Translate

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (“...“Não se deem ouvidos a palavras mentirosas...”) Por Willes José da Silva

“Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si.
E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?”
Êxodo 5:6-14

BOM DIA!!

          Releia Êxodo 5.6 a 14: Encontramos neste texto uma estrutura complexa. Para organizar toda aquela força de trabalho escravo, era necessária uma composição muito bem elaborada. Com isso surgiram as posições de supervisores e capatazes assim distribuídos: Líderes egípcios, chefes de grupos de trabalho e chefes dos israelitas. Os lideres egípcios, superintendentes, se reportavam ao Faraó. Como em todo sistema, a situação sempre ficava mais difícil na parte de baixo, onde ficavam os capatazes (líderes) israelitas e o povo. Essa realidade social tem se repetido ao longo de toda a história da humanidade. Infelizmente, também hoje, os diversos níveis da cadeia produtiva não são contemplados com a mesma importância e privilégios. Com isso, muitos trabalham para que alguns desfrutem de vantagens que na maioria das vezes são muito além do que realmente merecem e precisam. A razão para tal comportamento social se deve ao fato do homem se afastar de Deus e os líderes entenderem que há Líder maior ao qual toda autoridade um dia dará conta: Deus.

               O pressuposto para o soerguimento de tal estrutura está registrada no versículo 9: “Não se deem ouvidos a palavras mentirosas”. Moisés e Arão falaram em nome do Senhor, milagres foram feitos, as advertências foram dadas, mas as suas palavras e, consequentemente, o que o Senhor dissera foram consideradas mentirosas. Essa é a razão de se levantarem na história humana tantas linhas filosóficas que tratam da questão do homem com o trabalho, mas que, no final das contas resultam em algum tipo de exploração, desapropriação indevida, apropriação do bem alheio, diferenças de classes sociais com criação de elites etc. A negação da Palavra do Senhor leva a consequências nefastas onde, no final das contas Deus não é glorificado e o homem sofre devido ao sistema pecaminoso implantado. Precisamos nos voltar com rapidez para os princípios bíblicos. O povo precisa. O Brasil precisa.

v  Estamos atentos aos pressupostos que orientam as nossas vidas?
v  Conseguimos perceber a influencia do pecado na estrutura trabalhista que vivemos em nossos dias?
v  Temos apontado para a solução desse mal que é admitir como verdadeira a Palavra do Senhor e o retorno às Escrituras?
v  Medite nisso!

QUEREMOS ORAR POR VOCÊ. ESCREVA ABAIXO O SEU MOTIVO DE ORAÇÃO OU DE GRATIDÃO.

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário