas infidelidades diante do Pai eterno?
v  Você gostaria nesse instante tomar decisões de assumir seus erros e pecados diante de Deus e mudar sua vida errada para que possas a partir de hoje ser um novo homem ou mulher, fiel ao Senhor?
v  Escolha um lugar tranquilo em que você possa fazer uma oração e render-se diante de Deus e clamar seu perdão e misericórdia sobre sua vida.
v  Não precisa se apressar diante do Pai. Fale calmamente, sentindo suas angustias e expressando-se diante dele.

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário