Translate

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (“Três Razões por que o Senhor Cuida do Seu Povo”) Por Willes José da Silva


BOM DIA!!

Releia Êxodo 6.2 a 13: O que fez com que o Senhor agisse na libertação do povo hebreu que estava debaixo da escravidão no Egito? O texto menciona em sequência três razões para tal ação misericordiosa.

         A primeira, é que Deus é imutável. O Deus auto existente, conhecido desde os tempos pré-diluvianos e também pelos patriarcas do passado, não tinha sofrido qualquer mudança. O seu caráter é eterno. Podemos estar seguros na sua constância e amor leal.

          A segunda razão, é que Deus se lembrava da aliança estabelecida com Abraão. Deus não se esquece. O povo esqueceu. Nós podemos esquecer. Mas Deus não falha. Podemos estar seguros em suas promessas. Nos versículos 6 a 8 ele se utiliza de sete verbos para evidenciar seu envolvimento pessoal no cumprimento da sua promessa: Tirarei, livrarei, resgatarei, tomar-vos-ei, serei, levarei e darei. Deus se importa e se envolve com o seu povo. A garantia de que Deus cumpriria o pacto assumido com Israel é a expressão “Eu sou o Senhor”. Ele é Deus e nada mais pode ser oferecido como penhor de sua Palavra do que a si próprio. O seu valor é inigualável, inimaginável. Se Ele afirmou, com certeza  cumprirá.

         A terceira razão é que Deus ouviu os gemidos do seu povo. Deus estava atento ao sofrimento deles e no tempo certo agiria em seu favor. O clamor fora ouvido dos céus e agora Deus estava agindo para encerrar esse tempo de angústia e ânsia de espírito. A dura servidão provocara obscurecimento às palavras de consolo que Moisés estava trazendo. Nesse momento, Moisés sentiu que a sua mensagem era inócua, ou seja, não estava surtindo efeito algum. Muitas vezes em tempos de aflições e terríveis perdas, as palavras que pregamos parecem não fazer o efeito desejado. Mas o poder não está na palavra em si, mas no Deus que faz com que elas se cumpram. Por isso, nesses tempos, é fundamental que elas sejam lembradas e ministradas para que o Espírito do Senhor trabalhe os corações trazendo o conforto e auxílio necessários.

v  Creio num Deus que é imutável e que o seu cuidado por mim é também imutável?
v  Confio na aliança feita com Deus, baseada no sangue de Cristo, e que todas as suas promessas serão cumpridas?
v  Em tempos de dificuldades, permito que a Palavra do Senhor seja trabalhada em meu coração pelo Espírito Santo?
v  Medite nisso!

QUEREMOS ORAR POR VOCÊ. ESCREVA ABAIXO O SEU MOTIVO DE ORAÇÃO OU DE GRATIDÃO.

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário