Translate

domingo, 19 de novembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Diante de um Fracasso Aparente...) Por Willes José da Silva

“Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao Senhor.
Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
Então os oficiais dos filhos de Israel viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?
Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.
Êxodo 5:15-23
“Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
Êxodo 6:1

BOM DIA!!
Leia Êxodo 5.15 a 6.1: Ouvi há não muito tempo o relato de um pastor que disse que estava perdendo membros de sua igreja porque resolveu pregar sermões expositivos. Outro relatou que da sua igreja alguns estavam saindo devido a uma estratégia de trabalho que visava envolver os seus membros no trabalho de discipulado; outro disse que devido à firmeza na observância e aplicação da Palavra, também estava perdendo membros. Como é difícil para um líder ver o número de sua membresia diminuindo. Mesmo que seja por estar fazendo aquilo que o Senhor deseja, a sua vontade é que todos se envolvam e compreendam na sua inteireza o que Deus tem para a sua igreja.

         A coisa não estava muito bem lá no Egito. Moisés e Arão fizeram tudo o que lhes havia sido mandado por Deus. Porém, o que se viu foi um aparente fracasso. As coisas pioraram. O tão almejado livramento não veio e as condições da escravidão se tornarão ainda mais duras. Com isso, a liderança dos dois passou a ser questionada a ponto de serem colocados diante do Senhor para juízo. Devido a essa aflitiva situação Moisés começou também a questionar o seu chamado e a falta de resultados. Neste tempo de suposta frustração dos planos do Senhor o líder pode simplesmente desistir e “tocar” o seu ministério sem encarar os desafios que Deus lhe tem proposto ou buscar ao Senhor de forma honesta e franca, como Moisés fez. Deus não deixa aqueles que Ele chama sem resposta. Importante perceber que essa dureza do coração do Faraó já havia sido anunciada antes. O líder sempre vai ter que lidar com a dureza do coração das pessoas.

         No versículo primeiro do capítulo seis o que Deus diz é empolgante. Em outras palavras Ele disse para Moisés: “Essa obra é minha! Para que não haja dúvidas, tudo o que acontecer será ‘por mão poderosa’. Toda a glória será minha”. Como é bom saber que mesmo em meio a um aparente fracasso, Deus está no controle e por fim, pela sua ação poderosa, os seus planos não serão frustrados.

v  Qual o critério para determinar sucesso ou fracasso na obra do Senhor?
v  Tenho apoiado a minha liderança mesmo quando as coisas não vão bem?
v   Como líder, persevero na vontade do Senhor mesmo que seja questionado e passe por um aparente fracasso?
v  Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário